Arbitragem de Matheus Candançan em SEP 1×0 NOV
Crédito da imagem: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon
Por Oiti Cipriani
PALMEIRAS 1 X 0 NOVO HORIZONTINO
COMPETIÇÃO: FINAL – CAMPEONATO PAULISTA 2026
- Árbitro: Matheus Delgado Candançan
- Árbitro Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis
- Árbitro Assistente 2: Evandro de Melo Lima
- Quarto Árbitro: Murilo Tarrega Victor
- VAR: Marcio Henrique de Gois
Árbitro
Árbitro de 27 anos (06/06/1998), engenheiro, FIFA em 2025, apitou o jogo no quintal de casa: Barueri é sua cidade de moradia.
O jogo desta noite de quarta-feira foi o 9º jogo no corrente campeonato, mostrando 46 cartões amarelos e dois vermelhos diretos, assinalando cinco tiros penais.
Análise Técnica
Lances polêmicos
Tivemos dois lances polêmicos no jogo:
1) Pênalti contra o Palmeiras, o defensor Gustavo Gómez, acerta o pé do atacante, no limite interno da área. Pênalti claro, nada a contestar. O árbitro ainda deixou seguir o lance, que era um promissor gol; como o goleiro defendeu, e a vantagem não se concretizou, voltou e assinalou a penalidade.
2) Gol anulado de Gustavo Gómez. Pela esdrúxula regra atual, estava impedido, com o ombro a frente do defensor, quando a bola foi tocada. Já dissemos exaustivamente que esta regra está correta se fosse o contrário… qualquer parte do atacante que esteja na mesma linha do defensor, segue o jogo e vamos priorizar o objetivo básico do futebol, que é o gol. Aparentemente a Lei Wenger não será aprovada, que seria esta modificação de entendimento. Enquanto isto vamos com esta aberração contra um dos princípios da lei do impedimento, que é tirar vantagem da posição. A pergunta: o que 20 cm dá de vantagem ao atacante em uma disputa de bola?
Trabalho de campo
Depois da lacração de domingo, no jogo contra o São Paulo, que a ordem de escalar uma equipe de arbitragem totalmente feminina, para prestigiar – depois da entrevista do jogador do RBB – optaram por garantir uma arbitragem mais segura e não tentar descobrir a roda. Marcou algumas faltas que seriam disputa de espaço e deixou de marcar algumas faltas que realmente aconteceram, mas nada que influísse no resultado o jogo. Tem boa velocidade para acompanhar o desenvolvimento das jogadas e se posiciona bem em campo, não interferindo na circulação da bola. O árbitro não teve qualquer influência no jogo.
AVALIAÇÃO: 8,0
Disciplina
Assinalou 27 faltas durante o jogo, 13 contra o Palmeiras e 14 contra o Novo Horizontino. Mostrando seis cartões amarelos – dois para os jogadores Mauricio e Árias do Palmeiras e quatro para os jogadores Alvarino, Dantas, Leo Naldi e Jordy. Podemos criticar o critério de cartão amarelos mostrados. No primeiro tempo jogador do NH impediu o início de um ataque promissor e no segundo tempo deixou de punir jogador do mesmo time que segurou Flaco López, punindo somente tecnicamente, quando caberia punição disciplinar. Posteriormente puniu Mauricio por uma falta similar ao segurar o adversário. O amarelo para Árias foi rigoroso; uma punição técnica era o suficiente. O auxiliar técnico do Palmeiras também foi punido com cartão amarelo.
AVALIAÇÃO: 6,0
Controle de tempo
Acréscimos:
- 1º tempo 5 minutos
- 2º tempo: 6 minutos.
Bom critério de acréscimos. Puniu o goleiro Jordy por retardar o reinício de jogo.
- Tempo total de jogo: 101’38
- Bola Rolando: 51’26 (50,5%)
- Paradas de jogo: 109
- Posse de bola: Palmeiras 72 % x Novo Horizontino 28 %
AVALIAÇÃO: 7,0
Assistentes
Foram pouco exigidos no jogo, assinalando quatro impedimentos do Palmeiras e nenhum no NH.
VAR
Conforme protocolo, não interveio na decisão de campo do árbitro na marcação do penal. O impedimento no que seria o segundo gol do Palmeiras, foi muito ajustado, pelas imagens, estava realmente à frente do penúltimo defensor. Mas enquanto não tivermos o impedimento automático, sempre ficará uma dívida em relação às linhas em marcação muito ajustadas.
Conclusão
Foi uma arbitragem segura. Ocorreram alguns erros de menor monta, nada que interferisse no marcador final.
AVALIAÇÃO: 7,0
***
Comments (1)
Ronaldo Ramires
o Matheus poderá se tornar muito bom árbitro de futebol, precisa melhorar a questão da disciplina que usou critérios confusos de punições/ cartões, foi bem auxiliados pelos assistentes.
Nota: 6,6