GOLEIROS: Quais os 10 melhores goleiros do Palmeiras ?

A seção TOP TEN é uma brincadeira sadia que em toda mesa de palmeirenses surge: quem são os 10 melhores que passaram pelo Palmeiras?

Isso vale para o goleiro, o atacante, o lateral direito…. o treinador, o PRESIDENTE.

Então vamos iniciar aqui esse debate. Quem são os 10 melhores? Não necessariamente aquele que você palmeirense viu jogar. Mas pelas referências que você tem, pelo “ouvi dizer”, ou mesmo pelo que você viu.

Para facilitar nossa vida deixamos em ordem cronológica. Para não termos que discutir se Marcos foi melhor que Leão. Se Oberdan foi melhor que Valdir. Ou se o Weverton foi melhor de todos.

Divirta-se e deixe sua opinião. Quais os 10 maiores goleiros do Palmeiras? E teremos outros debates como esse.

***

Os 10 maioes…

  • (20/27) Primo – Primeiro grande goleiro do Palestra. Titular no Primeiro Título em 1920. Primeiro convocado para a Seleção (onde foi Campeão Sulamericano). Campeão Paulista Invicto de 1926, bicampeão em 1927 quando se aposentou. 
  • (29/34) Nascimento – Goleiro titular do tricampeonato 32/33/34, incluindo o primeiro titulo “nacional” profissional em 1933. 
  • (41/54) Oberdan – Dispensa apresentações, maior goleiro do Brasil na década de 40, estava no ano turbulento de 42, honrou o nascimento do Palmeiras, inúmeros recordes e títulos. 
  • (58/68) Valdir – Destaque os títulos de 59, 60, 63, 65, 67 … (incluindo Seleção Brasileira) titular da I Academia.
  • (69/86) Leão – Tecnicamente provavelmente o melhor, de personalidade forte, um dos líderes da II Academia e inesquecíveis títulos de 72/73/74
  • (88/99) Veloso – Mais de 450 jogos como titular, Inúmeros títulos nos anos 90 …. destaque em 1994 e na Libertadores de 99 até se lesionar. 
  • (92/06) Sergio – Mais de 330 jogos como titular, entra na minha lista em especial pela campanha e titulo de 1993.
  • (92/11) Marcos – Mais de 500 jogos como titular. Dispensa comentários.
  • (13/19) Prass – Chegou no momento mais difícil, e além dos inúmeros motivos, o gol de penalti contra o Santos é épico, pela atitude.
  • (18/21) Weverton – Além da postura e técnica, o titulo da Libertadores de 2020 já o coloca entre os 10 maiores da historia.

Menções Honrosas

  • Jaílson – Pela brilhante campanha de 2018, depois de renascer em um quase fim de carreira no Palmeiras …
  • Gilmar – Melhor goleiro dos anos de chumbo, especialmente na campanha de 86, faltou o título …. 
  • F. Cripa – Uma carreira não tão chamativa, mas estava no gol na reta final do titulo de 51 …
  • Jurandyr – Grande goleiro dos anos 30, titular absoluto da Seleção Brasileira …

E aí meu caro leitor. Concorda? Discorda? Deixe nos comentários sua opinião.

Comments (5)

  1. Zetti
    Chicao defendeu os penaltis em Madrid Colchoneros perderem 4 penaltis diante do Chicão

  2. A lista dos 10 melhores presidentes vai ser difícil completar com 10… Já os dos 10 piores é bem concorrida … Sr. Carlos Facchina já seria candidato pra essa ultima…

  3. DONATO, o Lúcido

    Correções para o texto.
    A brilhante campanha de Jailson foi em 2016.
    Gilmar jogou no Palmeiras até final de 83. No fatídico jogo de 86, o goleiro era o Martorelli que, a meu ver, falhou nos dois gols. Uma bola defensável no primeiro gol e uma lambança conjunta com o Denys no segundo…

  4. DONATO, o Lúcido

    Errata: Zetti jogou no gol do Palmeiras até novembro de 1988

  5. DONATO, o Lúcido

    A meu ver, há um lapso nesta lista. Zetti, que foi titular da SEP entre março de 87 e novembro de 99, foi o recordista de tempo sem tomar gols. Honrou nossa camisa com grandes defesas e não poupou esforços para defender nossas cores, colocando, inclusive sua integridade física em risco – verdadeiras provas de amor à SEP. Lembro de um jogo contra o União de Araras em 88, que vencíamos por um a zero (gol de Cesar Pereyra) e, em ataque do adversário no final do jogo, saiu de cara no pé do atacante adversário, onde se contundiu, mas garantiu o resultado. E em novembro de 88, em jogo contra o Flamerda, quando em dividida com o atacante chorão Bebeto, teve sua perna quebrada pelo covarde.
    Se depois ele fez história em nosso inimigo e impediu nossas vitórias, que esta conta seja apresentada ao Sr Carlos Facchina e aos descendentes do Sr. Márcio Papa, que o obrigaram a pintar e vender quadros para sobreviver. Mas é inegável que Zetti honrou nossas cores.

Comments are closed.