Análise da Arbitragem R29
Por Danilo Cersosimo
Na pior apresentação do Palmeiras neste Brasileiro vimos o time perder para uma das equipes mais frágies (técnica e fisicamente) deste campeonato. E de maneira incontestável – mesmo o 3º gol do adversário sendo em impedimento.
O árbitro Vagner Tardelli (RJ) atuou de maneira caseira, sempre apitando faltas para os donos da casa. Também amarelou por demais os jogadores – especialmente os do Palmeiras. Aliás, nossos atletas precisam aprender a se controlar um pouco mais, pois estamos levando muitos cartões desnecessários – para um elenco tão limitado isso é perigoso e pode trazer prejuízos.
Apesar da arbitragem truncada – que parou o jogo a todo momento, a partida de modo geral não foi violenta – a entrada de Sandro Silva em Vagner me pareceu um acidente do jogo não-intencional.
O mais negativo da arbitragem foi a auxiliar Marcia Lopes Caetano (RO-Fifa), que não viu impedimento claro de Bruno Mineiro no 3º gol – não mudaria muita coisa, dada a letargia do time.
***
No sábado, num Maracanã lotado o Flamengo (nosso próximo adversário) venceu o São Paulo com um pênalti polêmico.
Por mais que a maioria da crônica esportiva tenha visto falta no lance de Jorge Vagner sobre Zé Roberto eu confesso que não teria assinalado penalidade máxima naquela jogada. Pra mim foi um choque normal. Na Europa dificilmente seria pênalti. No Maracanã lotado, o árbitro não hesitou.
Na cobrança de Petkovic o auxiliar Marrubson Freitas (que já prejudicou o Palmeiras gravemente no BR07 contra o Paraná Clube) apontou falta de Rogério Ceni – este teria se adiantado. Novamente penso que a arbitragem errou em mandar voltar a cobrança. DESSA VEZ, o goleiro sãopaulino não se adiantou de maneira acintosa, como costuma fazer. Talvez o bandeira tenha invalidado a defesa exatamente pela fama do Rogério Ceni.
Na segunda chance, Petkovic como craque que é e com sangue frio marcou o segundo gol do Flamengo.
O mais engraçado dessa história é a gritaria contra a invalidação da defesa de Rogério – pouca gente lembrou que o Palmeiras foi desclassificado pelo tal do Ipatinga em pleno Palestra por conta de um bandeira que anulou uma defesa legítima de Diego Cavalieri numa Copa do Brasil – naquela ocasião os DOIS PÉS de Diego estavam ATRÁS da linha do gol.
Esse é o retrato da arbitragem brasileira: sem critérios, sem padrão definido e extremamente caseira. Fosse no Morumbi e a defesa teria valido.
***
Comments (10)
Claudio Baptista Jr.
No jogo do sp, houveram ao menos 3 faltas de igual intensidade daquela que originou a expulsão do Love e que não foram alvo da mesma interpretação.
Felipe Monteiro Virolli
Na minha opinião, JORGE WAGNER foi IMPRUDENTE no lance. O Zé Roberto se antecipou e foi tocado. Dentro da área = PÊNALTI. Rogério se adiantou = tem que VOLTAR a cobrança. Na minha visão, a arbitragem ACERTOU. Aliás, critérios à parte (já que a maioria dos árbitros não os tem), neste jogo, o árbitro e seu auxiliar acertaram.
Vagner Love deveria ter sido expuslo na rodada anterior? TALVEZ NÃO. Mas o juiz aplicou a regra (dane-se se foi com ou sem critério). O mesmo caso vale para o lance das meninas. O árbitro aplicou a regra, portanto, não há o que discutir. Pra mim foi PÊNALTI e a mina se ADIANTOU muito, portanto, não vejo motivos para elas reclamarem.
Respeito sua opinião, mas desta vez, não concordo.
Abs.
Danilo Cersosimo
Marco Túlio, concordo! só a profissionalização poderá minimizar os erros de arbitragem, além de principalmente trazer maior transparencia ao negócio futebol!
Marco Túlio de Vasconcelos Dias
O último parágrafo do seu texto define bem: a arbitragem nao tem criterio nenhum; nao tem padrao; nao é confiavel e é totalmente caseira. Profissionalização já !!
Danilo Cersosimo
Valter, achei que foi uma “adiantada” menos grave que a do São Marcos no jogo contra o Atlético-MG, por exemplo. Eu não teria mandado voltar nenhuma das duas.
Joselito: concordo! Ontem o time que entrou em campo era do o “Professô”!
Valter Rodrigues de Freitas
Concordo contigo em parte Danilo, isto porque, tambem não achei que foi penalti, mas que a Rogéria se adiantou a isso sim, e como se adiantou.
Vibrei quando o juiz mandou repetir a cobrança, até para quebrar um pouco aquela empáfia do nariz empinado, valeu.
Andre Luiz Martins Oltemare
faz 4 ou 5 rodadas que os erros diminuíram….isso é bom….temos que resaltar por que apitar não é fácil…..
Luciano Stinchi
Só eu achei que não foi falta no lance que originou o 1° gol? Aliás foi falta, do pitoresco jogador do Nautico que agarrou a bola após se atirar…
JOSELITO LUIZ GONÇALVES
É Danilo, que essa vergonhosa derrota nos sirva de lição, pois não ganhamos nada ainda. E outra, o Kid Madureira não quer um pedaçinho do título??Então manda para ele Marcão, Jéferson, Sandro Silva, Jumar, todas essas dragas.Pelo amor de Deus tá na hora desses caras irem embora, como sãoruins.
João Gomes Yzquierdo Neto
Hoje, não vou acrescentar nada a sua análise Danilo, foi isso que vi também nesta R29.