Números, estatísticas e indicadores da temporada 2024, parte 2: arbitragem

Atualizado 17h00 de 22/12/2024

No post anterior sobre o balanço da temporada 2024 publicamos o número de jogos, aproveitamento e participação de jogadores.

Ainda explorando o que ocorreu dentro das quatro linhas, vamos falar da arbitragem em 2024.

Quem mais apitou?

Em 67 partidas no ano, Anderson Daronco e Bárulio da Silva Machado foram os árbitros que mais apitaram partidas do Palmeiras no ano. Cada um arbitrou um total de seis jogos. Com Daronco o Palmeiras teve melhor sorte: quatro vitórias, um empate e uma derrota.

Fonte: Data 3VV; www.3vv.com.br

No total foram 32 árbitros nestas 67 partidas. E conforme indica o quadro acima, 17 árbitros fizeram mais de uma partida do Palmerias.

Analisando-se somente estes 17 árbitros, com mais de uma partida, com Wilton Pereira Sampaio tivemos ZERO vitória. Foi o único árbitro dentro desta amostra onde o Palmeiras não venceu. Foram CINCO partidas, com dois empates e três derrotas.

Árbitros Internacionais

O Palmeiras fez pela Libertadores da América em 2024 oito partidas. E foram oito árbitros diferentes:

Foram quatro vitórias, três empates e uma derrota. Aquela que nos eliminou da Libertadores, contra o Botafogo, 1×2, apitada por Esteban Ostojich.

Ranking Osservatorio Arbitrale/3VV: o melhor do ano!

Neste ano de 2024 demos continuidade à coluna Osservatorio Arbitrale, do nosso querido Oiti Cipriani. Destre as 67 partidas jogadas, Cipriani analisou 63 partidas (!!). E, como aqueles que acompanham sabem, em cada análise há uma nota de 0 a 10 para três critérios: desempenho técnico, disciplina e controle do tempo. E a partir dos três critérios o árbitro recebe uma média da partida.

Este média, chamada por nós como SCORE, quando combinada, classifica o árbitro dentro de um ranking.

Em 2024 no ranking 3VV, o árbitro O árbitro apitou apenas uma partida, contra o Bahia, pela 15a rodada do Campeonato Brasileiro, e o Palmeiras ganhou por 2×0.

A partir deste score, fizemos o Ranking 3vv Osservatorio Arbitrale. Para este ranking anual, o árbitro deve ter apitado pelo menos duas partidas do Palmeiras no ano de 2024 analisadas pelo nosso Oiti.

E neste critério, o árbitro com maior score, ou seja, o que teve melhor desempenho na análise do nosso colunista Oiti Cipriani foi Jonathan Benkenstein Pinheiro, que 8,8 em duas partidas analisadas na nossa coluna. Bráulio da Silva Machado vem em segundo, com um score médio de 7,96, em cinco jogos. Veja o ranking dos 10 árbitros brasileiros que apitaram pelo menos duas partidas do Palmeiras no ano.

E o pior? ou piores do ano?

Pra não perder o hábito, os árbitros com PIOR SCORES, e que apitaram pelo menos duas partidas e que foram analisadas por nosso colunista, Foram: Ramon Abatti Abel, com SCORE 5,6 e três partidas. Davi de Oliveira Lacerda, com duas partidas e SCORE, 5,7. E claro, ele não poderia ficar de fora: Wilton Pereira Sampaio, com cinco partidas e SCORE 5,8.

A pior partida que este árbitro fez este ano foi a vitória o Fluminense por 1×0 contra o Palmeiras, em 24 de julho, no Maracanã, pela R19 do Brasileiro.

***

Então é isso. Na próxima coluna vamos analisar o desempenho em 2024 do Palmeiras no Allianz e fora dele.

Saudações Alviverdes!

Comments (1)

  1. Não dá para esconder que o ano de 2024 acabou sendo frustrante. Que o próximo ano seja muito mais vitorioso!

Comments are closed.