Mitos da mídia no futebol

Mitos da mídia no futebol

março 5, 2022 0 Notícias, Osservatorio Arbitrale

Vamos esclarecer e explicar alguns mitos que são falados na grande mídia esportiva e acabam se incorporando na visão dos torcedores que acompanham futebol.

1-) Bola prensada é da defesa: MITO. Entende-se que é quase impossível dois jogadores tocarem ao mesmo tempo na bola. Portanto, entende-se que o ultimo a tocar na bola cederá a reposição a seu adversário.

2-) Goleiro é intocável na área de meta (área pequena): MITO. O goleiro é intocável em qualquer parte do perímetro onde possa jogar com as mãos, claro então, abrangendo a área penal (área grande). Por esta prerrogativa entende-se que o goleiro terá esta proteção quando toca na bola para fazer a defesa, exclui-se o espalmar, um um soco na bola, para afastá-la de seu gol. Também é excludente, quando o goleiro sai “caçando borboleta” e não toca na  bola, sofrendo uma carga legal, proveniente normal do jogo de contato que caracteriza o futebol.

3-) O atacante não pode obstruir a visão do goleiro: MITO. Em alguns esportes jogado com os pés, esta ação é punida, como por exemplo, futebol society. No futebol, se o jogador da equipe atacante está em condições de jogo, ou seja, não esta em posição de impedimento, esta ação é considerada como estratégia de jogo, sendo, portanto, permitida.

4-) Lateral pode ser cobrado em qualquer distância, desde que seja em direção ao campo de defesa da equipe que irá repor a bola em jogo: MITO.  O lateral, segundo as regras do futebol, devera ser cobrado no raio de 1 metro fora do campo de jogo. Isto abrange para frente, em direção ao campo de ataque, ou para trás, em direção ao campo de defesa, também em direção às arquibancadas. Pergunta… alguém já viu os árbitros punirem a infração a esta regra? Muito raramente vemos árbitros tomarem ação nestes casos.

5-) O MAIOR MITO FALADO NA MÍDIA… A REGRA É CLARA! Esta frase foi popularizada por Arnaldo Cesar Coelho, na Rede Globo. A FIFA fornece um adendo a regra, chamado de “perguntas e respostas”. Como funciona como uma pessoa jurídica (ligas, federações, etc), se há alguma dúvida em relação um determinado lance, escreva para a FIFA e eles respondem e colocam no livro especifico.

Agora vamos falar de números nesta minha afirmação de maior mito. Por volta de 2007, antes de todos estes protocolos, alterações e complicações das regras, como impedimento, mão na bola (objeto de artigo específico no site), precisei fazer uma matéria para aulas de arbitragem. Imprimi as 17 regras, que com suas explanações, explicações e diagramas, consumiu 13 paginas de tamanho A4. Fiz o mesmo para o livro de perguntas e respostas, foram consumidos 38 paginas de papel A4.                                                         

COMO PODE SER CLARA DETERMINAÇÕES DE UM LIVRO QUE TEM 1/3 DE OUTRO EXPLICANDO AS DUVIDAS?

318640cookie-checkMitos da mídia no futebol

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.