Arenas – O Estádio mais barulhento do mundo
Por Claudio Baptista Jr.
Recentemente o canal ESPN exibiu uma reportagem no programa Sport Science mostrando o mais barulhento estádio do mundo. O Century Link Field, estádio dos Seahawks de Seattle, equipe de futebol americano e Seattle Sounders, equipe de futebol-futebol.
O que é interessante, além da marca de 137,6 dB alcançados de ruído, é que criou-se uma marca, uma identidade ao estádio.
A reportagem aborda seus aspectos construtivos, como sua arquitetura onde os espectadores estão próximos do campo, a cobertura cobrindo 70% dos assentos, os materiais utilizados que absorvem menos ruído e seu o formato que permite a propagação do ruído dentro do mesmo com a menor perda para a parte exterior.
Vejam a reportagem abaixo.
http://www.espn.com.br/video/380928_sport-science-entenda-porque-o-century-link-field-estadio-dos-seahawks-e-o-mais-barulhento-da-nfl
Agora eu pergunto, podemos estabelecer paralelos com a Allianz Parque?
No meu ponto de vista, sim.
– O estádio do Palmeiras foi concebido de forma a ter a melhor acústica possível, pois ali teremos eventos de portes variados.
– Temos 100% dos acentos cobertos, onde a cobertura exerce papel importante na acústica.
– O posicionamento dos anéis superior e inferior, assim como no estudo da reportagem, permite uma ótima propagação do som dentro do estádio.
– O formato fechado também permite a circulação do som com a menor perda para o ambiente externo.
Assim, vejo na Allianz Parque todos os requisitos para se tornar uma verdadeira “panela de pressão”.
Mais, que tal se planejar para confrontar esse recorde do estádio americano?
Ou ainda, que tal trabalhar uma identidade para nosso estádio. Uma marca, uma singularidade?
Pode ser o estádio de maior pressão (mais barulhento), o mais verde (questões ambientais), o mais tecnológico, entre tantas outras marcas que podem ser adotadas e trabalhadas.
Tenham certeza, logo mais com a inauguração dos novos estádios no Brasil muitos tentarão forjar uma marca, algo diferencial para ser explorado como estratégia de marketing e martelado na mídia, exemplo, o estádio do melhor gramado do mundo.
E isso não vai demorar.
Concordam?
Abraço,
Claudio.
***
Reformar o Estatuto e modificar significativamente as estruturas não fará a S.E. Palmeiras ficar mais endividada.
A favor da erradicação da política no futebol da S. E. Palmeiras.
https://antigo.3vv.com.br/2013/12/arenas-erradicacao-da-politica/
Comments (15)
Palestrina
ORGULHO DE SER PALMEIRENSE. ARENA FEITA NA HONESTIDADE, SEM DINHEIRO PÚBLICO.
S.E. PALMEIRAS, MINHA VIDA É VOCÊ!!!
Palestrina
ORGULHOOO DE SER PALMEIRENSE.
Palestrino
Com ingresso a R$ 60 reais a arena irá se parecer com uma sala de teatro e todo mundo sentado comendo pipoca.
Claudio Longo
A tecnologia empregada no ALLIANZ PARQUE, oferece recursos sonoros mais específicos que os demais “estadios´´, que hoje são edificados por diversas regiões Brasileiras, pois teremos a flexibilidade de adaptar recursos, de acordo , com as necessidades exigidas a cada evento , fatores que diferenciam o empreendimento, que obedecem aos inúmeros e exigentes produtores!
Verdão ano 100 a identidade, o legado e a esperança. | Pró-Palmeiras! Por nosso alviverde inteiro que sabe ser brasileiro
[…] https://antigo.3vv.com.br/2014/01/arenas-o-estadio-mais-barulhento-do-mundo/ […]
Eduardo Amaral
Caros Palestrinos,
Eu gosto muito de futebol Americano, gosto de alguns times de lá, inclusive o Seahawks, já tive o imenso prazer de ver um jogo nele, o jogo era Seahwks vs Baltimore Ravens, lembro-me que os hawks ganharam, enfim o que me chamou a atenção foi a camisa 12… Eles estendem uma grande bandeira que chamam de 12º jogador, é o apoio incondicional da torcida, até hoje, jogar em Seattle é um inferno para o adversários, o barulho atrapalha o ataque e eles ficam descordenados, esta temporada eles estão no SuperBowl e o time todo agradece a torcida pela ótima temporada e tudo mais…
Ter algo parecido(camisa 12) e ser comparado a um inferno para os adversários é exelente para nós não? O que acham?
Solarino
O site espanhol “El Gol Digital”, já propôs a “marca” da Allianz Parque: “A mais espetacular do mundo” (se chamarmos Arena). “O mais espetacular do mundo” (se chamarmos de Estádio).
Abs
Claudio Baptista Jr.
Allan, tenho um app de decibelimetro aqui no celular.
Amanha vou dar um grito nele e ver quando da.
Hoje pelo horário fica mais difícil. Rsrs.
Abraço
Claudio Baptista Jr.
Alan, obrigado.
A reportagem do seu link deixam claras as dificuldades e até a impossbidade de ter atingido o recorde.
Fica então a propaganda em torno do estádio.
Estarei atento a este assunto. Se tiver alguma outra novidade, mande pra cá.
Abraço
Victor Sbrighi
já sai várias vezes rouco do estádio, dia seguinte sem voz… pra ser barulhento a torcida obviamente tem que ajudar, parabéns mais uma vez pela coluna, elucidativa, explicativa e didática. Marião mandou bem
Allan
Cláudio,
Apesar de não invalidar o argumento principal do post, e do estádio de Seattle realmente amplificar o barulho da torcida, segue link quemostra que esse recorde mundial é mandrake:
http://mynorthwest.com/?nid=646&sid=2353221
@barba_gato
Trabalho praticamente de frente pra Arena e não vejo a hora de ficar pronto!!!
Marcelo Vaccari
Caldeirão verde e bem legal, vai cozinhar muito bambi,, gambá, Lambari e outros . Podem haver criticas no momento ao W Torre, mas preciso admitir, nossa arena ficou muito, Muito superior a todos outros estádios e/ou arenas. Da- lhe, da- lhe Verdao, mais 3 pontos com direito a estréia do Lúcio !
mario luiz
Cláudio nossa arena será tão avançada e estará tão à frente das outras, que podemos “escolher” a maneira como esta será conhecida/reconhecida. Eu particularmente prefiro o termo “caldeirão verde”, onde estaremos fazendo alusão a acústica, a proximidade do gramado e também as questões ambientais.
Pinho – Bauru, SP
Perfeito Mário!
Excelente coluna Claudio!!!
Abs alviverdes.