Com Caboclo fora, quem é o presidente da CBF?

Com Caboclo fora, quem é o presidente da CBF?

fevereiro 25, 2022 1 Notícias

FOTO: DIVULGAÇÃO

Rogério Caboclo está definitivamente fora da presidência da CBF. Nesta quinta-feira, 24, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou que o diretor mais velho da CBF assuma a presidência interinamente.

Decisão faz parte do processo que o Ministério Público do Rio de Janeiro está movendo. Nele é pedido que Rogério Caboclo, presidente afastado do cargo, tenha a sua eleição anulada, além de mudanças no regulamento da entidade.

Depois da decisão judicial, a assembleia de presidentes de federações chancelou a decisão e afastou Caboclo definitivamente. Por 26 votos a zero, foi punido nesta quinta-feira com mais 20 meses de suspensão, e, com isso, está afastado definitivamente do comando da CBF.

Agora, uma nova eleição será convocada e um novo presidente será eleito. Até o início da noite de quinta (24), porém, havia incerteza se o pleito a ser convocado será para um mandato tampão – que iria até abril do próximo ano -, ou para escolher um novo presidente para um quadriênio que se iniciaria já em 2022.

Isso porque, ao mesmo tempo em que os cartolas se reuniam na sede da CBF, na zona oeste do Rio, para tirar Caboclo definitivamente de cena, em Brasília o ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinava que entidade deveria nomear para a presidência o mais velho de seus diretores.

A Assembleia Geral convocada pela confederação visava ratificar um parecer da Comissão de Ética da CBF que suspendeu Caboclo por mais 20 meses. Já a decisão do ministro Humberto Martins reconsiderou em parte uma decisão proferida no início de dezembro do ano passado.

Trata-se de uma ação movida pelo Ministério Público do Rio (MPRJ) que contesta a alteração no estatuto da CBF que modificou os critérios para escolher seu presidente – e que serviu justamente para eleger Caboclo em 2018.

Então, quem é o atual presidente?

Pelo estatuto, quem deveria assumir seria o coronel Antônio Carlos Nunes de Lima – sempre ele -, por ser o mais velho dos oito vice-presidentes. Nunes, porém, está em licença médica.

O próximo da linha de sucessão seria o segundo mais velho, Antônio Aquino, mas o dirigente abriu mão em favor de Ednaldo Rodrigues, que substituiu Caboclo, mas de forma provisória..

Agora, Ednaldo Rodrigues teria 30 dias para convocar uma eleição para a escolha de um novo presidente até abril do ano que vem. A escolha seria feita exclusivamente entre um dos oito vices.

A menos que a CBF consiga derrubar a decisão de Humberto Martins, o pleito que elegeu Caboclo em 2018 – e, portanto, todos os seus oito vices – será considerado inválido. Nesse caso, a nova eleição a ser convocada servirá para escolher toda uma nova diretoria.

Há informações de que Rodrigues teria nomeado um diretor de nome João nos últimos dias para que assumisse, na eventualidade, a presidência, mas ninguém que participou da assembleia soube dizer quem era esse dirigente. Ednaldo Rodrigues não foi encontrado para esclarecer a dúvida.

Então, quem é o presidente da CBF?

317630cookie-checkCom Caboclo fora, quem é o presidente da CBF?

1 comentário em “Com Caboclo fora, quem é o presidente da CBF?

  • Gustavo Aroni
    fevereiro 25, 2022
    Responder

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.