Paulistão 2009 – análise da arbitragem da R09
Por Danilo Cersosimo
No empate contra a Lusa alguns lances chamaram alguma atenção – bem como o cansaço do time do Palmeiras… Mas não há de ser nada, uma eventual queda de rendimento era esperada e a equipe deve retomar o fôlego e a ascendente daqui umas 2 ou 3 rodadas.
***
Pênalty em Willians: foi um lance muito difícil e confesso que a cada vez que revejo o lance continuo em dúvida – analisando atentamente a queda do Willians se dá quando o braço do goleiro toca o atacante.
Bem, em todo caso, toda a imprensa parece consensual quanto a ocorrência do pênalty – se até o Wright considerou o lance legal, quem sou eu para discordar?
Assinalado o pênalty, acredito que o goleiro deveria ser punido com a expulsão… mas o árbitro optou por aplicar apenas o cartão amarelo no goleiro Fábio.
No segundo gol do Palmeiras Keirrison não faz falta no zagueiro – como aventado pelos polemicistas de plantão. Foi gol de centro-avante raçudo mesmo, que fugiu da falta do beque e marcou um belo gol.
O pênalty que originou o primeiro gol da Lusa aconteceu – mas poderia não ter acontecido se Danilo (parece que esse não é um bom nome para jogador de futebol…) tivesse sido um pouco mais atento ao lance e evitado aquele carrinho dentro da área. Lance bobo, mas que originou a reação do adversário.
***
Para a partida desta quarta-feira, válida pela 10ª rodada, contra o São Caetano no Anacleto Campanella a arbitragem será de Philippe Lombard, que será auxiliado por Luiz Quirino da Costa e Mario Nogueira da Cruz.
***
É preocupante o caos da arbitragem no Rio de Janeiro – o que vimos até agora no estadual carioca aponta para total falta de preparo dos árbitros daquele estado. A arbitragem no Rio – que teve uma crise séria no seu comando no início do ano – é hoje uma das piores do país se considerarmos os maiores estaduais.
Serão esses árbitros que eventualmente estarão nos jogos importantes do Brasileirão-2009 – e é sempre bom lembrar que de 2005 pra cá a arbitragem tem tido um papel pra lá de infeliz em jogos decisivos…
***
Alguém avise o Pablo Armero que uma cotovelada basta para ele ficar marcado junto à arbitragem e imprensa brasileira. É bom eliminar esse vício ou será frequentador assíduo do STJD…
***
Comments (2)
João Gomes Yzquierdo Neto
Uma pergunta: Já vencemos algum jogo com o Sálvio apitando? Se for uma impressão errada minha me corrijam. Quanto ao penalti que o Danilo fez, só uma palavra: RIDICULO!
Marcus Santos
Bom comentário sobre o Armero!
Quando faz a fama, não tem jeito mesmo… Basta ver o Kleber…