Facundo Telo o árbitro de Atlético MG x Palmeiras
Atlético MG x Palmeiras
03/08/2022 – 21:30 horas – Mineirão
- Árbitro: Facundo Tello (ARG)
- Assistente 1: Diego Bonfá (ARG)
- Assistente 2: Gabriel Chade (ARG)
- VAR: Juan Lara (CHI)
Facundo Raul Tello Figueroa, nascido em 4 de maio de 1982, em Bahia Blanca, é um árbitro de futebol, argentino, listado pela FIFA desde 2019.
Atua na divisão mais alta da liga argentina de futebol desde 2013. Em 19 de maio de 2022, foi anunciado na Lista de Árbitros da Copa do Mundo FIFA 2022
Tello estreou na categoria mais alta do futebol argentino com apenas quatro partidas na segunda divisão, na décima quarta data do Torneio Final de 2013, onde apitou a partida entre Godoy Cruz x Velez Sarsfield.
Pertence à Associação Bahiense de Árbitros, e deu seus primeiros passos em torneios da Associação Argentina de Futebol a partir de 2011, quando estreou no então Torneio Argentino A.
Como estabeleceu-se na primeira divisão do futebol argentino, o ábitro oficializou o primeiro superclássico de verão de 2018, com a vitória dos milionários por 1 a 0 sobre os rivais bosteros. Nesse mesmo ano, foi convocado para atuar na final de volta que definiu a segunda promoção à Superliga 2018-2019, com uma vitória por 5 a 1 para o San Martín de Tucumán.
Em 2019, Tello entrou para a lista de árbitros internacionais da FIFA ao ser indicado pela Conmebol como 4º árbitro do Campeonato Sul-Americano Sub-20 no Chile junto com seus colegas Fernando Rapallini, Ezequiel Brailosky e Gabriel Chade, tornando-se o primeiro colegiado baiano a conquistar essa distinção.
Na temporada de 2022, apitou 23 jogos, sendo 4 libertadores, 2 sul americana e 1 recopa, por coincidência, o jogo de ida Athletico Paranaense 2 x 2 Palmeiras. Nessa temporada apresentou até aqui 128 cartões amarelos e 4 vermelhos, com uma média de 5,7 cartões por jogo, que demonstra ser um disciplinador (ou seria fraco?, ou seja aquele que se esconde atrás dos cartões?). Mas, pelo prestigio que tem na CONMEBOL, mais provável ser a primeira hipótese.
Recentemente, também participou das partidas do Brasil contra Colômbia e Peru como quarto árbitro, na Copa América. Contra os colombianos, o árbitro envolveu-se na polêmica do lance que resultou em gol brasileiro. A federação do país chegou a pedir a suspensão do árbitro, mas não foi acolhida pela Conmebol.
Hoje, 4a feira, torceremos por uma boa partida do Sr. Facundo Tellos.