Arbitragem Palmeiras x Ceará: como foi Caio Max?

Créditos: Cesar Greco

Arbitragem Palmeiras x Ceará: como foi Caio Max?

abril 10, 2022 9 Notícias, Osservatorio Arbitrale ,

Por Oiti Cipriani

JOGO  

JOGO: PALMEIRAS x CEARÁ                                        

DATA:  06/04/2022

Por Oiti Cipriani

ÁRBITROS 

ÁRBITRO ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­:   Caio Max Augusto Vieira

ARB.ASSIST.1: Jean Marcio dos Santos

ARB. ASSIST.2: Lorival Candido das Flores

ARB. VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro

AVALIAÇÃO GERAL 

O que estava fazendo aquele pote de mostarda, fantasiado de árbitro, correndo sem rumo no meio de campo, correndo a esmo, para lugar nenhum?

CONTROLE DO JOGO

Aparentemente, o fantasiado escalado  não conhece regra de futebol, pois várias obstruções não foram punidas, como se não existissem nas regras.

Com 2 gols em 13 minutos de partida, o time do Ceará abusou do retardamento de jogo, usando as mais diferentes artimanhas, ora demorando para repor bola em jogo, ora simulando contusão. Todo este retardamento não foi reposto na recuperação de tempo perdido.

O jogador Vina do Ceará, toda marcação  cercava o árbitro,  sem qualquer ação para coibir está ação.

Para mostrar autoridade, sinalizava mais que balizador em aeroporto ou guarda de trânsito em congestionamento. 

SOBRE CONTROLE DE FALTAS E CARTÕES

A regra diz que simulações devem ser punidas com cartão amarelo e no caso de reincidência de cartão amarelo, cartão vermelho deve ser exibido.

Crédito Cesar Greco

Esta regra não especifica simulação de faltas ou pênaltis, mas sim todas, repito, todas as simulações devem ser punidas.

Lembram-se quando começou a ser aplicada está regra? Depois das punições serem constantes. hoje raramente vemos simulações de faltas ou pênaltis.

Porque os árbitros não são instruídos para punir simulações?  Muitas vezes o jogador rola no campo, normalmente quando o time está à frente do marcador, entra médico, massagista, maca e retira o ator canastrão, que sai de campo, pula da maca e pede para retornar. E a simulação é ignorada!

Neste jogo não foi diferente e o “árbitro” nada de providenciar que este tipo de antijogo prosperasse. 

O zagueiro Luiz Otávio deveria ter sido expulso. Fez uma falta passível de cartão amarelo no Rony e não foi punido. Posteriormente fez uma segunda falta de amarelo e foi, quando deveria ter sido o segundo amarelo, seguido de vermelho.

SOBRE O PÊNALTI

Outro exemplo da fraqueza técnica do árbitro, foi na marcação do pênalti no final do jogo, ele estava muito próximo da ocorrência e nada marcou, o VAR entrou em ação e pediu para ele revisar a jogada e aí o tiro penal foi marcado; seria medo de assumir a responsabilidade ou falta de condição técnica para definir a jogada como faltosa ou normal. Pelos antecedentes mostrados durante o jogo, acredito mais na segunda hipótese.

Concluindo, não diria ser um árbitro fraco … ele é ruim mesmo, e a cigana que disse que ele seria árbitro de futebol, deveria ter sua bola de cristal cassada, e para piorar, é um dos candidatos a árbitro internacional FIFA do Brasil, por isto vemos esta baixa qualidade de árbitros atuando em nossos campeonatos.

Esperemos que o novo presidente da comissão de arbitragem da CBF, Wilson Luz Seneme consiga melhorar o nível de arbitragem, com novas orientações e novos caminhos para a melhoria e não depender de árbitros fracos tecnicamente, sem a mínima condição de aplicar as regras do jogo e seu espírito com um entendimento no mínimo aceitável como vimos neste jogo.

PORÉM…. NÃO JUSTIFICA…

Mas toda esta ruindade do arbitro não justifica o péssimo jogo que fez o Palmeiras neste sábado. Talvez pelo desgaste de um jogo tenso e carregado de emoções, como foi a final do Paulista e pela longa viagem a Venezuela, suas linhas não se encaixaram e vimos uma estreia com derrota dentro da Arena.

 

325140cookie-checkArbitragem Palmeiras x Ceará: como foi Caio Max?

9 comentários em “Arbitragem Palmeiras x Ceará: como foi Caio Max?

  • Regiani Ritter
    abril 10, 2022
    Responder
  • Gustavo Aroni
    abril 10, 2022
    Responder
    • Oiti
      abril 10, 2022
      Responder
      • Gustavo Aroni
        abril 10, 2022
        Responder
  • Porco Nervoso
    abril 10, 2022
    Responder
  • Benedito Martinho Correia de Oliveira
    abril 10, 2022
    Responder
  • Anselmo da costa
    abril 10, 2022
    Responder
  • Benjamin Benson
    abril 10, 2022
    Responder

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.