Começa o Brasileirão 2010: façam suas apostas…
Começa o Brasileirão 2010.
Depois de 6 meses entre Natal, Reveillon, Carnaval, regionais e fases iniciais de Libertadores e Copa do Brasil chegou o principal campeonato de futebol das Américas. Pro palmeirense é um início sem muitas esperanças.
UM NACIONAL COM DIMENSÃO CONTINENTAL
O Campeonato
Brasileiro é sabidamente uma maratona, onde os times jogam 38 partidas
ao longo de 7 meses e viajam bastante. Neste ano dos 20 times temos a
seguinte distribuição geográfica:
São Paulo (capital):
Palmeiras, Corinthians, São Paulo (#3);
São Paulo (litoral e
interior): Santos, Grêmio Prudente, Guarani (#3);
Rio de Janeiro:
Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco (#4);
Minas Gerais: Atlético MG
e Cruzeiro (#2);
Paraná: Atlético PR (#1);
Rio Grande do Sul:
Grêmio e Internacional (#2);
Santa Catarina: Avaí (#1);
Goiás:
Atlético GO e Goiás (#2);
Ceará: Ceará (#1);
Bahia: Vitória (#1).
Serão
9 estados e 12 cidades. Olhando o mapa podemos imaginar o que alguns
times terão que enfrentar em termos de viagem (casos dos times do RS, BA
e CE).
OS MELHORES RETROSPECTOS E OS CANDIDATOS
Este ano o número de candidatos ao título é bem maior que nos anos
anteriores. Se nós tínhamos entre 3 a 5 times que poderiam disputar o
título (e a tão importante vaga na Libertadores) neste ano várias
equipes são candidatas à briga ao título. Podemos citar pelo menos 7 ou 8 equipes que são candidatas: Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Inter, Santos, São Paulo, e claro, temos a obrigação de colocar o Palmeiras no rol dos favoritos. Mas haja palestrismo nisto.
APROVEITAMENTO
Desde 2003, quando a fórmula de pontos corridos foi estabelecida, o campeão chegou a ter 72% de aproveitamento dos pontos disputados (em 2003, o Cruzeiro de Alex e Luxemburgo) até 59%, no título do Flamengo.
Performance em pontos conquistados do campeão e do quarto colocado
nos campeonatos brasileiros de 2003 a 2009
A classificação da Libertadores – o quarto lugar – varia entre 54% e 57%. Em alguns casos o quinto colocado foi elegível para a Libertadores, mas isso quando o Campeão da Copa do Brasil ou o campeão da Libertadores do ano anterior estão entre os primeiros.
Já entre os candidatos, se formos analisar pelo histórico de “chegada”, podemos verificar que muitos times já estiveram entre os TOP 4 no Brasileirão. Alguns nem mais estão na série A.
Olhando na tabela ao lado vimos que nos últimos 7 campeonatos o SPFC esteve por seis vezes entre os 4 primeiros. O Santos esteve 4 vezes. Cruzeiro, Inter e Palmeiras por 3 vezes.
Duas curiosidades: a ausência de times cariocas – demonstrando a pouca competitividade destes times no principal torneio nacional – e o Corinthians, que a rigor somente em 2005 – quando foi campeão naquelas circunstâncias que já conhecemos – figurou entre os 4 primeiros. O Corinthians foi 15o colocado em 2003, 5o colocado em 2004, campeão em 2005, nono em 2006, 17o (rebaixado) em 2007, em 2008 visitou o purgatório da série B, e em 2009 foi 10o colocado. Ou seja, tirando o título de 2005 e a Copa do Brasil de 2009, o Corinthians não ganhou nada relevante em termos nacionais no período.
QUEM ESTÁ PREPARADO?
Atingir os objetivos no Brasileirão – quaisquer que sejam eles; título, Libertadores, Sul-Americana, não cair – requer regularidade. Para tanto o elenco é importante. Vejamos quais são os principais jogadores dos principais times.
Palmeiras
Nosso Verdão é o que apresenta maiores instabilidades neste início. Além de ter um treinador pouquíssimo preparado para essa competição não tem o elenco ainda fechado. Victor foi a melhor contratação para o Brasileiro, e Lincoln vem desempenhando bem o seu papel. Diego deve sair junto com Cleiton. Talvez saia Pierre. Talvez tenhamos mudanças na defesa. E o ataque precisará de reforços. Vejamos o time base do Palmeiras para este Brasileirão.
Marcos; Victor, Danilo (no início deverá ser substituído por Léo), Maurício Ramos e Armero (ou Gabriel Silva); Márcio Araújo (ou Pierre, se ficar), M. Assunção, Lincoln e Cleiton Xavier (quando sair deverá ter um substituto à altura das nossas tradições); Robert e Ewerthon (ou P. Henrique).
Temos ainda: Edinho, Gualberto, Leandro Amaro, Souza, Ivo, Joãozinho, Bruno e Deola.
Alguns ainda estão lá e precisam dizer se dão ou descem: Marquinhos, Lenny, Figueroa, …
Convenhamos, precisamos mais.
Vejamos nossos adversários.
Atlético MG
Aqui Luxemburgo é a estrela. Mas terá Muriqui e Tardelli à disposição, além de Obina no ataque. É de longe o time com maior número de jogadores rodados (alguns maldosos dirão “refugos”): Marques, Fabiano, Junior, Leandro, Evandro, Corrêa, Ricardinho. Vai longe? Acho que não… mas tirará muitos pontos dos tubarões.
Botafogo
Um fundo de investimentos promete algumas contratações. Por enquanto apenas Herrera e Loco Abreu são os “craques”, e Joel Santana a estrela. Como sempre, jogará como nunca e ficará para trás como sempre.
Corinthians
Mano confirmou que continua. Se não perder a base do time – Dentinho pode sair – vai brigar. Mas depende ainda de Ronalducho correr um pouco mais do que vem correndo. O motor que faz o time jogar é Elias. E sem dúvida os caras têm um elenco forte no papel (Danilo, Iarlei, Tcheco, R. Carlos, Edu, J. Henrique, William, Defederico, Felipe). Vão dar trabalho…
Cruzeiro
Eu acho um dos favoritos (junto com Inter e Santos). Tem um elenco muito consistente. Um excelente goleiro, uma zaga arrumada, e jogadores que resolvem (Kléber, Thiago Ribeiro, Gilberto). Olho neles…
Flamengo
Se não tiver um desmanche também vai lutar pelo título. Tem um bom goleiro, Léo Moura está muito bem, o volante Willians é muito bom, e tem ainda Maldonado, Fierro, Ronaldo Angelim, Juan. Love deve sair e Adriano é Adriano. E tem ainda que achar um lugar para Pet, nem que seja do lado de fora da Gávea.
Com o possível desmanche pós Libertadores/Copa, talvez não brique pelo título.
Fluminense
Com Muricy será uma incógnita. Mas a parceira Unimed é atrevida em contratações. Banca o excelente Fred, tem Conca, e chegou a cogitar trazer Deco. Vai saber…
Grêmio
Dos que jogam e jogaram a Copa do Brasil é o time (junto com o Santos) mais competitivo. Borges (que não veio pro Palmeiras porque não quisemos pagar o salário) e Douglas (que também o Palmeiras não conseguiu bancar o salário) são os destaques. Vai dar trabalho. O técnico Silas vem pegando experiência e colocando o time prá jogar de forma muito competitiva.
Internacional
Outro que tem bom elenco. D’Alessandro joga muito, Taison, Kléber, Alecsandro, Andrezinho, Fabiano Eller, Guiñazu, e o casca jovem jogador Walter. Se Jorge Fossati acertar a mão e o time não desmanchar no meio do ano…
Santos
Num campeonato de pontos corridos ter jogadores talentosos e que fazem a lição de casa contra times menos fortes faz toda a diferença. Deve ser nisso que o técnico Dorival Jr aposta.
Neymar e Ganso fazem a diferença. Mas o time não tem goleiro, tem uma zaga que toma muitos gols e um técnico hesitante. Quando se bater os cornos com os grandes, não vai golear nem fazer as coreografias sem graça. Minha provocação: vai disputar o título com Cruzeiro, Inter e talvez Grêmio. Mas vai ter que se contentar com a Libertadores. E só.
SPFC
É duro dizer mas os caras têm um elenco sempre consistente, que muda muito pouco, e Alex Silva arrumou a defesa. Fernandão chegou e deverá substituir o inútil Washington.
Se não venderem os que tiverem por lá – até porque devem estar com a corda das dívidas no pescoço – vão encher o saco de novo. Podem apostar… nossa esperança é o treinador. Quase tão burro quanto o nosso…
Vitória, Atléticos (GO e PR), Avaí, Ceará, Guarani e Prudente são meros figurantes. Na prática times que disputam o título têm aí 42 pontos para conquistarem. O Goiás (de Leão), o Vasco e o Botafogo podem incomodar em casa. Mas não muito.
MEUS FAVORITOS?
O Brasileiro geralmente tem duas fases: pré e pós janela de transferência. Nesse ano temperada com um recesso pela Copa do Mundo. Aí tudo pode mudar.
Mas precisamos ser honestos. Com a fotografia atual não dá prá esperar muito deste Palmeiras que começará esse campeonato. Com o que está aí, vamos disputar a Sul Americana. E olhe lá…
Mas se, e ponha SE nisso:
i. trouxerem Valdívia ou Riquelme (esse era o papo não era?) ou pelo menos um meia esquerda de verdade; se trouxerem um atacante que faça gols (ou dois); um lateral esquerdo que saiba cruzar (ou prom
ovam G. Silva e vamos rezar para não queimar o menino); e se trouxermos um zagueiro (para um Brasileirão, temos poucos…);
ii. trocarem o técnico, que prá essa profissão é de time pequeno; ou então que ele vá para a Gerência de Futebol e tragam um técnico de verdade;
iii. trocarem o VP de futebol, que insiste num modelo anacrônico, que quebra o clube mas não traz título…
A diretoria promete contratações para agosto. Esperemos que cheguem de verdade e que nesse período não fiquemos apenas entrando em campo assistindo os adversários jogarem.
E NESTE SÁBADO?
O Verdão estreia contra o bom time do Vitória. Os baianos estão embalados pela Copa do Brasil. Mas é outra competição e outra cabeça.
Acho que o Verdão vence hoje, apesar dos pesares. 1×0. E o seu palpite?
Saudações Alviverdes!
Comments (13)
Fernando Cesar Giélamo
Excelente análise e uma pena que temos que ver o Palmeiras tao mal das pernas…
Mas vamos torcer, sempre pelo Palmeiras..
Abços
Signorini
sua bola de cristal estah em dia…
e o zago naum eh burro ! é uma injustiça comparar o zago a um burro…tadino do burro….
abax do Signorirni
Andre Luiz Martins Oltemare
Favoritos difícil depende da janela…mas hoje santos,gremio,cruzeiro e flamengo são times montados…………..inter,bambis e gambás 1 degrau abaixo……coloco verdão junto com o galo mineiro e fluminense no terceiro escalão. só deus sabe!
josé miguel peres
Legal, que otima noticia, os mortos vivos serão enterrados novamente…..Vamos começar o Bras 10 com vitoria, Saudações Alviverdes .
Verdão 2 X 0 …….
V Criscio
Luciano, aqui no Tatuapé também. Chove que é prá cavalo beber água em pé. Se em Perdizes tá assim posso imaginar o estado do gramado…
Miguel, estou sabendo disso. parece que haverá uma reunião dia 30 que eles (oposição destrutiva) promete parar a obra. mas não dará em nada. Eles não têm um caso jurídico. Está tudo sob controle.
Abs e bom jogo a todos nós.
Luciano Stinchi
Ta caindo o mundo aqui nas Perdizes. Será que teremnos hoje o menor público do ano? Me desculpe, mas hoje era jogo pra cobrar 10 reais.
Cássio Andrade
Fico pensando, o que leva um ser humano a querer prejudicar tanto a evolução de uma entidade?
O que motiva o Mustafá?
Amor ao clube e divergências de posições?
Por que é tão díficil ao professor Belluzzo contratar uma auditoria muito séria para devassar o Palmeiras no período Mustafá?
Yzquierdo
Não sei mais no que apostar, estou sem forças, vou me contentar se o time permanecer na 1º divisão, se vier a sulamericana é o máximo que espero, cansei de criar expectativas e me decepcionar, vamos aguardar…
josé miguel peres
V
josé miguel peres
Vicente, da só uma olhada esta noticia, é preocupante….Publicada em 8/5/2010 às 10:13
Obras da Arena Palestra sob ameaça da oposição
LANCEPRESS!
A oposição do Palmeiras promete ir até à Justiça para bloquear a obra da nova arena. Diz que tem uma lista de 140 conselheiros para convocar uma reunião para discutir mudanças no projeto feitas pela WTorre. O presidente Luiz Gonzaga Belluzzo diz que a nova reunião não é necessária e deve assinar o contrato na semana que vem.
blog Além do Jogo, o blog
V Criscio
Neosnardo esqueci do P. Henrique no post. Bem lembrado.
Geraldo Teixeira Júnior
Bom, favoritos são(bambis, gambás, atlético-mg, santos, cruzeiro, inter ou gremio).
Quem me desculpem, mas o Palmeiras, hoje, é um dos 8 que brigam para não cair junto com(Atletico goias, atletico-pr, prudente, Vasco, Avai).
O resto fica na zona sulamericana.
O PALMEIRAS HOJE É QUASE O MESMO TIME DE 2002, CHEIO DE PROBLEMAS, ALGUNS BONS JOGADORES, SEM ATAQUE, ZAGUEIROS ESTABANADOS, UM MEIO DE CAMPO COM POUCA CRIATIVIDADE E PRINCIPALMENTE, SEM TÉCNICO(ESSE ANO JA FORAM 2, NÃO ME LEMBRO QUANTOS FORAM EM 2002, MAS ZAGO NÃO TERMINA O CAMPEONATO…TENHO DÓ DE MIM, DE VCS QUE AQUI ESCREVEM E DO MARCOS!!!!)
Neosnardo Barbosa Nunes
3×1, para iniciar a arrancada.
Está mais que na cara que o Palmeiras vai ter que se virar com o elenco que tem. Promessas dessa diretoria não devem ser levadas muito a sério, principalmente de contratações.
Portanto, em vez de esperar novidades, poderia tentar novas formações com o disponível. Armero, Figueroa, Robert e Pierre já tiveram oportunidades demais, desde o Muricy. E não evoluiram nada. Chega.
Tem que proporcionar as mesmas chances para o Gabriel Silva na lateral, ou um ataque com o Ewerthon e Paulo Henrique. Experimentem o tal de Bruno Paulo, que dizem ser grande promessa, o Bruno Turco, Fernando, Gilsinho e até o Diogo, da base. Quem sabe também o Parraga.
Com certeza não vai piorar mais do que está.
Abraço a todos. Corrente positiva e muita prece.
Prá cima Verdão.