Arbitragem de Alexis Herrera em SEP 2×1 IDL

Oiti Cipriani

Palmeiras 2×1 Independiente del Valle

15/05/2024

Copa Libertadores da Américva R06 fase de grupos

  • Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
  • Árbitro assistente 1: Lubin Torrealba (VEN)
  • Árbitro assistente 2: Alberto Ponte (VEN)
  • Quarto Árbitro: Vender Herrera (VEN)
  • VAR: Fernando Vejar (CHI)
  • AVAR: Benjamin Saravia (CHI)

Árbitro

Árbitro venezuelano, de 34 anos – nascido em 21/12/1989 em Valencia, Venezuela.

O jogo da noite desta quarta feira foi o 6º na atual Copa Libertadores. Nos cinco anteriores, apresentou 22 cartões amarelos e dois cartões vermelho direto, assinalando dois tiros penais. 

Foi o árbitro da derrota do Palmeiras na Libertadores 2023, para o Bolivar, por 3×1.

Análise técnica  

Em tom de ironia, quando me perguntaram o que achei da atuação do árbitro neste jogo, dizia que a cigana que o enganou prevendo que seria árbitro de futebol deveria ter sua bola de cristal confiscada. 

Que atuação medíocre! Confusa, medrosa, sem qualquer critério plausível; cada hora era uma decisão diferente para jogadas semelhantes. 

Estava tão confuso, que em uma jogada que dois adversários se embolaram, e o jogador do Palmeiras saiu em um ataque promissor, ele parou a jogada e assinalou falta a favor do time brasileiro. Para seu azar, com a colaboração do goleiro equatoriano, Ríos acertou um chute forte e fez o primeiro gol da partida… mas ficou claro que ele não sabia o que decidir no lance anterior. 

Perdeu inúmeras vantagens, para ambos os lados. Assinalou um tiro penal a favor do Palmeiras, que a luz das regras vigentes, foi bem marcado; mas convenhamos, ninguém consegue saltar com os braços fechados, como um jogador de pebolim! Os braços são usados como parte do equilíbrio, além de que o jogador do Del Valle estava de costas …, mas são orientações: com os braços abertos, aumenta seu raio de ação. 

O que fala a regras sobre este lance: após a 135ª conferência, a entidade máxima do futebol emitiu uma nota em que reiterou que o resumo da regra é: será infração toda vez que a mão ou braço expandir a área do corpo de forma não natural. Foi exatamente o que ocorreu neste lance. 

Não inibiu ou coibiu o retardamento de jogo praticado pelo goleiro, quando o jogo estava empatado. O goleiro levava até 35 segundos para repor a bola em um tiro de meta. E repor a bola em disputa, quando estava em suas mãos, por volta de 20 segundos (cronometrei a maior parte destas paradas).

Disciplina

Assinalou 27 faltas durante o jogo; 15 contra o Palmeiras e 12 contra o IDV. Mostrou dois cartões durante o jogo para os jogadores do IDV – Caicedo, por jogada temerária e Arroyo por agarrar o adversário e impedir um ataque promissor. Entradas violentas cometidas pelas duas equipes foram solenemente ignoradas pelo árbitro. 

Disciplinarmente manteve a média da atuação técnica.

Controle de tempo

Acresceu três minutos no primeiro tempo! Foi ridículo este acréscimo. Somente nos tiros de meta e reposição de bola em disputa do goleiro foram consumidos mais tempo que isto, sem contar as simulações do IDV, que aparentemente queria sair do Brasil com um empate na bagagem. Ocorreram muitas paralisações por choque de cabeça, que não foram computados na concessão de acréscimos.

No segundo tempo foram acrescidos cinco minutos; também foi econômico. Somente na contusão de Gustavo Gómez e o atacante do IDV foram consumidos três minutos, além do tempo de substituições. 

Árbitro ferrenho defensor da tese que “bola parada é a favor do árbitro”. Interrompia o jogo, mesmo em contra-ataques promissores, para atendimento. A grande maioria por simulação.

Assistentes

O Palmeiras, além dos dois gols, chutou quatro vezes certos e em todas o goleiro ao repor a bola em disputa, saia com ela nas mãos fora da área. E ambos os assistentes não se atentaram para esta infração. Anularam três gols por impedimento: dois do Palmeira e um do IDV, corroborados pelo VAR. Ambos acompanharam o mesmo nível do árbitro no trabalho.

VAR

Corroborou com a decisão de campo nas anulações dos gols e na marcação do tiro penal.

Conclusão

Conforme relatamos acima, foi um trabalho abaixo do nível exigido de um árbitro internacional FIFA.

***

Leia mais

+Pós jogo Palmeiras 2×1 IDL

+Coletiva de Abel Ferreira

***

PosClubeJVEDGPGCSGPG
16420145914
262226608
3621389-17
46114614-84