A corneta do Cunio – Queimando etapas

POR ALBERTO CUNIO

Palmeirenses do mundo, hoje não vou utilizar nenhum adjetivo pois nada
caberia semanticamente para nos qualificar, que não um conjunto infindável de
expressões, termos e afins. Faço apenas uma pergunta: qual é a prioridade
agora? (Ôpa, desculpem o deslize, essa pergunta é para nossos vizinhos do outro
lado do muro…).

Falando do que interessa agora, que é o nosso amado Palmeiras, chamar de
“ressaca” pode parecer exagerado, mas a inflamabilidade que tomou conta de nossa
torcida após o jogo de quarta-feira me deixou até um pouco assustado. Afinal, a
impressão de que estávamos criando uma expectativa acima do “aceitável”, se
concretizou. 

Não vou ficar aqui repetindo o comentário que fiz nesta mesma coluna na
primeira fase da Libertadores, quando disse que seria melhor sair logo, antes
de ser certamente eliminado por algum dos brasileiros ou pelo Boca. Falar isso
agora seria jogar ao lado dos chacais e isso não é de meu feitio. Vou
lembrá-los que o nosso comandante VL já se prontificou antes de começar o ano
dizendo que este “novo time” (que ele mesmo desmanchou e montou nem sei quantas
vezes) estava em preparação para o Brasileirão. Para bom entendedor, a
Libertadores seria na base do “O QUE VIER É LUCRO”. Não deu outra, chegamos nas
quartas e paramos por lá mesmo.

Vou falar agora como palmeirense de nascença, já com alguns cabelos
brancos e como amigo de todos os que aqui comentam, lêem e participam do site
3VV: vamos encarar a realidade. Sei que é dura, mas não podemos fugir dela.

Esta semana li aqui no 3VV inúmeros comentários sobre o Palmeiras (antes
e depois da fatídica eliminação) que têm conteúdos preciosíssimos. Mas um grupo
deles me chamou muita atenção ontem, quando fizeram uma constatação cristalina,
que está na nossa cara e não paramos para analisar friamente: ganhamos neste
século apenas a Série B e um Estadual. E o que significa isso para um clube com
a grandeza, história, tradição e renome como o Palmeiras? Apenas uma coisa: uma
vergonha.

Entramos o ano de 2009 “abonados” por uma vaga na Libertadores, que por
influência de vocês sabem muito bem que clube, se tornou uma “obsessão” (como
diz a musiquinha da organizada), passando qualquer outra coisa para o segundo
plano. E este ano estamos parecendo aquele “encarregado” de 25 anos de
experiência na carteira de trabalho e que chega no emprego novo dizendo que no
ano seguinte quer ser presidente.

Pessoal, quem em sã consciência acha que um título se compra no
supermercado? Bom, então compramos uma comissão técnica milionária aqui, um
parceiro cheio das boas intenções ali, as melhores revelações de 2008 acolá,
recheamos com alguns refugos e… Ganhamos tudo o que quisermos. Galera, isso
não é Cartola F.C.! Não estamos nem queimando as etapas, estamos ignorando a existência
delas! Uma equipe vencedora de uma Copa Libertadores e de um Mundial
Interclubes não é “Miojo Lamen”, que em 3 minutos está pronto! Vou mais uma vez
mencionar o Internacional, que escapou em 2003 da série B na última rodada,
montou o time em 2004, foi assaltado no Brasileirão de 2005 e foi campeão da
Libertadores e Mundial em 2006!

Foram 3 anos de preparação e foi MUITO rápido. Nós passamos os últimos
10 a ver navios e só porque ganhamos o Paulista de 2008 achamos que poderíamos
ser donos do mundo. Grandes conquistas se fazem com grandes planejamentos,
estrutura, investimento, MUITO TRABALHO, MUITA PACIÊNCIA E SEM QUEIMAR ETAPAS.
Estamos atravessando a cronologia dos fatos e querendo comer comida crua.

Em virtude da semana polêmica e para evitar maiores confusões, deixo
aqui minha CORNETAÇA NA ORELHAÇA do Sr. Tite, que não viu a cor da bola no
Pacaembu e nós que temos que dormir com esse barulho. Inferno.

Bom final de semana a todos, juízo e cabeça fria.
Vamos ao Brasileirão 2009.

Comments (44)

  1. Rodrigo Bucciolli Pereira

    Pois é Cassio, parece que esse tempo que o Muricy disse que vai ficar parado pode ser bom para nós. E ele me parece ser do tipo de cara que você pode deixar um acordo “apalavrado”, do tipo: “aguarda esse semestre que no ano que vem temos um bom projeto para você. A não ser que o Luxemburgo volte a acertar e queira renovar o contrato para fazer um projeto sério. Caso isso aconteça, você fica livre para negociar com qualquer clube. Mas fique preparado para o caso de uma emergência ainda esse ano (para o caso do Luxa continuar fazendo besteira, aí manda embora logo! rs)”
    Acabei de chegar em casa, já tô em frente a TV.
    Vai Verdão!

  2. Cássio Andrade

    Rodrigo,o próprio Muricy diz que já recebeu propostas no dia da demissão.
    Ele recusou dizendo que ia ficar parado um tempo.Acho que só um grande projeto de verdade o faria mudar de idéia.Ele fica em SP,perto da família e vai trabalhar a alguns metros do trabalho antigo.
    Eu sentava com ele,conversava,falava pra ele “fica aí descansando e planejando o futebol do Palmeiras para o ano que vem”.Ele teria todo o tempo do mundo para montar e analisar uma base para todos os campeonatos do ano que vem.Ele não é arrogante apenas sabe os caras que jogam “casca de banana para ele escorregar”.Ele é meio chucrão.Neste ponto ele lembra o Felipão em começo de carreira.

    Dalla Valle,respeito sua opinião,mas não concordo que um cara que disputou quatro brasileiros seguidos e ganhou três,seja uma incógnita.Só não ganhou o quarto pelo Inter por motivos que todos sabem.Os interesses falaram alto em favor dos gambás.Além do mais,quantos jogadores dda base ele botou para jogar que deram certo.(Hernanes,Jean,Breno,Alex Silva,fez o Borges fazer um caminhão de gols,o Aloisio chulapa idem.)Só com a venda do Breno,os Bambis pagaram 5 anos de custos da categoria de base.Quantos assim o Luxa lançou?
    Títulos + revelações = resultado.Isso sim, pra mim,é custo benefício.Agora é preciso ter paciência com o cara.Seria tudo novo para ele.Não esqueçamos que para o Luxa não é novo porque já nos treinou 4 vezes.Além disso,quem errou mais em indicações dejogadores,o Luxa ou o Muricy?
    Não acho que ele seja retranqueiro,ele monta sistemas de marcação muito fortes e joga no erro do adversário.Fora que em casa,se pegar os últimos 3 anos,quantos jogos ele perdeu?5 ou 6 no máximo.

    Acho que perder o Muricy para o próximo ano é um desperdício.

    Sds;

  3. Alberto Cunio

    Pessoal, muito bons os comentários, creio que estamos chegando a um consenso, mesmo com divergências. O Cássio falou uma coisa interessante: daria “fácil” um contrato de 5 anos para o Murici. Tenho certeza que ele ganharia uma Libertadores.

    Outra coisa importante: eu não disse que o Internacional é O exemplo a ser seguido. Apenas disse que eles seguiram um planejamento que rendeu os frutos desejados. Ou seja, foram campões da Libertadores e do mundo como seu arquirival. E querem saber ? Quem está fazendo “aos trancos e barrancos” um processo igual são nossos rivais da Marginal S/N. Quanto ao Grêmio, credito muito mais o seu sucesso até aqui na Libertadores a dois fatores: 1- Adversários patéticos até a semifinal; 2- Sua tradição de ser time de chegada em competições do gênero. Isso pesa e muito. Um abraço a todos!

  4. LOURENÇO CORSI NETO

    Acho que não é hora de sair correndo atrás de um técnico que trabalhou mais de 3 anos num clube.. neste momento a cabeça dele deve estar em um mundo longe do futebol.. ano que vem, pode ser ?? depende muito do que vai acontecer no nosso segundo semestre… agora, se em janeiro tiver mais um desmanche, então que se desmanche já..
    Obrigado pela respsota Dalla Valle.. é evidente que com os 33 encostados, poderiamos ter ao menos 2 jogadores de ótimo nível no elenco principal… eu não vejo sentido no Palmeiras B..
    E vamos pra cima do Atlético-PR.. vida que segue, amigos palestrinos..

  5. O Muricy é uma incógnita! Não era ele quem indicava os jogadores! Também há problemas de insegurança (retranqueiro demais) e jogadores aos montes na “distinta vizinha” que não dão certo!
    Contudo, é infinitamente melhor que o “Lux Luxo”!
    O negócio por aqui é dar “fluxo”aos jogadores que se acumulam às pencas!
    O Perfil ideal seria um Mancini, Dorival ou até mesmo um Renê Simoes!
    Abç!

  6. Rodrigo Bucciolli Pereira

    Cássio, concordo com você. Agora seria um bom momento para oferecer um pré contrato ao Muricy, já que o Luxemburgo vai ficar até o fim do ano pelo menos. Não sei se o Muricy é um estrategista, até acho que ele é meio retranqueiro, tem um jeito meio arrogante nas entrevistas, mas não dá pra negar que é um cara trabalhador, comprometido e competente. E eu acho que essas 3 qualidades são fundamentais quando se pensa em um projeto a longo prazo. O problema é que ele não vai ficar desempregado até o final do ano. Vai chover proposta de trabalho pra ele, é só começar a dança dos técnicos do brasileirão.

  7. Cássio Andrade

    O Muricy caiu.Dizem que o Belluzzo gosta e muito dele.Eu dava um projeto de 5 anos para ele fácil.Tenho certeza que não largaria o Palmeiras na primeira oportunidade.Este cumpre contrato e é muito bom.Sempre achei que o único time que o Muricy iria ganhar a libertadores era o Verdão.Reza a lenda que quando criança ele era palmeirense.Acho que ele tem o perfil certo para o nosso time.Respeito as opiniões contrárias,mas eu faria pelo menos um pré-contrato com ele para 2010.Já o garantiria.Seria bom para ele,porque basta pular o muro e não ficaria longe da família.
    Eu entrega a base na mão dele fácil.
    Sem contar que o time fica com cara de mais honesto.
    Se as bibas foram desleais com ele azar delas.

    Vai chover corneta dos que ainda acreditam no “pojeto de longo pazo do profexô”,mas é só minha opinião.
    Gosto de gente que pareça e seja honesta.E muito competente.Acho que o Muricy com um palestra lotado iria fazer-nos voltar aos tempos do Felipão.

    Prof.Belluzzo,espero que garanta o homem pelo menos para o ano que vem.Dá seis meses de férias para ele ir montando o time do ano que vem.

    Sds.

  8. 60 Profissionais (22 encostados, 33 no elenco e 3 promovidos da base), Lourenço! Um verdadeiro absurdo para os padrões brasileiros! Na Europa trabalham com 22 a 25 no principal!

  9. LOURENÇO CORSI NETO

    Caro, amigo Raul Ricardi, no comentário 23 eu quis dizer que temia que aqueles jogadores fossem negociados e ficassemos com os que eu intitulo ”bando”… O Valdívia teve seus altos e baixos, eu concordo… mas caiu nas graças da torcida, ele mais do que vitórias, atraia público… Quanto a planejamento, na minha opinião o Palmeiras precisa deixar de ser depósito de jogadores… o Palmeiras B eu considero um equívoco.. o que se gasta na manutenção de elnco e comissão técnica, é muito maior do que os lucros até hoje proporcionado.. Precisa-se dimensionar um numero maximo de jogadores no elenco, 33 , por exemplo.. e a partir daí montar um time titular com 11 excelentes jogadores… 11 bons jogadores e 11 promessas… o que não dá certo é ter mais de 100 jogadores pertencentes ao Palmeiras… tenho certeza que vocÊs que tem proximidade com o clube, sabem me dizer o numero exato de jogadores que o Palmeiras paga salário..
    Abraço

  10. Fabiano Bernardi

    Nem bem a Chico, nem bem a Francisco.

    Uma vez eu disse: TODOS PERDEM E TODOS GANHAM.

    Se TODOS perdem, TODOS tem culpa.

    Pois se TODOS ganham, TODOS tem méritos.

    Do Sr. Técnico, não comento, apenas deixo uma ressalva, respeito a todos aqui, os colunistas inclusive, mas na minha “pequena” visão… é inadimissível uma comissão ganhar a bagatela de 1,5 mi no mês e nos “dar” somente UM Paulista, alguns até dizem, siiiiiiiiiim, mas isso é um projeto, fax parrrte do projéto (com ACENTO MESMO) mas peralá…. vocês não são pagos para observarem e indicarem e CONTRATAREM o melhor?

    Ou PARE O MUNDO, afinal… não foi eles que MONTARAM o elenco?

    Lamento muito minhas sinceras palavras, mas ainda estou muito triste com a atual situação.

  11. Rodrigo Bucciolli Pereira

    Galera

    Acho que a questão do planejamento não deve girar em torno do Luxemburgo. Afinal, nós sabemos que se o time começar a ganhar, liderar o brasileirão com folga por exemplo, estiver jogando por música e surgir uma proposta milionária pro manager treinar um grande time da Europa, será que ele vai levar em consideração o “projeto”? Ninguém se lembra mais do ano passado? Cada semana era uma especulação sobre proposta de times de fora, e ele nem falava que ia, nem que não ia, sempre desconversava, dando a entender que se surgisse mesmo uma proposta verdadeira ele largava o barco à deriva sem remorso nenhum.

    Já passou um ano e meio, e ganhamos só um Paulista, que ironicamente foi o primeiro título disputado. A lógica seria: ganhamos o primeiro título que disputamos, ótimo! Agora a tendência é crescer, e mais conquistas virão. Aconteceu exatamente o contrário. Isso pra mim prova que o planejamento tem algum, ou alguns erros. Na minha opinião, o Luxemburgo é o maior responsável. Ou vamos desmontar o time e montar outro mais uma vez se o Luxemburgo achar que ninguém presta, como fizemos no fim do ano passado?

    Hoje nós temos um time de qualidade, com jovens jogadores, que já provaram que motivação não falta. Pelo menos ganharam na vontade, classificando o Palmeiras na raça, pois padrão tático era a única coisa que o time não tinha. Claro que temos alguns jogadores ruins, contratações mal feitas, mas no geral nosso time não é ruim. Não é ótimo, mas também não é péssimo. É um bom time! E o nosso técnico não está sabendo fazer esse bom time jogar bem. Um novo técnico, menos estrela, mais focado em “treinar” o time e com menos ocupações (instituto WL, comentarista da globo, blogueiro porque até blog ele tem agora, etc.) talvez conseguisse melhores resultados. Um treinador novo, que pegue o elenco, treine, e escale sem pensar em quem é traffic ou quem é do Palmeiras, quem ele indicou e quem ele não indicou, qual jogador irá render algum ganho pessoal numa possível transferência ou não. Acho que é isso que precisamos no momento. Não estaríamos jogando fora um planejamento, pois afinal o time montado nós temos, trocar o treinador seria trocar uma peça. Ou não? O Luxemburgo faz parte do planejamento do Palmeiras, ou o Palmeiras se planeja em função do Luxemburgo? É o gato que balança o rabo, ou é o rabo que balança o gato?

    De qualquer forma, protestos como o da Mancha por exemplo só vão tumultuar ainda mais o ambiente. Acho que temos que apoiar até o fim, com Luxa ou sem Luxa.

  12. Cunio, acho que o seu sentimento é exatamente igual ao meu. Como diria vovó : “Devagar com o andor.” Após o jogo, ta bom, uns 30 minutos após o jogo, eu cheguei a conclusão que estava cobrando perfeição do Palmeiras.
    E logo veio a mente os jogos que perdemos na pré-temporada, um bando de corneteiro(no mal sentido) falando que iriamos brigar contra o rebaixamento, protestos da “máfia alvi-verde” …. esses mesmos que COBRARAM a Libertadores. Puta incoerência … como pode ser tão inconstante ?
    Bom, eu estou tranquilo, e acredito que esta etapa não chegou ao fim para uma avaliação. Não quero mais o Luxa, mas entendo que mudar agora é bobagem. Deixe acabar o contrato, avalie o desempenho da TEMPORADA e tome as ações necessárias.
    É óbvio que se começarmos a despencar na tabela, ações emergenciais terão de ser tomadas. No mais, vamos atras de um zagueiro e um LD e bola pra frente …. rumo ao eneacampeonato !

  13. Arthur Azevedo Ribeiro

    21 – Marco Aurélio Novelini

    Saudações Alviverdes…

    Eu escrevi aquilo sim pois eu não imaginava que os valores chegavam a esse ponto… logo depois fui pesquisar a respeito..

    O FATO é o seguinte meu caro…

    Segundo os dados de 2008, aprox. 82 mil sócios, 27 milhões por ano….

    São 82 mil sócios, só que lá, sócio torcedor e o sócio do clube social são a mesma coisa, entra na conta, descobri isso tb…

    82 mil pessoas, pagando 30 reais aproximadamente todo mês, sem inadimplência, tudo certinho sem falhas…

    Sabe que eu acho..?? Eu duvido…!!!

    Fui do Onda Verde, pra vc ter uma idéia tinha mais ou menos 20mil cadastrados, pagantes em dia apenas 2 mil e pouco, eu participei ativamente do plano nos 24 meses que ele durou…

    Por isso palestrinos, eu não acredito nesse número, me desculpa…

    Tem alguma coisa estranha nisso aí…

    Já o Marco Aurélio Pieritz fez uma boa lembrança… O Grêmio num ficou entre os 4 no Gaucho desse ano… Deve pra Deus e o Mundo, num tem projeto de nada, num tem sócio torcedor, parceiro, patrocínio, nada..!! Vai levar a Libertadores e tem chances de ganhar o Mundial..!!

    Sabe porquê..?? Jogadores, comissão técnica comprometidos com o clube, com a torcida, determinados a vencer pra provar que tem valor…

    Aqui, o jogador chega, ja é sensação, é a revelação do mundo, joga em curitiba, na bahia, em um timeco qq, só joga “meio ano” bem e o mundo já acha bom, um dia depois de vestir nossa camisa o cara só fala em proposta de barcelona, milan. Perae.!! A torcida erra nesse ponto as vezes também…!! E quem tem que cobrar, os responsáveis, só falam de projeto, do compromisso com o parceiro, da valorização de x, y, e culpam a torcida…

    Eu achava que com o Belluzo isso iria acabar, compromisso seria com o Palmeiras, com a nossa história, mas parece que piorou… O cunio disse isso aqui nesse mesmo tópico na semana passada, a crise de identidade…

    Antes que você me questione, qual o jogador do elenco do Palmeiras, desses novos contratados, é mais compromissado e fanático pelo Palmeiras? candidatos a substitutos do Marcos e do Pierre..??

    O nosso maior ídolo hoje, (depois do Marcos) jogou um ano apenas no Palmeiras, não era craque nem goleador, e hoje joga no Cruzeiro. Um cara que era comprometido com a torcida e que gostava do Palmeiras… São de jogadores assim que fazem a alegria da torcida e um time campeão… Num é projeto, num são revelações
    e nem dinheiro…

    Outra coisa que eu acho, o Palmeiras está super certo, a Traffic é ótima, a melhor coisa do futebol, melhor até que a Parmalat em alguns pontos se formos comparar… O caminho é esse, mas não está sendo levada de uma forma saudável para o Palmeiras… Ela precisa ser melhor conduzida, de alguma forma isso tem que mudar, ser mais benéfica pro clube…
    Só lembrando, ano passado o Della Monica reclamou do Diego Souza, você lembra o q o Diego Souza respondeu né… Não existe comprometimento de quem dá uma declaração daquela…

    Desculpa se me prolonguei…

    Abraços

  14. Lourenço, acho que não entendi o que vc escreveu no seu comentário#23, do jeito que vc escreveu, dá a impressão que vc estava pedindo a saida do Cleiton, Diego S., Pierre e K9, por isso fiz meu comentário, me desculpe…

    Não discordo de vc não, penso que o ideal seria manter estes que vc cita, Henrique, Valdivia e o Kleber, mas não foi possível ñ é mesmo?? Portanto ficar falando do passado na minha visão é pouco produtivo.

    Hoje temos uma base formada por jogadores jovens que ganharam muita experiência nesta Libertadores e estarão bem melhores no restante da temporada e ano que vêm, mas se mandarmos todo mundo embora como pedem muitos aqui(não é o que vc está pedindo, deixo claro)não chegaremos em lugar nenhum.

    Quanto ao Valdivia acho sim um bom jogador, mas não é indiscutível não, lembro que boa parte da torcida gostava dele mas muitos(incluindo eu) reclamavam que ele só caia em campo e tomava cartão amarelo em todos os jogos, vivia mais suspenso do que jogando, e técnicamente nunca achei nada disso,mas confesso que se ele voltasse hoje, cairia bem neste time.

    Quanto a dormir melhor se tivessemos este time que vc cita e caíssemos fora da Libertadores, amigo DUVIDO!! O mundo estaria caindo na cabeça destes jogadores, comissão técnica e diretoria do mesmo que hoje!!

    Mas vc não me respondeu como vc faria um planejamento de médio/longo prazo!!

    Abraços e desculpa o mal entendido!!

  15. LOURENÇO CORSI NETO

    Caro amigo, Raul Ricardi, com sinceridade vc confia num time montado sem os 4 que eu citei ?? Wendel, Danilo, Mauricio Ramos, Armero, Sandro Silva, Jumar, Mozart , David Sacconi, Obina, Ortigoza, Lenny… desculpa, eu não vejo nenhum desses como titular no Palmeiras… A base são os quatro que eu citei e o Marcos.. Faltam 6 ótimos jogadores… lateral direito, esuqerdo, dois zagueiros, meia , atacante… aí sim alguns do ”bando” poderiam ser aproveitados no elenco… Eu queria sim a saída do Caio junior no final de 2007 porque a impressão que tive é que com aquele elenco e um técnico mais gabaritado, teriamos mais sucesso.. eu não contava que mudasse o técnico e fosse feito dois desmanches em 1 ano e meio.. O Pierre é herança do Caio Júnior… que jogador trazido pelo Luxa em 1 ano e meio é indiscutível ? nenhum… perdemos um titular absoluto, o Valdivia… planejamento na minha maneira de pensar seria manter o Valdivia, o Kleber, o Henrique… olha só, daí dá lista que eu falei 6 jogadores, só precisariamos de 3 !!! Lateral esquerdo, direito e zagueiro… Perdemos o Gustavo, o Leandro e o Helder Granja.. esses 3 não jogadores nota 5, o problema que contratamos jogadores nota 3.. Olha que time legal que o Palmeiras poderia ter : Marcos, Helder Granja, Henrique, Gustavo, Leandro, Pierre, Cleiton Xavier, Diego Souza, Valdivia, Kleber e keirrison… acho que daí mesmo que na quarta tivessemos perdido do nacional, nós torcedores dormiriamos menos chateados, porque enxergariamos boas perspectivas p/ o futuro desse time que citei…
    Ah, e não vamos comparar eliminação nossa com o inimigo do lado… nossa instituição é muito grande para se preocupar com ‘eles”..
    Mas independente das discordancias entre nós, tenho certeza que só existe um culpado nessa história.. a paixão palestrina, que nos move a certos exageros…
    Abraço, amigo

  16. Marco Aurélio Pieritz

    Concordo com o Cunio quanto ao que me parece não ser o fim do mundo, concordo com a maioria que questiona os “homens que mandam” como o “VL” e o presidente que o protege, mas… quanto ao planejamento concordo com o Arthur(#12). O Inter não é exemplo, veja só o Grêmio também, pode chegar a final e ganhar a Libertadores com o Autuori, que mal chegou e ainda nem guardou o pára-quedas. Só acho que o time deve ter uma comissão técnica permanente, pessoas competentes, paramos de remediar e começar a nos prevenir.

  17. Marco,

    sem contar que foi a partir da Cesta de jogadores que a Traffic veio para o Palmeiras e sem ela não chegaríamos nunca nas quartas de final da Libertadores, vc concorda???

    Penso como vc, nem tudo esta perfeito ainda, longe disso, mas nem tudo esta errado. Infelizmente muitas pessoas vivem de passado, ninguém queria ver o Kleber indo para o Cruzeiro mas ñ foi possível contrata-lo, mas a maioria põe na conta de erros da diretoria e do Luxa a saída dele!!

    O que eu sei é seria extremamente bom para o Palmeiras que o prof. Belluzzo ficasse mais 02 anos, já que ele empresta uma credibilidade muito grande para nosso time, mas com estas críticas totalmente sem base, com todo o respeito,ele vai sair fora assim que puder, pois já deve estar com o saco na Lua e vamos torcer para que nas próximas eleições tenhamos um candidato da situação bem forte, já que estas críticas ao trabalho da diretoria só fortalece a oposição.

    As pessoas criticam ao sabor de resultados e um bom planejamento não pode ser feito com o coração e sim com a razão, independente de resultados. Em 2007 travei várias “brigas” com amigos meus que eram contra o Caio Jr. não que eu achasse ele o melhor técnico do mundo, mas simplesmente por que não se troca de técnico no meio da temporada, é só ver os times que chegam na frente do Brasileirão, invariavelmente não mexem nos técnicos, já os que caem para a segundona…

    Abraço!!

  18. Claudio Tanaka

    Olha, disparado o melhor comentario sobre a nossa eliminação. Parabens.

  19. Marco Aurélio Novelini

    Raul Ricardi…..

    Parece que alguns querem que a diretoria mande vários jogadores embora juntamente com o técnico e RESSUSSITE A POLÍTICA DO BOM E BARATO daquele presidente……..

    PARCEIRA: Um mal necessário neste momento. Já disse que nenhum clube nacional vive somente dos “seus” jogadores.

    TÉCNICO: Ele ganha bem pois é competente e o melhor do Brasil (não no momento).

    Já possuem até bordões…

    Se não vendêssemos o Valdívia….
    Se não vendêssemos o Henrique….

    Para que o Palmeiras montou a cesta de atletas? Para capitalizar o clube e segurar por um maior período alguns atletas importantes. E CONSEGUIU. Mas chegou a hora de vender! E foi isso que aconteceu!

    Na cabeça de alguns parece que tudo está errado!

  20. Rogerio Rocha

    Alvaro nisto vc tem toda razão ai todos erraram a diretoria a comissão tecnica mas vamos dar um voto de confiança pra todos eles ja vi que os caras querem mudar as coisas e vamos achar a rota de titulos que perdemos nos anos 90 espero de coração que venha a terceira academia

  21. Interessante Lourenço, vc pediu a saída do Caio Jr. e agora se arrepende… mas neste mesmo comentário – com excessão do Marcão, o resto dos jogadores é um bando.. um bando que só serve para o Palmeiras ou times bem menores…
    são as suas palavras certo??

    Então vc está pedindo a saída dos jogadores que foram contratados pela Traffic, para fazerem parte do planejamento que vc diz não existir… essa eu não entendi, amigo!!

    Quando na sua opinião, tínhamos planejamento vc pediu a saída do técnico, e agora fala que ñ temos planejamento e pede a saída de jogadores e provavelmente do técnico também, então me responde, como fazer um planejamento se nunca estará bom o suficiente para vc… me explica!!

    Um bando que chegou nas quartas de final da Libertadores e que caiu fora sem perder nenhum jogo para o Nacional, já as bambis perderam as duas para o Cruzeiro e são ditas por todos como o melhor planejamento do Brasil, exemplo que tem que ser seguido por todos, etc…

    Amigo acho que as críticas são extremamente necessárias, mas na minha visão são fáceis de se fazerem, me diga, como na sua opinião, fazer um bom planejamento visando um trabalho de médio/longo prazo????

    No aguardo!

  22. LOURENÇO CORSI NETO

    Que planejamento ?? Em 3 anos fez e desfez de 3 times, e conseguiu piorar, ano após ano… Eu só consigo ver um pouco de planejamento em 2007, quando o Palmeiras em janeiro não tinha nem bem um time e com o Caio Potter Junior montou-se uma base… eu me arrependo de pedir a saída dele.. pareciamos melhor planejado que nos ultimos dois anos.. O Palmeiras e a Traffic só esperam propostas para desfazer de Pierre, Diego Souza, Cleiton Xavier e Keirrison… poruqe, com excessão do Marcão, o resto dos jogadores é um bando.. um bando que só serve para o Palmeiras ou times bem menores…
    O único planejamento que existe é a venda de ilusões…

  23. Marco Aurélio Novelini

    Perdão…. as arrecadações dos clubes nacionais em REAIS…

    – Palmeiras: 134,5 milhões de REAIS
    – Inter: 132,9 milhões de REAIS

  24. Marco Aurélio Novelini

    Arthur Azevedo Ribeiro(#17),

    Com todo respeito: Opinião é uma coisa, FATO é outra coisa. O FATO é que o Inter com seus 100.000 sócios fechou o ano com arrecadação igual ao do Palmeiras!

    O Luís Fernando Tredinnick escreve toda semana sua coluna aqui no 3VV e demonstrou no dia 29/05 as receitas dos clubes nacionais:

    – SPFC: 158 milhões de reais
    – Palmeiras: 134,5 milhões de euros
    – Inter: 132,9 milhões de euros

    Destes 132 milhões do Inter, 27 milhões são oriundos do sócio torcedor. SENDO QUE O INTER POSSUI UMA TORCIDA MENOR QUE A METADE DA NOSSA. Ou seja, o Palmeiras possui mais que o dobro da quantidade de torcedores do Inter.

    É só pesquisar aqui no 3VV e na internet!

    Sabe quanto a SAMSUNG paga ao Palmeiras? Um pouco mais de 15 milhões de reais por ano.
    O Inter consegue quase o dobro só com os sócios torcedores.

    O sócio torcedor do Palmeiras DEVE por obrigação ter mais adeptos que o do Inter.

    30….40….50 milhões por ano!

    Aí sim poderemos caminhar com as próprias pernas e não depender da parceria (que agora se faz necessária) em breve.

  25. Marcelo Barbagallo

    Grande Cunio, tá dificil de agradar a galera, heim?… rss.
    O negócio é o seguinte: estou de pleno acordo com você e, por mais que se tente passar aos nossos amigos palmeirenses mais exaltados de que o momento é de avaliar e corrigir os erros e continuar melhorando o projeto do Palmeiras como time e como clube, está complicado.
    Realmente me assustei com varios comentarios onde só faltou mandar matar o profexô, o Toninho Cecíclio, o Cipullo e até o Belluzzo!
    Percebi tambem que até o Vicente “segurou” a mão por causa das discussões acontecidas.
    Cunio e amigos, concordo que o Internacional seja o exemplo a ser seguido por nós nesta fase, mas temos de ver como muitas coisas ainda estão distantes entre nós e o clube gaúcho.
    Primeiro, a pressão. Por maior e mais importante que seja o Inter, ele é basicamente um clube estadual, diferente de um Palmeiras, um Flamengo, um Corinthians, um Vasco e uma bichona leonora… Alguém se lembra do mundo caindo quando o Inter quase foi rebaixado? Duvido… Porque tirando a imprensa local, ninguém mais pressionou o clube.
    Segundo, as divisões de base do Inter vêm de muitos e muitos anos… enquanto nós estamos tentando começar o que está destruido. Como criar um Nilmar, um Pato, um Falcão, se é mais importante um filho de diretor ser o titular do time do que o “pobrezinho da periferia” que joga um bolão?
    Terceiro, um estádio de verdade. Por mais importante que seja o nosso Palestra Itália, hoje ele não passa de Jayme Cintra mais arrumadinho. Estádio tem que comportar um grande publico, não 25000, mas 40… 50000 palmeirenses que transfomarão nosso campo num verdadeiro caldeirão. Ou será que se o Boca tivesse um estádio para 25000 torcedores ele faria a pressão que faz lá dentro?
    Agora, DETESTO o Luxemburgo (você sabe bem disso, Cunio), mas que devemos deixar esse mala terminar seu contrato e puxar o carro do Palmeiras é o melhor que podemos fazer.
    Os jogadores? Bom… varios deles nem deveriam estar lá, mas o que devemos fazer é ir reformulando o elenco – independente se 2010 vai ser com o profexô ou com o Murici – para que a verdadeira base esteja montada.
    Gostaria que alguém passasse melhor os dados sobre as participações do Palmeiras nos campeonatos disputados. Acho que seria importante avaliarmos em que posições terminamos os campeonatos e, aí é que seria interessante, quantas vezes fomos desclassificados de torneios mata-mata por erros de arbitragem.
    Essa informação traria provavelmente a noção de quanto temos que trabalhar nos bastidores e qual o atual nivel do Palmeiras no futebol nacional.
    É muita coisa e muita informação para ser processada, mas acho que vai por aí um projeto vencedor para o Palmeiras… projeto que não acontece normalmente em 3, 4 ou 5 anos…
    Abraços a todos

  26. Alvaro G Mucida

    Rogerio, acho que o buraco eh mais embaixo. Não é só questão do Luxa ficar e sair. OK, ele vai ficar ao que tudo indica. Isso posto, nada vai mudar? Ele vai continuar com autonomia ilimitada? E nossa diretoria de futebol também não tem responsabilidade pelos resultados, contratações e uso dos recursos da folha salarial? E ninguém responde pela falta de força nos bastidores?

    Ah, mas o Cipullo vai escrever uma carta agora que O LEITE FOI DERRAMADO. Parabéns, quanta valentia, quanta habilidade política.

    By the way, o Cruzeiro não apenas escreveu uma carta ANTES DO SEU JOGO DECISIVO como também mandou um diretor PESSOALMENTE AO PARAGUAI.

    Mais uma vez peço, que tal mandarmos o depto de futebol fazer um estágio em BH?

  27. Rogerio Rocha

    Cunio penso assim tem muitos torcedores que por mais que a gente dê nossa opinião vai concordar os caras acham que tem que mandar o Luxa embora, eu acho que não que vc esta certo na sua cornetada, mas opinião é opinião não tem jeito. Mas a minha opinião é igual a sua pra colocar o verdão no caminho certo tem que manter o Luxa no minimo até o final deste Brasileirão.

  28. Arthur Azevedo Ribeiro

    Esse papo de sócio torcedor acho também que num tem nada a ver… O que isso representa ao clube deles por ano..??

    Eu vejo assim, se vc me permite
    A média de arrecadação do Beira Rio nos anos anteriores só no BR… Do site da CBF:
    Arrecadação no Brasileiro 2007 e 2008 do site da CBF:
    R$ 5.247.162,50 Palmeiras/SP (19)
    R$ 9.057.339,50 Palmeiras/SP (19)

    R$ 4.693.344,00 Internacional/RS (19)
    R$ 5.017.879,00 Internacional/RS (19)

    Nem precisamos comparar Paulista e Gaucho…

    Nossas Cotas de TV e do PPV são maiores, tem ainda a Adidas e a Samsung somando isso, o faturamento do Palmeiras mesmo com todo esse atraso, é muito maior…

    Nossas despesas também são muito maiores, gastamos muito mais que eles no Futebol…

    A explicação pro Inter de hoje ao meu ver é simples prezado Cunio:
    O Alexandre Pato (só esse 20 milhoes de euros de uma vez só), Rafael Sóbis, Alex etc.. todos muito bem vendidos…

    E tem mais…

    O guinhazú, magrão, d’alessandro foram todos de graça pra lá. O Kléber e parte do Nilmar são do Sonda…

    Visão, categoria de base, isso sim… E se os 3 lá de cima não fossem deles… Hoje eles estariam numa pindaiba braba…

    Aqui jogador de 25 anos num pode ser contratado porq num tem perfil… essa é a diferença principal dos clubes hoje em dia…

    E a diferença ainda vai continuar:
    O Tyson na minha opinião é melhor que o Pato, e aquele que entrou no segundo tempo contra os gambás, não o que foi expulso, o outro, tb é bom jogador…

    E qq time sulamericano meia boca hoje encara os gringos de igual pra igual… Coisas do futebol, nós jogamos melhor que o manchester e perdemos, os bambis sofreram pressão do Liverpool o jogo inteiro e foram campeões, o inter foi igual…
    Com todo respeito Cunio… é só a minha opinião…
    Abs..

  29. Alvaro G Mucida

    Cunio, ninguém discorda que tem que planejar e executar bem, mas qual é a implicação disso?

    Que a torcida não deveria querer mudar TUDO agora, recomeçando do zero? CONCORDO

    Por outro lado, pra mim, a cada etapa temos que avaliar o que foi feito de certo e de errado, e o que foi feito de errado tem que ser corrigido, estou errado? Ou devemos ficar inertes por um louco período pra só então avaliar tudo o que aconteceu?

    Será que é pedir demais?

  30. Alberto Cunio

    Arthur, o VL não recebe mais cornetadas. Ele é “hors-concours”, ou seja, está fora da disputa.

    Quanto ao Tite, é lógico que essa corneta na orelha dele é uma tirada de sarro. Sem dúvida que o trabalho dele é bom no Inter, mas fez caca aqui em SP e nós que viramos ouvido-penico.

  31. Arthur Azevedo Ribeiro

    E o Alvaro foi perfeito na analogia…

    Agora a cornetada hein..?? O Tite foi pra cima dos gambá aqui, num fico na retranca não, no segundo tempo o único lance deles de perigo deu o gol, (jogada ilegal por sinal)

    O gambazinho do gol resolveu pegar… Se o nilmar e o dalessandro jogasse o papo seria outro…

    E o técnico que escala 3 zagueiros e 2 volantes jogando em CASA contra um time uruguaio (retrancados por natureza)…?? Esse não merecia cornetada o ano inteiro..??

    Abs…

  32. Alberto Cunio

    Pessoal, estou sentindo um tom de reprovação do post por entender que estou “amaciando” ou sendo “conformista”. Nem uma coisa, nem outra. Se estivéssemos fazendo a coisa certa no tempo certo, estaríamos evoluindo. O que não está acontecendo.

    Cometi apenas um equívoco, já que o Inter quase caiu em 2002 junto conosco. Ou seja, levou 4 anos para sair do limbo ao título mundial. Arthur, isto serve de exemplo SIM. E não adianta dizer que o time deles tinha Gabiru e outros “refugos”. Ganharam a Libertadores e acabaram com o Barcelona no Japão: ponto final. Ninguém faz isso sem um time extremamente competitivo e sem um belíssimo planejamento. Veja no que se transformou o Internacional, associado a um bom planejamento: 100.000 sócios, estádio na Copa do Mundo e elenco badalado. TEMPO e PLANEJAMENTO. O Palmeiras está com a noção de ambas as coisas erradas. Não planeja corretamente e quer tudo NA HORA. Já escrevi, não se compra time nem títulos no supermercado. Valdívia, Henrique e cia. foram solução imediata para SAIR DA FILA, que já corria o risco de passar a anterior em anos.

  33. Arthur Azevedo Ribeiro

    Balela…

    Esse exemplo do Inter num tem nada a ver…

    O Tinga jogadoraço em 2005 nao jogou o Mundial… O gabirú ja era fefugo já naquela época… O Pato veio da base e estorou semanas antes… O Iarley ninguém queria… O Perdigão fazia parte do elenco… e aí..??

    Em 2007 no paulista não ficamos entre os 4, no brasileiro chegamos em sétimo…
    REFORÇADO o time em 2008, campeão paulista disparado..!!! liderou o brasileiro há 10 rodadas do fim e só num foi campeão porque abandonaram o time, atrasaram salários e venderam o principal jogador…

    Se ano passado o Valdívia num fosse vendido, nem o henrique. Nós éramos penta hoje…!! vc num acha?
    Era um time reforçado e muito bem reforçado em JANEIRO.
    E te pergunto mais, se o Palmeiras estivesse na Libertadores ano passado com aquele time… Os Bambis nós eliminamos no paulista com sobras, nós não tinhamos mais bola que a LDU..?? que o Flumerda..???

    Não vamos tampar sol com peneira, entrar numa Libertadores pra disputar, perder pros reservas do Inter, um time sem padrão, sem jogadas, só na raça, na correria e que depende do santo goleiro…

    Tem coisa errada e “planejamento” nehum… Estamos esperando o q??

    Como no post do Vicente de ontem, se manter inerte diante dessa situação, e tão errado quanto desmontar tudo e começar do zero..!!

    Abs

  34. Alvaro G Mucida

    Cunio, `as vezes o nome da coluna poderia ser “A amaciada do Cunio” 🙂

  35. Alvaro G Mucida

    Cunio, desculpe mas achei o tom do seu post um pouco conformista…

    Concordo que não podemos agir com precipitação no calor da emoção, jogar tudo pra cima e recomeçar do zero. Concordo que leva tempo pra reerguer o clube da situação calamitosa em que nos encontrávamos. Apesar do Palmeiras sempre ter que lutar por títulos, talvez nossa expectativa na Libertadores tenha sido inflada pelas circunstâncias em que fomos passando de fase. Concordo com tudo isso.

    Por outro lado, os fatos acima não devem servir de desculpa para que não estejamos constantemente avaliando o desempenho, analisando os erros e corrigindo a rota sempre que necessário. Lembro dos meus tempos de estudante que um piloto automático de um carro por exemplo funciona constantemente medindo a diferença entre entre a velocidade desejada e a velocidade medida e acelerando mais ou menos para corrigir tal erro, de modo a estar sempre perto da velocidade alvo, que é o objetivo.

    Outra analogia: imagine que uma empresa lance um produto planejando faturar 10 milhões no primeiro ano. Imagine que essa empresa surpreendentemente fature 10 milhões no primeiro semestre. Você acha que na reunião semestral a diretoria vai celebrar a meta atingida e simplesmente dar férias coletivas para todos no segundo semestre (afinal o objetivo foi conquistado)? Os objetivos também tem que ser revistos dadas as novas informações disponíveis, sejam elas internas ou externas… Seguindo nesse exemplo, imagine que nessa reunião semestral a diretoria fique sabendo que na verdade os 10 milhões foram conseguidos nos primeiros 3 meses e que nos 3 meses seguintes todo mundo ficou em casa curtindo a vida. Você acha que a diretoria vai aceitar isso? Meu ponto é o seguinte: já que a Libertadores não estava nos objetivos para esse ano, por isso temos que ignorar o show de horrores que o Luxa aprontou no 1o jogo com o Nacional?

    Mas meu comentário nem é pra pedir a cabeça do Luxa, sinceramente.

    Apenas acho que esse tem que ser um momento de reflexão.

    – O Palmeiras tem a maior folha salarial do país hoje. A alocação desses recursos está sendo eficiente? A maneira como o bolo está sendo dividido entre jogadores e comissão técnica faz sentido? E entre os jogadores, será que não estamos aceitando pagar muito pra jogadores de qualidade duvidosa?
    – E as contratações, como foram? O processo de contratação está certo (com o treinador escolhendo e dispensando com total autonomia)?
    – E a diretoria de futebol, tem feito as cobranças necessárias no dia a dia? Tem atuado nos bastidores pra proteger nossos interesses como pedimos há anos? Ou tem adotado aquela postura arrogante de que isso não é necessário afinal somos os bastiões da ética? Cipullo, Orlandi, Marino, Toninho Cecilio. Qual o papel de cada um? Eles tem cumprido seus papeis satisfatoriamente?

    Perguntar não ofende.

    Não é porque o horizonte é de x anos que vamos deixar o barco desgovernado e cobrar apenas no final, é? Esse não me parece um método inteligente de gestão…

  36. Diego Caio Terense Peressinotto

    Cúnio, concordo com você em muitos pontos, principalmente nos que diz que uma equipe para ser campeã da Libertadores e Mundial não é feita da noite para o dia. Mas se tiver condições, faça um favor a todos os Palmeirenses, levante a folha salarial do Departamento de Futebol Profissinal do Inter de 2006, do São Paulo de 2005 e do Palmeiras de 2008 e 2009. Assim talvéz você entenderá o porque de tanta pressa por resultados por parte da torcida. Se for para montar uma equipe como o Inter que tem dois ou três valores individuais e o resto é apenas entrosamento, primeiro passo é mandar todo mundo embora e contratar de novo, pois jogador com status de craque é o que o Palmeiras mais tem e isso custa muito para ser trabalhado a longo tempo. Esses atletas com os custos e status que tem, são jogadores para decidir titulos em curto prazo e convenhamos, para ganhar Paulista, Copa do Brasil e Brasileirão não precisa muito não, esse ano (2009), é o primeiro depois de MUITOS que vejo um Brasileirão com mais de três times em condições de título, condições essas, reais. Do resto tinha o São Paulo sempre muito forte, o próprio Inter e os outros 18 correndo por fora. Então o que se tem que pensar é se vale a pena investir tanto dinheiro para um projeto a longo prazo. Eu acho que não, a longo prazo porderiamos montar um time bem mais barato, que jogasse por meio de um entrosamento do que por valores individuais.

  37. Rogerio Rocha

    Parabéns Cunio uma das melhores colunas que vc já escreveu, concordo plenamente com vc mas a Uniformizada mais atrapalha do que ajuda, e não pensam nas consequencias, Belluzzo nesta hora esta mostrando pq é um presidente diferente, vai manter o Luxa, pois me lembro quando o Luxa falou isto, que estava montando o time pro Brasileiro, eu acredito no trabalho que se esta realizando e vamos ganhar este Brasileiro e vamos aplaudir a comissão tecnica e o Presidente que esta tentando acertar as coisas que tenho certeza que agora vai

  38. Alberto, vc está certíssimo, não pe preciso acrescentar nada, da minha parte!!

    Marco Aurelio Novelini,
    vc também acertou em cheio, Parabéns mais uma vez!!

  39. Marco Aurélio Novelini

    Já disse no POST do Vicente e vou repetir aqui:

    O LUXEMBURGO É CULPADO DE TUDO O QUE ACONTECE DE ERRADO NO PALMEIRAS?

    O presidente BANCOU as chegadas de vários jogadores contestados. Vocês acham que o Belluzzo tem a “cara de pau” de bater nas costas do Luxemburgo e dizer:

    “Tchau! Valeu por tudo, mas o Obina, o Mozart, etc não jogam nada. Portanto você está demitido!”

    ?????

    A culpa de tudo isso é de TODOS e não só do Luxemburgo. Sobre a montagem do time, por que isso ocorreu?

    POR QUE O PALMEIRAS (como todos os clubes brasileiros) NÃO POSSUI RECURSOS PARA PAGAR MULTA CONTRATUAL E CONTRATAR JOGADORES EM DEFINITIVO. VIVEMOS DE JOGADORES EM FINAL DE CONTRATO OU ENCOSTADOS EM OUTROS CLUBES.

    Hoje em dia, pagar multa contratual é coisa de parceria. Mas não podemos cobrar que ela faça isso. A era da Parmalat onde a diretoria escolhia o jogador e a parceira contratava sem reclamar já passou. Agora é outro tempo.

    Para que essa realidade mude LEVA TEMPO. E os torcedores poderão participar como SÓCIO TORCEDOR. Logo logo sairá o nosso projeto.

    SERÁ QUE AJUDAREMOS OU FICAREMOS SEMPRE RECLAMANDO DO TIME?????

  40. Luiz Rogerio Napoleão

    Cunio, vc ta pegando muito leve com esse time, se a gente não consegue ganhar desse timeco do Nacional, vamos ganhar de quem? Acho que a hora de mudanças é agora, pois quanto mais tempo passar é pior…

    Abss

  41. Andre Luiz Martins Oltemare

    Não tem planejamento nem a curto,médio e longo prazo…isso é balela…..quem contrata Obina e Mozart…..planejou o que…..
    O Mozart veio para as vagas de Edmilson e Sandro Silva até hoje não entrou em forma…foi dito que precisavam de um jogador prá chegar e jogar…
    Obina chega na terça e já joga na quarta,e os atletas que estão no grupo acham o que disso…..ser preterido pelo Kaká,Cristiano Ronaldo,Zidane,Ibra tudo bem…..agora passar a vez pro Obina que ficou não sei quantos meses sem fazer um gol.
    Se não me engano que manda no futebol do Palmeiras é advogado…….coloca alguem do esporte lá Brunoro,Bebeto de Freitas,Bernadinho,etc….

  42. Marcio Zambon

    Alberto,
    Concordo com você sobre como um título do porte da Libertadores é ganho de forma gradativa. Mas, para isso, não pode acontecer um desmanche como ocorreu no ano passado, senão correremos o risco de ficar patinando e não sair do lugar.
    Sobre a cornetada, não concordo muito, não. O Tite não é a oitava maravilha em tática, mas topou encarar a gambazada mesmo jogando no Pacaembu. O problema é que acreditou na tal história do “melhor elenco do Brasil” que a imprensa criou e apostou em Alecsandro, Marcelo Cordeiro, Leandrão e outras porcarias. Deu no que deu.

  43. João Gomes Yzquierdo Neto

    Ontem usamos o teclado como descarga, hoje com a eliminação dos bambis, o sangue esfriou um pouco, os comentários tendem a ser amenos. Um abraço Cunio.

  44. Marco Aurélio Novelini

    Cunio….

    Como sempre as cornetas “bem tocadas”.

    É isso mesmo, LONGO PRAZO. Pois o mesmo planejamento a curto prazo que nos leva temporariamente ao topo nos leva para uma série B. Portanto, caso queiram uma conquista de Libertadores precisa disputar TODO ANO.

    Creio que neste segundo semestre as coisas serão diferente. Acredito que no final do ano teremos o título nacional para acalmar os ânimos.

Comments are closed.