CBF sugere perda de pontos em casos de racismo na América do Sul

CBF sugere perda de pontos em casos de racismo na América do Sul

maio 6, 2022 2 Notícias

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, que é negro, propõe o endurecimento de punições contra racistas no Brasil e na América do Sul (FOTO: DIVULGAÇÃO/CBF)

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, sugeriu nesta sexta-feira (6) que clubes percam pontos em casos de racismo em seus estádios envolvendo seus torcedores.

É uma reação aos recentes casos em que torcedores argentinos agrediram torcedores brasileiros em São Paul e em Buenos Aires pela Libertadores da América, entre outras circunstâncias.

Um torcedor do Boca Juniors chegou a ser detido em São Paulo após imitar um macaco no jogo contra o Corinthians. Em Buenos Aires, um torcedor do River Plate jogou uma banana no campo na partida contra o Fortaleza e acabou banido pelo clube. Em Guayaquil, houve xingamentos racistas de torcedores do Emelec contra os do Palmeiras. Também houve atos racistas de torcedores do Estudiantes contra o Bragantino em La Plata e da Universidad Católica contra o Flamengo em Santiago.

Nesta sexta, a entidade vai enviar um documento à Conmebol solicitando uma “pena mais dura” e propondo a retirada de “pelo menos um ponto” dos times que tiverem torcedores envolvidos em atos de racismo na Libertadores e na Sul-Americana.

“Não concordo com apenas multa financeira ao clube que tiver um torcedor racista. Não se combate a discriminação apenas aumentando a multa. Tem que ser de forma mais dura. O clube precisa sofrer uma punição esportiva. Quero que o time do torcedor identificado cometendo um ato racista perca pelo menos um ponto na tabela do campeonato. Só assim acredito que vamos pacificar os estádios”, disse o presidente da CBF.

Essa reivindicação parte de uma premissa absurda e estapafúrdia, que pretende punir clubes pela ação de terceiros, os quais estão fora de qualquer alcance e controle. É justo punir um clube pela ação de meia dúzia de imbecis e criminosos?

Esse tipo de punição pode abrir precedentes bastante perigosos e injustos, como banimento e expulsão e banimento de agremiações por conta da má educação e comportamentos criminosos de alguns.

O que você acha a respeito? Clubes devem ser punidos com perda de pontos ou banimentos de competições por causa de alguns torcedores que cometem crimes racistas? Deixe o seu comentário.

330870cookie-checkCBF sugere perda de pontos em casos de racismo na América do Sul

2 comentários em “CBF sugere perda de pontos em casos de racismo na América do Sul

  • Donato, o Lucido
    maio 7, 2022
    Responder
  • Bianco
    maio 6, 2022
    Responder

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.