Ademir da Guia abençoa a ‘Terceira Academia’

Ademir da Guia abençoa a ‘Terceira Academia’

maio 4, 2022 2 Notícias

A generosidade sempre foi um traço marcante na personalidade de Ademir da Guia, o maior de todos os nossos ídolos. Aos 80 anos e esbanjando carisma, respira Palmeiras o tempo todo e não cansa de exaltar os feitos da equipe mesmo depois de mais de 45 anos do fim de sua passagem pelos gramados.

Embora houvesse gente sussurrando pelos cantos, ninguém ousava falar alto sobre a questão. E então veio o ídolo maior para verbalizar nas redes sociais: “bem-vinda a Terceira Academia”.

Protagonista das outras duas – de1963 a 1966 e de 1972 a 1974 -, Ademir está encantando com as performances do Palmeiras multicampeão de Abel Ferreira, que venceu cinco competições desde novembro de 2020.

Terceira Academia… não é pouca coisa, ainda mais que a expressão vem com o aval do Divino. Mas será que dá para sermos “arrogantes” a ponto de qualificar uma equipe muito bem treinada, mas sem ser brilhante, de “Academia”? Com Rony e Deyverson no ataque? Com jogadores apenas esforçados, como Jorge e Kuscevic?

As discussões serão intermináveis, mas é bom o palmeirense saborear esse período grandioso e vitorioso. Filosofias à parte, o atual bicampeão da Libertadores oferece algo novo e diferente para gerações que apenas ouviram falar das duas Academias e do período da Parmalat (esta não seria também uma Academia, até mais do que essa atual?): obsessão por vitórias, método na busca pelo sucesso e protagonismo há muito perdido no futebol brasileiro.

Quando tudo indicava que o Flamengo é que dominaria o cenário brasileiro a partir de 2019, eis que o Palmeiras retomou a sua tradição e bateu de frente com o time mais privilegiado de sempre.

O protagonismo verde é tão avassalador quando o da Parmalat entre 1992 e 2000, com sua sequência impressionante de títulos – a diferença é que agora a predominância é dos títulos internacionais – três dos cinco conquistados por Abel Ferreira.

Meme do Divino Ademir da Guia homenageando Dudu e Raphael e Veiga (FOTO: REPRODUÇÕ/FACEBOOK)

Diante do extraordinário desempenho atual, é justo que todo o elenco e comissão técnica atuais aspirem ao epíteto de “Academia”, ou “Terceira “Academia”, ou “Quarta Academia”. Raphael Veiga, Dudu, Danilo, Zé Rafael e Scarpa são os regentes desta orquestra bastante afinada, ainda que menos brilhante do que as outras Academias. Dominam o futebol brasileiro com tamanha autoridade que serão lembrados por muito tempo, seja pelos títulos, seja pelos recordes.

Parece que o nosso Ademir da Guia sabe das coisas desde sempre… Na verdade, sempre soube…

330640cookie-checkAdemir da Guia abençoa a ‘Terceira Academia’

2 comentários em “Ademir da Guia abençoa a ‘Terceira Academia’

  • Bianco
    maio 6, 2022
    Responder
  • Thom
    maio 4, 2022
    Responder

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.