72 anos da maior conquista de um clube brasileiro
Por Marcos Lúcido Donato
Eu, particularmente, gosto muito do número 72. Me lembra Leão, Eurico, Luis Pereira, Alfredo e Zeca. Dudu e Ademir da Guia. Edu, Leivinha, César e Nei. Me lembra Evair também, porque 7+2=9. Após essa breve introdução, vamos ao que interessa.
Hoje, completam-se 72 anos do primeira conquista a nível mundial do nosso futebol (inclui-se aí a seleção da CBF) e também, do maior título conquistado por um clube brasileiro.
Sempre faço questão de celebrar esta data. Considero, junto com a Arrancada Heroica de 1942, o Paulista de 1993 e a Libertadores de 2021, as páginas mais bonitas da nossa história.
Fiz alguns exercícios de imaginação, caso o Palmeiras não tivesse vencido a Juventus, naquela tarde de 22/07/1951. O que seria do futebol brasileiro? A seleção da CBF seria pentacampeã da Copa do Mundo da FIFA? Existiria Pelé ou o Edson Arantes, de Três Corações, se desencantaria do futebol e procuraria outra coisa pra fazer da vida?
+Leia Mais no 3VV o Hot Site da Copa Rio 1951
São perguntas que jamais saberemos a resposta, pois quis o destino e a competência do nosso elenco, que Jair Rosa Pinto erguesse, radiante, o troféu de Campeão Mundial Interclubes, recebido diretamente das mãos de Ottorino Barassi, então Secretário Geral da FIFA.
E, para finalizar, minha eterna gratidão a Fábio, Salvador e Juvenal. Túlio, Luis Villa e Dema. Lima, Ponce de León, Liminha, Jair Rosa Pinto e Rodrigues. Canhotinho, Richard, Waldemar Fiúme, Oberdan, Aquiles, Sarno, Brandãozinho e Ventura Cambon.
Para quem quiser saber mais…
http://rankingdeclubes.com.br/o-primeiro-campeonato-mundial-de-clubes.htm
Comments (3)
Diego Portes
Belo texto Donatão👏👏👏👏👏 Que venha o Bi mundial no final do ano!!🇳🇬🇳🇬🇳🇬🇳🇬🇳🇬🇳🇬
Alfredo
Excelente texto !!!
Alfredo
Excelente texto !!! Palmeiras é GIGANTE