Por Vicente Criscio
Abel Ferreira e seus comandados entram em campo nesse sábado, 12 de fevereiro de 2022, em Abu Dhabi,13h30 horário de Brasília para entrar para jogarem a final do Mundial Interclubes Fifa edição 2021.
Em um estádio que promete estar cheio de emoção palmeirense os comandados do português mais palmeirense dos últimos tempos vão disputar em 90 minutos, ou 120, aquela que será a partida mais importante dos últimos 20 anos. Ou 70 anos.
Cada jogo é um jogo. Talvez se meu avô Vincenzo Auricchio fosse vivo hoje ele diria que a partida de dezembro de 1974 fosse a mais importante até aqui. Ou aquela de 20 de setembro de 1942. Ou mesmo a de 1951. Ou alguma posterior ou anterior a essa.
Quem sabe….
Mas quis o destino que um imigrante português, viesse direto da Grécia para o Brasil há pouco mais de um ano, desconhecido e sem títulos importantes, cheio de desconfiança do muito, mas muito exigente torcedor palmeirense e da (sempre) traiçoeira e crítica destrutiva de ~99% da imprensa esportiva brasileira para fazer história aqui.
Sim, Abel já fez história, independente do resultado desse domingo.
Trabalhador, como nossos ancestrais, e que fundaram a SEP e que tão bem nos representaram nessa nossa centenária instituição, Abel trabalhou desde que chegou. Morou na Academia, não trouxe a família a princípio, quis entender nossa história, quis integrar-se à nossa cultura, e inteligente e articulado, exigente e sem medo de dizer o que pensa, foi conquistando seu espaço, fazendo amigos e inimigos com sua sinceridade.
Soube como nenhum outro treinador na era “moderna” do Palmeiras em “apenas” um ano e poucos meses implementar uma filosofia de jogo. Sem conseguir os reforços que precisava, foi adaptando os jogadores nas posições mais carentes. E assim passou por adversários mais difíceis nas competições que disputou – River Plate em 2020, Atlético MG e Flamengo em 2021 – e chegou merecidamente onde chegou.
Foi competente com sua inteligência e articulação a criar uma simbiose com o time e com a torcida. Quem vê o time jogar partidas como jogou contra o Flamengo em Montevideo, ou contra o (mais forte Galo de Cuca) nas duas partidas da semi final não pode criticar o treinador.
Erra? Sim, às vezes erra como todo ser humano que precisa tomar decisões em tempo real., e como todo profissional em início de carreira – basta lembrar sua idade e o quanto ainda vai amadurecer. Mas depois de assistirmos seus jogos, suas entrevistas, suas preleções, as entrevistas de seus comandados (vejam a entrevista do tão criticado Luan e a evolução de seu futebol de um ano para cá) e para quem tem o mínimo dicernimento sobre como funciona uma partida de futebol, não dá para negar que Abel montou um “time de futebol” com os recursos que tem nas mãos, com o potencial e limitação que existe lá dentro. Com a cabeça fria e com o coração quente.
Portanto esse pré jogo não falará de números nem de escalações nem de formação tática. Quem somos nós! Falaremos daquilo que um mero torcedor pode falar. De nossa expectativa como apaixonado que somos pela instituição Palmeiras.
Nesse sábado, a partir do apito inicial, esperamos uma partida disputada, contra um time europeu, com orçamento que representa 5 vezes mais do que aquele que o Palmeiras tem, o que no futebol representa muita coisa. E que portanto faz com que o time inglês seja o favorito. Mas não 5 vezes favorito. Em campo, 11 contra 11, cabeça e coração, conjunto contra conjunto, o time mais bem armado e com maior equilíbrio emocional, e mais bem preparado para aproveitar os erros do adversário, sairá o vencedor.
Portanto, se os comandados de Abel souberem seguir à risca as determinações do seu comandante, como fizeram nas últimas partidas decisivas, teremos um jogo disputado. Qualquer resultado será possível, por óbvio. Mas como disse Abel em sua coletiva, sempre muito preciso em suas falas, esse time, assim como o treinador, já entrou para a história.
Que nesse sábado fiquem para a eternidade na memória de nós, palmeirenses.
Boa sorte aos nossos jogadores. Temos uma quase certeza: veremos a garra e a determinação de sempre nesse grupo que Abel soube moldar tão bem nesse ano e pouco de Palmeiras.
Se vai vencer e trazer a tão sonhada taça, não sabemos! Os deuses do futebol nos dirão.
Esperamos, rezamos e torceremos muito para que sim!
E nossos amigos, irmãos, e ilustres desconhecidos mas nesse momento todos eles palmeirenses da mesma família que a nossa que estão em Abu Dhabi nos representando, gritarão os 90 ou 120 minutos por nós. E ajudarão esse “time” no sentido literal da palavra a fazer o melhor.
Seremos!
AVANTI PALESTRA! Boa sorte Abel, Palmeiras e Palmeirenses! E que desfrutem e desfrutemos esse momento.
Estou muito orgulhoso do que fomos capazes de fazer com o que tínhamos disponível. Que fique de uma vez por todas claro pra todos os analfabetos funcionais que não conseguem diferenciar cornetagem de crítica baseada em fatos: ganhar duas Libertadores com Rony, Deyverson e Breno Lopes como atacantes é possível de acordo com as circunstâncias e os detalhes envolvidos, esperar mais do que isso é apostar alto demais na sorte e no imponderável. Por isso sou e continuarei sendo crítico contumaz de ter jogadores fracos no elenco.
O Palmeiras é, sempre foi e vai continuar sendo o maior clube brasileiro. Está neste momento no topo da América, mas isso é passageiro e não vai se manter indefinidamente. Temos que investir para manter o protagonismo e lutar para ganhar qualquer título que for possível, e todos aqueles que estiverem ao alcance. Ter ou não campeonato Mundial chancelado por uma entidade corrupta e covarde (quem viu a cena bizarra da entrega da taça da Copa Africana das Nações domingo passado sabe do que estou falando) não faz a menor diferença na nossa grandeza. Aqui tudo é limpo, não precisamos nem jamais precisaremos de favores nem da esmola de ninguém.
Quanto ao Abel, não acredito que fique muito tempo. Tem muitos méritos, se fomos a Abu Dabi foi muito ou quase que exclusivamente por ele, assim como aconteceu com o Marcão em 1999, mas ainda tem muito o que evoluir. Espero apenas que a transição seja feita com habilidade e critério para não formarmos outro fantasma lusitano que jamais terá seu trabalho superado num clube brasileiro, esse complexo de inferioridade é ridículo. E por favor, não venham com “Faltou o Endrick”, “Deveria jogar o Patrick” ou qualquer coisa do tipo. Palmeiras e Mundial da FIFA não combinam, entendam, esqueçam, vivam livres desse peso e seremos muito mais felizes.
Concordo. 🙂
Segurem o Abel de qualquer jeito. Dispensem Navarro, Deyverson, chamem atacantes de verdade.
Muito orgulhoso desse time.
Sabemos da distancia entre as realidades, mas mesmo assim disputamos o titulo até os ultimos minutos da prorrogação.
Nenhuma tristeza hoje, só orgulho. Esse time e o Abel estão de parabens e que esse ano levantemos mais titulos
Vamos ganhar a Recopa (só falta perder dessa vez) e só.
Tá bom demais, a equipe precisa de investimentos sim e qualquer um pode ver isso. Não precisa encher o time de veteranos medalhões que em um mês consomem 90% do orçamento do clube, mas com gente competente no lugar do Barros (um dos diretores de futebol mais inúteis que eu já vi) dá pra buscar gente boa que não seja refugo de Série B ou atleta que não atua há mais de ano, que chegam apenas por causa de empresário X ou Y.
Agora vai começar efetivamente a administração da Tia Leila, vamos ver se no momento do revés ela será apenas uma excelente administradora de empresas (o que faz falta no futebol e no esporte brasileiro como um todo) ou se vai começar a entender o que é administrar um clube de futebol, onde paixão fala mais alto.
Um Lateral direito , um zagueiro e um centroavante . A torcida tem pedido isso faz muito tempo. Com esses 3 reforços de bom nível , talvez não teríamos tomado os gols que tomamos , talvez um centroavante de verdade teria conseguido aproveitar alguns contra ataques que puxamos. A diretoria não quis investir no título mundial, a culpa é única e exclusivamente dela, a diretoria. Aos jogadores e ao Abel , ficam as palmas pela bravura, pela luta e por terem honrado nosso manto e nossa história. Avanti Palestra !
Time que não ataca, não tem como ganhar do campeão da Champions.
Luan se fode até quando está bem..
Piquerez, Gustavo Scarpa, Rony, Atuesta(quem?), e até nosso ídolo Dudu não tem DNA de decidir uma final.
Chegamos até que longe, pra falar a verdade.
Deixar o PP de fora pra colocar esse Atuesta na lista dos 23 foi demais.
Tudo bem, 4ª feira o sub-20 ganha da Ferroviária.
Resumindo: o Palmeiras foi valente e o Chelsea jogou muito melhor, mereceu vencer.
Chelsea foi bem melhor, mas considerando as limitações do nosso time, achei que desempenhamos bem até. Mas é isso, o trabalho da diretoria anterior deu resultado em títulos, mas o trabalho não foi tão bem feito. Vencemos a libertadores no limiar da capacidade e sorte, e não previmos que ganhariamos, então a diretoria achou que tava tudo certo.
Agora é torcer pelo tetra, hexa da libertadores, e ver o que vai ter de mundial pra disputar a partir do ano que vem. Se vai voltar a Copa Toyota, se vai ter só o super mundial, etc…
Temos é que parar com essa obsessão por Mundial. Esqueçam.
Não precisamos dessa b0st@ pra afirmar nossa grandeza.
Aliás, por falar em grandeza, parabéns pra todo mundo aqui do bairro (e por extensão, do planeta…) que comemorou a vitória de um time pelo qual não tem qualquer identificação apenas por inveja, o pior dos sentimentos humanos.
Não é que o Chelsea jogou melhor, o Palmeiras não jogou.
Não entendi, se fosse pros penaltys perderíamos do mesmo jeito.
E ainda assim, se o Palmeiras tivesse aproveitado os 10min de superioridade que teve depois do gol de empate era capaz de matar o jogo. Mas como disse o Yoda, falta qualidade no nosso ataque, não tem jeito.
Perder uma chance de ouro dessas de ser campeão. Estou super triste. Não tenho nem palavras
Bom, chances, tivemos. Infelizmente, a falta de jogadores mais qualificados, fizeram falta para essas jogadas. E o Luan, o cara chama gol, não tem jeito.
Navarro e Deyverson pra fazer gol no Chelsea. Parabéns ao Palmeiras, que chegou muito mais longe do que deveria com esse elenco. Obrigado Abel por fazer milagre com esse elenco limitado. Que a tia Leila se toque e invista em jogadores decisivos. Não pra ganhar mundial, mas pra continuar ganhando por aqui, pois nem sempre haverá um pênalti perdido pelo Hulk e uma entregada de zagueiro em final de libertadores…
Acabou, vamos torcer para qual campeonato cara pálida? Vai comemorar o quê torcedor nutella? San Genaro esta com o saco cheio de ajudar quem não se ajuda.
Para de se bab%@@^ cara!
Isso não foi pênalti. Zagueiro de costas.
O Palmeiras aceitou os pênaltis. É sério?
Caramba, que coisa. O nosso ataque erra demais, tivemos muitas chances reais, mas em todas faltou qualidade.
Agora sim, parece que o Chelsea morreu fisicamente, vamos achar esse gol, pelamor!!!!
Primeiro tempo da prorrogação. Parabéns ao Palmeiras, está fazendo um jogo justo baseado no que pode fazer. Sou feliz por poder participar desse momento!
Goooooooooooooooooool porrraaaaa!!!!!
Bão, agora é torcer para não ser goleada nesse campeonato que vale. Pobre torcedor nutella, não vai comemorar nada esse ano. Bando de c.u.z.o.e.s.
Eu tinha falado do cansaço, do Chelsea, mas na real, parece que o Palmeiras voltou mais cansado, dando mais espaço, e no ataque inofensivo. Com esse gol, complicou. Agora é aquele drama, o tempo vai passando, o Palmeiras vai desesperar…
Ah mano isso era óbvio. O time tá kgado. Tava achando o que? Que o Rony faria milagre lá na frente? O Rony? San Genaro não conseguiu visto.
Fiquei preocupado. Marcação frouxa, Thiago Silva armando na intermediária de ataque e o contra ataque não encaixando. Torcer para Abel melhorar isso. Vamos torcer, vamos que dá!!!!!!
Esse negócio de deixar o Thiago Silva livre de marcação deve ter sido combinado há dias.
Por enquanto está dando certo, mas está perigoso.
Vide o chute dele! Se bobear vai dar mer&×!
Essa saída de bola pela esquerda não dá, o Scarpa não ganha uma.
Sem atacantes também não dá pra fazer gols. Esse Rony irrita.
Se quiser ganhar o jogo, tem que por o Wesley.
Fim do primeiro tempo, priiiiii!
Parece que o Chelsea morre no segundo tempo, Palmeiras tá em começo de temporada, pode ser que tenha mais perna pra segunda etapa. Minha pequena crítica, fica para a falta de capricho para as jogadas de ataque. Teve um lance que o Rony podia abrir na direita, tinha um companheiro em posição excelente, e chutou na lua. Zé Rafael, tentou um toque pro lado na cara do gol, e errou o passe. Dudu tinha de ter chutado de primeira aquela bola que chegou limpa pra ele.
Vamos caprichar moçada, vamos Palmeiras!!!
Estou nervoso pra caramba, mas o jogo está bom , Palmeiras está lá tendo suas chances, as melhores até agora. Vamos torcer muito, é possível!!!
Sei que tem que respeitar, mas tá muito atrás o Palmeiras. Avante Palestra!!!
Se tem algum esporte que uma equipe inferior tecnicamente possa vencer um duelo importante contra uma outra equipe superior, esse é o futebol.
Hoje terá que ser 120% na dedicação, foco e estratégia para conquistar o tão sonhado bicampeonato mundial. Tenho certeza que esses jogadores e comissão técnica não decepcionarão o torcedor palmeirense e farão uma grande partida hoje mais uma vez.
Meu palpite: Palmeiras 2 x 0 Chelsea, gols de Dudu e Danilo, e o planeta irá tremer com a explosão de alegria de mais de 18 milhões de palmeirenses espalhados pelo mundo.
AVANTE PALESTRA, RUMO AO BICAMEPONATO MUNDIAL!
Hoje será o dia de Scarpa e Rony…em cima de Aspiscueta e Thiago Silva…venceremos e vamis comemorar o Bi da Libertadores…
Vvaaaaammmmooooosssssss Gaaaaaannnnnnnhhhhhhhaaaaaaaaarrrrrrrrrrrrr Ppppooooorrrrrrrrcccccccccccccoooooooooooooooo !!!!!!!!
Hoje é mais um jogo pra se vencer ” sabe-se lá como”. O Chelsea é mais forte, é o campeão europeu, eliminou Real Madrid e Manchester City na Champions League, não é pouca coisa. Tecnicamente não é um primor , mas são muito fortes fisicamente, taticamente e mentalmente tbm. Aparentemente estão focados em vencer esse torneio como nenhum outro time europeu chegou pra d.sput.ar, pelo menos é a impressão q eu tenho vendo na internet declarações de Thiago Silva, Aspilicueta e Jorginho . O Palmeiras está onde é o seu lugar, di.sp.u.ta.ndo o topo do mundo, se vencer será épico, se perder dignamente não haverá razões para críticas. Que seja o nosso dia e não o deles, que tenhamos um dia histórico! Avanti Palestra!!!
Se o título vier (e vai), terá textão aqui. Meu peito vai explodir de alegria.
Sábado, dia 12. Já vi esse filme. Ganharemos novamente!!
No jogo mais importante de sua história, o Palmeiras vai sair vitorioso e sagrar-se campeão do mundo. Não tenho a menor dúvida. E não ficarei surpreso se o placar não for um 3-0. O Palmeiras, no mundial, está extremamente focado, jogou bem e tem maioria da torcida apoiando no estádio, além de parecer (surpreendentemente) melhor preparado fisicamente que o Chelsea. Avanti, meu Palmeiras querido!!! 💚 100% bom futebol ⏳
Vitória hoje será um grande feito.
Derrota não entendo como decepção, mas apenas a alegria dos rivais despeitados.
Meus sentimentos são contraditórias: confiante e tenso ao mesmo tempo. A verdade é que o Palmeiras e nós palmeirenses estamos hoje na clássica situação do 8 ou 80 da qual não temos como escapar: ou uma decepção muito grande ou uma imensa alegria. Avanti Palestra!!!
“contraditórios”
Que a sorte esteja novamente do lado alviverde! Que o Abel tenha mais um plano infalível na manga!
AVANTI PALESTRA! 🐷👊🇳🇬
San genaro. Olho no Luan e no Marcos Rocha. Dá lhes portuga
Buscaaa
Posts
Comentários
©2021 3VV – Todos os direitos reservados
31571-11cookie-checkPré Jogo Palmeiras x Chelsea: Avanti Palestra!!!yes