Arbitragem Fabiano Monteiro dos Santos NOV 4×0 SEP
Por Oiti Cipriani
NOVORIZONTINO 4 X 0 PALMEIRAS
- Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos
- Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Bruno Silva de Jesus
- Quarto árbitro: Gabriel Henrique Meira Bispo
- VAR: Adriano de Assis Miranda
Árbitro
Árbitro de 28 anos (09/09/1997), formado em 2017 pela Federação Paulista de Futebol. No corrente campeonato, incluindo o jogo desta noite em Novo Horizonte, foi o terceiro jogo, mostrando 12 cartões amarelos e um vermelho.
Análise Técnica
Lances polêmicos
Único lance que poderia causar controvérsia seria um suposto pênalti não marcado sobre Allan, quando o jogo estava 1×0 para o time da casa. Segundo orientações aos árbitros, para se marcar um tiro penal, tem que considerar a intensidade da ação, e não teve esta característica para a punição. Todavia, com o jogador com o corpo no ar, saltando para alcançar a bola, qualquer intensidade de toque o desloca e impede a ação. A pergunta que fica no ar, são 10 pessoas (*) para analisar um lance (4 em campo e 6 no VAR) e ninguém viu irregularidade para, ao menos, chamar o árbitro ao vídeo e rever o lance?
(*) Para um jogo de futebol a FPF escala 14 pessoas para o jogo, claro, que tudo às expensas dos clubes, que estão com o pires na mão, para fechar as contas no final do mês, salvo raríssimas exceções.
Trabalho de campo
Independente de polêmicas, querer jogar nas costas da arbitragem uma derrota acachapante como esta seria o cúmulo do fanatismo. Com este placar dilatado, qualquer erro que o árbitro tenha cometido, no varejo, serão de pequena monta para o resultado final, portanto, nem vamos apontá-los ou em enumerá-los.
AVALIAÇÃO: 8,5
Disciplina
Foram assinaladas 33 faltas, 23 contra o time da casa e 10 contra o Palmeiras, mostrando quatro cartões amarelos, três para o time do interior e um para o time da capital, todos por ação temerária. No quesito disciplina, foi um jogo tranquilo.
AVALIAÇÃO: 8,5
Controle de tempo
Acresceu 4 minutos no primeiro tempo e 3 no segundo tempo. Se considerarmos tempo de hidratação, no segundo tempo foi muito exígua a reposição de tempo, mas, com o jogo decidido, foi correta.
- tempo total de jogo: 97’07
- Bola Rolando: 55’17
- Paradas de jogo: 105
AVALIAÇÃO: 8,5
Assistentes
Trabalho facilitado pelo andamento do jogo, assinalando somente1 impedimento e se limitaram a apontar saídas de bola para fora do campo.
VAR
Deveria chamar o arbitro para ver o video no lance acima descrito.
Conclusão
Arbitragem foi facilitada pelo marasmo e inoperância do Palmeiras.
AVALIAÇÃO: 8,5
***