Arenas – SEU JOGO INESQUECIVEL NO PALESTRA

Por Claudio Baptista Jr.

100 anos. Parabéns a todos os Palmeirenses e ao futebol brasileiro que deve muito a este enorme e glorioso clube.

No breve texto de hoje vamos sair um pouco dos temas mais técnicos e partir para as lindas memórias que passamos dentro da nossa casa durante este centenário, o estádio Palestra Itália.

Local adquirido em 1920, palco do primeiro jogo da seleção brasileira em São Paulo em 1922 com vitória sobre a Argentina e conquista da Copa Roca, reformado com estrutura em concreto e tribunas cobertas em 1933, construção do inédito Jardim Suspenso em 1964 e passando por diversas outras obras de melhorias até hoje as vésperas da inauguração do moderníssimo Allianz Parque.

Este é o lugar onde nossa torcida forjou a alma do nosso clube.

Para celebrar o conjunto formado pelo centenário do amado Palmeiras e a eminente reinauguração da nossa casa, peço para vocês contarem suas histórias naquele local, um jogo presente e inesquecível, as sensações, os momentos que antecederam a partida.

Sintam-se a vontade, abusem do espaço.

De forma breve aproveito para relatar dois momentos meus.

Primeiramente a memorável conquista da América em 1999. O jogo em si todos nós lembramos, mas cada um de nós tem a sua história. A minha começou na compra dos ingressos pelas vias normais. 7hs da manhã a fila para compra já dava dois abraços no estádio. E eu estava lá.

Naquele ano já era adulto, formado, independente, mas sabe como é, temos uma mãe. Ela vendo a ansiedade do seu menino foi junto. 11hs e nada da fila seguir de forma animadora quando ela sai e vai até o início da mesma enquanto eu ficava na rua Padre António Tomás, o lado oposto da bilheteria. De repente ela volta com 3 ingressos.

Como você conseguiu? Ela chegou lá, fingiu que passava mal e a deixaram comprar. Pois é, nada ortodoxo, não deve ter sido legal principalmente para aquele torcedor que ficou a 3 pessoas de comprar seu ingresso. Pode falar mal até minha última geração, mas foi o que uma mãe fez para um filho.

Um segundo momento também foi uma vitória, porém de momento digamos oposto. Foi a conquista através da Taça de Prata do acesso a fase final da Taça de Ouro em 1981. Tenho apenas um flash de memória com meu pai me carregando nos ombros após o jogo contra o Guarani e o som do hino no estádio. Singelo e inesquecível momento.

E aí, centenários, contem os seus momentos dentro da nossa casa.

B

Abraço,
Claudio.

Comments (44)

  1. Morador de Londrina/PR, fui a um único jogo até hoje no Palestra. Foi em 99, com o pessoal do Palmeiras On Line. 6 a 0 Verdão contra o Botafogo.
    Com meu irmão morando em São Paulo, agora, pretendo frequentar o estádio mais vezes.
    Pela TV, Palmeiras 6 x 1 Boca Juniors. Que máquina de jogar futebol era aquela.

  2. Palmeiras 4×2 Grêmio – O último jogo oficial do Palestra Itália. Até hoje guardo o ingresso. Nunca vou esquecer. Gosto muito de ir ao Pacaembu, mas que SAUDADE do Palestra.

  3. Meu jogo inesquecivel no Palestra Italia foi Palmeiras 1 x 0 Ponte Preta em 21 de Julho de 1977…. Gol de penalti do Edu Bala…..aos 30 minutos do 2o tempo…..O Juiz era o Dulcidio V. Boschilha…..Me lembro bem pois foi o primeiro e único jogo que o meu pai me levou no estadio para assistir …. isto pra comemorar o meu aniversário….

  4. O jogo inesquecível no Palestra Itália, claro, foi na Libertadores 1994.
    Palmeiras 6×1 Boca Juniors.
    Eu atrás do gol do placar, começa o jogo, Mazinho do meio de campo dá uma paulada em direção ao gol do Boca pq, Navarro Montoya, o goleiro xeneize jogava adiantado. A bola passa raspando na trave, quase um gol de placa. Este lance incendiou a torcida e eu, tive a certeza: “hj vamos arrebentar!”
    E arrebentamos.
    Nota triste. Fui no jogo contrariando minha ex-mulher, pois minha filha Victoria estava doente. Sabe como é praga de mulher. Roubaram a minha pick-up Fiat Uno. Único carro meu roubado até hj. Mas valeu. E posso dizer pq estava lá.

  5. O meu jogo inesquecível na verdade teve três: 1° A decisão do Paulista de 1993, PALMEIRAS 4 x 0 GAMBÁS, o 2° o jogo da Libertadores contra o Grêmio, PALMEIRAS 5 x 1 GRÊMIO e o 3° A semifinal da Libertadores de 2000 contra os Gambás nos penais, PALMEIRAS 3 (5) x (4) 2 GAMBÁS. Esses são os meu jogos inesquecíveis que ficarão para sempre na minha memória!!!

  6. Marcelo Vaccari

    Playboy nao e homem , nao passa de um moleque mimado, consegue ser pior que B1, estamos onde estamos por conta de sua teimosia e idiotice, nao creio que mumu precisou dar seus naus conselhos , esse inapto consegue fazer uma m atras da outra, negar premiação por campeonato ganho e má inovação só possível no desvanecido desse playboy FDP

  7. Moderação???

  8. Conhecendo o histórico de ambas as partes, eu prefiro não fazer nenhum juízo de valor enquanto eu não tiver mais informações e também ouvir o que o Assis tem a dizer. Mas, já ouvimos outra vez que a culpa era do Barcos, outra vez que a culpa era do Henrique, mais recentemente que a culpa era do Alan Kardec, etc…

  9. Leandro Ferreira

    Palmeiras 1, 2, 3, 4, 5, 6… Boca Juniors 1 , em 1994.

  10. Airton Luiz Pan

    Palmeiras 2 x Esportiva de Guará 0 1964. Inauguração do Jardim Suspenso. Palmeiras 6 x Boca Juniors 1 em 1994.

  11. São tantos jogos. Frequentava o estádio desde 1981. Meu primeiro jogo foi Palmeiras x Fluminense na estreia do Rocha. Mas o que me emocionava e me fazia ir , era o momento em que as organizadas , TUP e Mancha subiam com as bandeiras de mastro. Era um espetáculo. Sem contar as brigas , teve um jogo contra a Ponte Preta que o pau quebrou feio.
    Mas um jogo marcante pra mim , foi Palmeiras 3 x 2 São Carlense pelo campeonato paulista de 1991 , onde o CUCA , sempre que fazia um gol , sinaliza com uma faixa virtual no peito.

  12. Palmeiras 2 x 0 Santos 1996 campeao por ganhar os 2 turnos do Paulistao.

  13. SERGIO RICARDO FONTOURA MARIN

    Bem que podiam por um laxante na comida e sumir com todo papel higiênico do restaurante.

  14. SERGIO RICARDO FONTOURA MARIN

    fizeram essa novela toda só pra criar uma falsa expectativa na torcida , impedindo que fossem
    programados protestos no local do jantar.Agora essa cambada de vagabundo vai poder comer la
    gosta e caviar à vontade, pois não há tempo para protestos. Que morram todos engasgados, principalmente esse débil mental chamado Paulo Nobre..

    • Eu queria uma ferrari, fiquei o ano todo falando para minha esposa que iria comprar uma, mas, ontem, após longa reflexão, desisti do plano.

    • Ou seja, na verdade, eu nunca tive e provavelmente nunca terei condições ou reais intenções de comprar uma…

  15. 2009, Palmeiras 2 x 1 Vitória, campeonato brasileiro, jogo sem muita importância, mas, foi quando levei de uma vez só, pela primeira vez para ver o Palmeiras ao vivo no antigo Palestra Itália, minha mulher e meus três filhos, dia inesquecível!

  16. carlos benjamim pazzianotto

    1974-Palmeiras 1 x 0 Corinthians decisão do paulista: Jair Gonçalves levanta para Leivinha que de cabeça dá Ronaldo pegar sem pulo num golaço e silenciar a maioria corinthiana que tinham certeza que iriam levar. Mas deu verdão!!!

  17. Paga a taxa e não contrata, até no dia do Centenário vocês da diretoria nós fazem passar raiva e vergonha…

  18. Nobre anta,atè no dia do Centenàrio ele dà noticia ruîm,não espera nem passar a festa,que deve estar em clima de velòrio,prà alegrar a festa Nobre deveria renunciar.

  19. Palmeiras 2 x 0 Penarol em 1973 com gols de Leivinha e Dudu. Meu tio santista adorava ver o Ademir jogar e me levou ao estádio pela primeira vez. Lembro até hoje do arrepio que senti!!!!

  20. PAULO H. FRANCESCHINI

    Tive varios momentos inesqueciveis no Palestra Italia. Mas a conquista da Libertadores é imbativel. Quando o Zinho perdeu o primeiro penalti o meu filho(Thiago),mais Palmeirense que o pai, sentou e colocou as duas mãos na cabeça. Fiquei olhando pra ele e pensando. Meu Deus isso não pode acontecer. Disse a ele que em 5 penaltis errar 1 ainda dava pra recuperar. E meio que instintivamente começei a gritar PALMEIRAS…PALMEIRAS. Um grupo ao lado acompanhou e o grito ecoou forte pelo estadio, Um garoto que estava na minha frente no colo do pai assistiu tudo. Quando Zapata bateu o penalti e vimos a bola batendo no L de SkinkarioL , o Marcão sair comemorando fiquei cego. O menino pulou no meu colo e fiquei com ele comemorando. Depois de devolve-ao ao pai eu e o Thiago nos abraçamos e juntos conosco mais uns 10 apaixonados Palmeirenses ficamos pulando como malucos. Jamais vou esquecer essa cena. Saimos do Parque Antartica fomos para o bar do Alemão na Av. Antartica e tomamos chopp ate não aguentar mais. O porre gostoso……… AVANTI PALMEIRAS!!!!!!!!!

  21. Lembro bem de Palmeiras 1×0 Internacional em 94. Golaço do Flavio Conceição. Parecia que daria empate, num jogo duríssimo, mas com aquele esquadrão não tinha essa. O estádio já estava ficando em silêncio com o final do jogo se aproximando, lembro que eu estava com meu irmão na arquibancada central (bem antes de ser espaço visa), quando o F. Conceição acertou uma bomba, do meio da praça (deu até pra ouvir o barulho do coro da bola em contato com a rede, tipo “ruaaac”, sei lá)… salvou a tarde… a torcida explodiu. Claro que teve jogos mais importantes, mas este que descrevi marcou pela surpresa do golaço quando tudo apontava para um 0x0 chato.

  22. O meu foi a final do Paulista de 1993. Sou de uma família inteira de corintianos, e estava na casa de um tio que é gambá fanático, a família toda reunida, umas 30 pessoas e só eu comemorando! Foi épico! Nunca fui a um estádio, mas tive a sensação de ver a TO deles calada naquela sala! Tinha 8 anos de idade, tive que correr 1 km até a minha casa pra não apanhar, hehejehhee!

  23. Contra o Santos em 1996, campeonato paulista… Aquele timaço não tem como esquecer. Consegui comprar ingresso de um cambista, na época era de papel kkk o negócio ficou tanto tempo na carteira que ja estava se deteriorando kkkkk quase que não entro pq ja estava ficando ilegivel kkk muito louco aquele dia.

  24. Foi mal, só li depois que era no Palestra, lá com certeza a final da Libertadores de 1999…

  25. Palmeiras 4 x 1 Gambás, final Paulista 1993, nasci em 1974, peguei toda a fila, gozação, mas 12 de Junho de 1993 acabou com o jejum e começou nossa era de Ouro… Te amo Palmeiras!!!

  26. SERGIO RICARDO FONTOURA MARIN

    PALMEIRAS 3 X O RIVER PLATE Libertadores 1999, Alex lembrou o Divino naquele jogo.

  27. “Ser palmeirense, é poder sentir-se acima do bem e do mal, acima da vitória e da derrota, ou de qualquer situação ou momento. É poder sentir-se em outra dimensão, sentir-se imortal, pois ser palmeirense, nunca foi e nunca será para qualquer um. É simplesmente um estado de espírito, acredito que poucos consigam alcançar este estado. O amor que sentimos por ti, Sociedade Esportiva Palmeiras, nunca limitar-se-á à um jogo ou uma competição qualquer, pois este amor, ultrapassa o tempo e o espaço. Portanto, obrigado, amado Palestra / Palmeiras, por desde 1914, existir em nossas vidas”.

  28. Palmeiras 3×1 Peñarol pelas oitavas da libertadores de 2000. A gente fez 1×0 com um golaço de falta do Neném, aquele lateral inventado pelo Felipão. O M. Ramos que veio do Cruzeiro fez os outros 2. Eles diminuiram. O Euler perdeu o penalti que ia dar a vitória no tempo normal. Foi pro penaltis e o Euler perdeu de novo. Mas aí o Marcão pegou 2 e um foi na trave. Lembro que o Argel saiu correndo tirando todo o uniforme e jogando pra arquibancada. Foi um jogaço e foi um dia de São Marcos. Também lembro daquele Palmeiras x Galo do gol do Diego Souza do meio do campo em 2009, pois foi o último jogo que fui com meu pai que veio a falecer no ano seguinte.

  29. Palmeiras X Flamengo, Copa do Brasil, com gols no finalzinho.
    Palmeiras X Bragantino, gol do Cuca, debaixo de chuva.
    Palmeiras 7 X 3 Cruzeiro.
    E por aí vai…

  30. alessandro cristino

    O massacre sobre o Grêmio na Libertadores de 1995.

  31. Fernando Gouveia

    22/05/2010 – Palmeiras 4 x 2 Grêmio – último jogo oficial no Parque Antártica/Palestra Itália. Também foi meu primeiro jogo que assisti em São Paulo pois sou do interior. A emoção foi indescritível.

  32. Victor Sbrighi

    PALMEIRAS 6 X XV DE JAÚ 2
    Local: Parque Antártica;
    Juiz: Roberto Nunes Morgado;
    Renda: Cr$ 424 400.00;
    Público: 19 015;
    Gols: Edu 2, Luis Poiani 4. Picolé 5 e 20 e Edu 43 do 1.°; Nei 22. Macedo 31 e Fernando Pirulito 42 do 2.°;
    Cartão amarelo: Ademir Melo e Marco Antonio
    Palmeiras: Leão. Rosemiro. Beto Fuscão. Mario Soto, Ricardo, Ivo, Ademir da Guia (Pires). Vasconcelos, Edu, Picolé e Nei (Macedo)
    XV de Jau: Valdemir. Sabará. Estevão. Marco Antonio, Caica, Luis Dario, Fernando Pirulito. Ademir Melo (Ivo), Luis Poiani, Antonio Carlos e Paulo Moises (Baiano)

    foi o primeiro que meu pai me levou.

    • Foi o terceiro jogo q meu pai me levou e o primeiro no Palestra Itália. E foi um jogão.
      Inesquecível. Só faltou a data.

  33. Estou dividido entre o jogo com o Flamengo na CB/1999 e o massacre sobre o Grêmio na Libertadores de 1995.

  34. Assistindo Palmeiras X Deportivo Cali!!!Matando a saudade!!!Campeão Libertadoresss!!!

Comments are closed.