Arbitragem Palmeiras x Ceará: como foi Caio Max?

Por Oiti Cipriani

JOGO  

JOGO: PALMEIRAS x CEARÁ                                        

DATA:  06/04/2022

Por Oiti Cipriani

ÁRBITROS 

ÁRBITRO ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­:   Caio Max Augusto Vieira

ARB.ASSIST.1: Jean Marcio dos Santos

ARB. ASSIST.2: Lorival Candido das Flores

ARB. VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro

AVALIAÇÃO GERAL 

O que estava fazendo aquele pote de mostarda, fantasiado de árbitro, correndo sem rumo no meio de campo, correndo a esmo, para lugar nenhum?

CONTROLE DO JOGO

Aparentemente, o fantasiado escalado  não conhece regra de futebol, pois várias obstruções não foram punidas, como se não existissem nas regras.

Com 2 gols em 13 minutos de partida, o time do Ceará abusou do retardamento de jogo, usando as mais diferentes artimanhas, ora demorando para repor bola em jogo, ora simulando contusão. Todo este retardamento não foi reposto na recuperação de tempo perdido.

O jogador Vina do Ceará, toda marcação  cercava o árbitro,  sem qualquer ação para coibir está ação.

Para mostrar autoridade, sinalizava mais que balizador em aeroporto ou guarda de trânsito em congestionamento. 

SOBRE CONTROLE DE FALTAS E CARTÕES

A regra diz que simulações devem ser punidas com cartão amarelo e no caso de reincidência de cartão amarelo, cartão vermelho deve ser exibido.

Crédito Cesar Greco

Esta regra não especifica simulação de faltas ou pênaltis, mas sim todas, repito, todas as simulações devem ser punidas.

Lembram-se quando começou a ser aplicada está regra? Depois das punições serem constantes. hoje raramente vemos simulações de faltas ou pênaltis.

Porque os árbitros não são instruídos para punir simulações?  Muitas vezes o jogador rola no campo, normalmente quando o time está à frente do marcador, entra médico, massagista, maca e retira o ator canastrão, que sai de campo, pula da maca e pede para retornar. E a simulação é ignorada!

Neste jogo não foi diferente e o “árbitro” nada de providenciar que este tipo de antijogo prosperasse. 

O zagueiro Luiz Otávio deveria ter sido expulso. Fez uma falta passível de cartão amarelo no Rony e não foi punido. Posteriormente fez uma segunda falta de amarelo e foi, quando deveria ter sido o segundo amarelo, seguido de vermelho.

SOBRE O PÊNALTI

Outro exemplo da fraqueza técnica do árbitro, foi na marcação do pênalti no final do jogo, ele estava muito próximo da ocorrência e nada marcou, o VAR entrou em ação e pediu para ele revisar a jogada e aí o tiro penal foi marcado; seria medo de assumir a responsabilidade ou falta de condição técnica para definir a jogada como faltosa ou normal. Pelos antecedentes mostrados durante o jogo, acredito mais na segunda hipótese.

Concluindo, não diria ser um árbitro fraco … ele é ruim mesmo, e a cigana que disse que ele seria árbitro de futebol, deveria ter sua bola de cristal cassada, e para piorar, é um dos candidatos a árbitro internacional FIFA do Brasil, por isto vemos esta baixa qualidade de árbitros atuando em nossos campeonatos.

Esperemos que o novo presidente da comissão de arbitragem da CBF, Wilson Luz Seneme consiga melhorar o nível de arbitragem, com novas orientações e novos caminhos para a melhoria e não depender de árbitros fracos tecnicamente, sem a mínima condição de aplicar as regras do jogo e seu espírito com um entendimento no mínimo aceitável como vimos neste jogo.

PORÉM…. NÃO JUSTIFICA…

Mas toda esta ruindade do arbitro não justifica o péssimo jogo que fez o Palmeiras neste sábado. Talvez pelo desgaste de um jogo tenso e carregado de emoções, como foi a final do Paulista e pela longa viagem a Venezuela, suas linhas não se encaixaram e vimos uma estreia com derrota dentro da Arena.

 

Comments (9)

  1. 3VV – Palmeiras x Ceará: cansaço e juiz definem derrota 2X3

    […] Juiz confuso, time cansado. O Ceará jogou muito bem e soube jogar em velocidade. Fez dois gols no início e o Palmeiras foi pra cima. […]

  2. Regiani Ritter

    Análise fria e ponderada, contando cada lance com precisão!
    Realmente ele é muito ruim, e levemente tendencioso, mas o resultado foi justo!
    Parabéns…quem sabe, sabe!

  3. Gustavo Aroni

    Só esqueceu de falar do pênalti não dado para Ceará, onde a bola pega no braço do Rony totalmente aberto. Assim como esqueceu de falar da bola que pegou no braço do Kuscevic, no jogo contra o Táchira, na Venezuela. Segundo post seguido de jogos onde houveram lances onde o árbitro beneficiou o Palmeiras, e nenhuma palavra foi citada. Quero acreditar que ambos os lances passaram despercebidos pelo autor do post, a crer que o fanatismo não o tenha deixado comentar sobre eles. De momento, merece 😟.

    • Aroni, do Rony sábado, estava na Arena e não percebi. Muitas vezes , no estádio vc não percebe tão detalhadamente como com inúmeras repetições de TV. Com relação ao do Kusevic, realmente esqueci de citar, mas por questão de filosofia, ou de orientações, na sul americana não se marca tanto quanto no Brasil. Leve em conta que está fase da competição não tem VAR. Mas veja as análises anteriores, se tem uma coisa que não sou, é ser parcial. Acredite. Vejas outras análises

      • Gustavo Aroni

        Tranquilo, Oiti. Você dizendo, eu acredito na sua imparcialidade, e fico feliz com isso. Leio tudo no 3VV, todos os posts e comentários. Ninguém é perfeito, e eu muito menos, mas tento (e acredito que você também) ser o mais justo possível. Um abraço! 🙂

  4. Porco Nervoso

    A questão da cera é muito fácil de resolver, falta apenas vontade.
    Basta parar o cronômetro toda vez que a bola sai de jogo. Poderia contratar alguém pra ficar na mesa só pra fazer isso.
    30′ x 30′ e já era a cera.

  5. Benedito Martinho Correia de Oliveira

    O seu comentário está quase que perfeito, em relação ao árbitro realmente uma merda, em relação a aplicação correta das regras isso já não vemos a anos principalmente o tempo perdido dos goleiros para reposição da bola em jogo, substituições e arremessos laterais, a outra merda desse jogo foi o quanto árbitro que deixou todos os elementos dos bancos de reservas deitarem e rolarem e nada fez, infelizmente árbitros sem nenhuma condições mais o que esperar que as próprias comissões de arbitragem os seus integrantes são uns mais incapazes que os outros, na minha opinião eles concorrem ao título de incapazes e sem condições, pois são uns verdadeiros paraquedistas e estão ocupando as suas cadeiras para terem extatus e nada mais, isto começando por São Paulo e daí por diante, o Seneme pegou foi um barco furado

  6. Anselmo da costa

    Totalmente acertiva vossa analise. Wilson seneme tera mto trabalho deixaram uma herança de qualidade uma das nas fracas na decada . Precisa ver se o todo poderoso Sergio Correa meia boca vai deixar tocas nis seus pupilos queridis mas pessimos tecnicamente

  7. Benjamin Benson

    Que análise sensacional. Falou tudo que queria e não tenho veículo para fazer. Gostei da forma didática que mostrou não punir cera

Leave a Reply