Arenas – Setor de Visitantes.
Arenas – Setor de Visitantes.
Por Claudio Baptista Jr.
Com a aproximação novamente de fases decisivas, cria-se a expectativa de recebermos adversários tradicionais, clássicos, dentro da nossa casa, e aproveitamos para voltar a um assunto o qual o 3VV alertava já em Julho de 2013:
A localização da torcida visitante.
https://antigo.3vv.com.br/2013/06/arenas-setorizacao/
Naquele texto eram expostos alguns pontos como as consequências de se posicionar a torcida adversária em um dos locais mais valorizados do estádio e da exposição nas transmissões pela TV. Propunha-se também a reflexão para planejar instalar o setor de visitantes no anel superior.
Atualmente e com o estádio em operação, acrescentou-se a imposição pela PMSP de isolamento da torcida visitante dentro do Allianz Parque impedindo a ocupação dos lugares logo acima do setor de visitantes. Algo em torno de 2.000 lugares, segundo a análise do site Forza Palestra.
http://forzapalestra.blogspot.com.br/2015/02/sobre-numeros-jornalistas-e-argumentos.html
Fonte: Blog Forza Palestra
Consequentemente, o Palmeiras perde receita, pois não pode vender estes ingressos, diminui a quantidade do seu torcedor no estádio diminuindo a pressão da nossa torcida e aumentando o “conforto” do adversário.
Perfeito. Um estádio novo, com sistema de segurança moderno sofrendo limitações.
Vejam que desde aquela época, 2013, já eram de conhecimento alguns fatores relacionados ao setor de visitantes. O Palmeiras tinha conhecimento disso. Representantes do clube também externavam esses pontos e propunham algumas alternativas.
Mas porque nada mudou?
Rebobinamos novamente a fita para lembrar que 2013 foi o ano em que o relacionamento entre clube e construtora ruiu de vez.
As portas se fecharam e muito que pudesse ser feito para modificar ou melhorar o previsto na construção do estádio não encontrou mais espaço.
Ao menos, ainda pode-se realizar um trabalho junto a PMSP, que apesar de argumentar as dificuldades em relação a logística das torcidas, pode muito bem estudar soluções adequadas no interior do estádio que não prejudiquem a S. E. Palmeiras.
Vale lembrar que receberemos equipes nacionais tradicionais e com grandes torcidas durante toda a temporada. Já basta essa imposição da PMSP que estamos observando nos clássicos paulistas.
Quanto ao empreendimento em si do estádio, fica a torcida para que as partes se ajustem possibilitando não apenas abrir campo para realizar modificações estruturais que visem alterar o posicionamento da torcida visitante, mas também e principalmente que se possa trabalhar para alavancar os potenciais positivos do nosso estádio.
Existem diversos outros temas em pauta que o 3VV já abordava e estão aí, em evidência, como a taxa de ocupação do estádio, a agenda de eventos conflitante com os jogos do clube e muitos outros que ainda virão, por exemplo, a conservação do gramado. Na medida do possível os traremos de volta para o debate.
Abraço,
Claudio.
Comments (13)
Thiago
Após esses meses de operação, já da pra pensarmos em melhorias pro estádio. Por exemplo, a criação de arquibancadas móveis naquele espaço atrás do gol norte, e também nos exagerados buracos de entrada em todos os setores. Quando precisar abrir pra show, que se desmonte aquele pedaço da arquibancada.
A questão da agenda de shows deve ser discutida com as federações, para que essas passem o calendário do ano todo antecipadamente, e só ai vender as datas disponíveis pra shows grandes. Essa briga é com a CBF e a FPF, não com a WTorre.
Sobre o setor visitante, também acho que deixa-los ali embaixo é errado. Eles deveriam ficar no anel de cima, na curva do escanteio entre o setor sul e oeste. E com uma “jaula” de acrílico pra que eles não atirem coisas na nossa torcida embaixo. Inclusive, o camarote pra diretoria visitante deveria ser exatamente embaixo da torcida deles.
O estadio é maravilhoso, mas pode (e deve) ser melhorado.
Claudio Longo
Claudio como vai? Creio que seja necessário avaliarmos , todas as virgulas do contrato, que inclusive tenho copia, para podermos ter uma noção exata de cada detalhe, que a Camara de Arbitragem e Conciliação da FGV, esta depurando , para termos sim uma decisão correta, mas os detalhes a serem concluidos , desta obra que modifica a Historia da SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS, e que ainda não foram cobradas pela atual gestão, demonstra uma certa inocência , perante o Memorial Descritivo , que determina direitos e obrigações de ambas as partes, o setor mencionado, que foi planejado com detalhes , ao longo do projeto, esta sendo alterado apenas pela imposição da Policia Militar, sendo que os “visitantes´´, tem o conforto jamais sido apresentado , em velhas e desorganizadas instalações , e nas atuais, como no centro de compostagem em Itaquera, os locais que são destacados na foto, podem e devem ser ocupados, pela própria torcida alviverde, mas há um detalhe a Policia Militar , tem competência para evitar qualquer atitude hostil , que alegam ser o motivo , para o bloqueio?
Mauro Correia
Claudo, concordo com o texto. Como o PN não é eterno e vai ter ainda 28 anos pela frente, eu espero que as coisas se acertem e se equilibrem. Eu sempre escrevo nesse espaço e honestamente o que mais me preocupa é tal reforma estatutária separando futebol e clube, profissionalizando de vez o Futebol. Esse poderia ser o maior legado desse administração, mas pelo jeito não se discute isso em lugar nenhum, ficou só na promessa de campanha. Infelizmente
Luiz
Essa birra do mimado presidente ainda vai nos trazer prejuízos maiores.
Eduardo Augusto Corrêa
Quem é mimado, nunca trabalhou na vida para valorizar o que tem e recebeu tudo por herança, inclusive a presidência do clube (herdada por conta da incompetência de seus antecessores) é assim mesmo.
Gustavo Aroni
Palmeiras Sub17 na Rede Vida, ao vivo, agora 10h46.
PAULO H. FRANCESCHINI
A ARENA é uma realidade que nasceu de sonhos de PALMEIRENSES ilustres. E ela foi concebida para alavancar receitas, o time, o clube. Enfim mudar a roupagem do PALMEIRAS. Os detalhes precisam ser acertados e o serão queiram ou não. Se nao for na gestão PN sera na do CRISCIO. Todavia, na minha opinião o que deveria nos preocupar, e principalmente a DIRETORIA, é a montagem de um elenco digno de nossas tradiçoes. Estamos longe desse ponto AINDA. Temos deficiencias tecnicas em nosso elenco que sao inadmissiveis. Hj começa a fase critica do campeonato Paulista e espero ( todo torcedor espera) que o time jogue muito e levante a taça. Mas pode preparar o coraçao porque sofrimento não faltara. Mais pela nossa fragilidade e não pela força dos adversarios.
HARLEY
O problema é essa birra entre o Paulo Nobre e o Walter Torres com essa história das famigeradas cadeiras!!! Quem acaba se prejudicando é o próprio Palmeiras!!! Lamentável a que ponto chegou!!!
Emilio Maranga
SABE de nada o inocente !! O Show de Roberto Carlos ta marcado desde o dia 25 de novembro de 2014——-Nossa diretoria é muito profissional !!!!E o jogo de CENA continua até 2016 né !!!
Eduardo Augusto Corrêa
Exatamente, Emilio. A tabela do campeonato paulista só saiu em dezembro, portanto basta usar raciocínio lógico para perceber quem está certo e quem faz, mais uma vez (como acontece desde janeiro de 2013 e acontecerá, como você comentou, pelo menos até o final de 2016), jogo de cena para tentar jogar a torcida contra aquele que poderia ser nosso maior parceiro.
Emilio Maranga
Roberval eu acho que vc deveria ler mais sobre o embrólio entre NOBRE e W.TORRE antes de falar besteiras !!!Pra começar,Nobre era o vice presidente quando assinou o contrato !!!
mário luiz
Cláudio, boa tarde, a impressão que fica é que cedo ou tarde (provavelmente cedo) teremos torcida única. Muitos cartolas (inclusive o Paulo Nobre) defendem esta ideia. Portanto acho que este problema já está com sua “solução” encaminhada……..
Roberval
Oi Cláudio.
Boa tarde.
Que história é essa que a WTorre anda comemorando aniversários no Allianz e não comunica ao nosso clube? Afinal, o estádio é nosso ou deles? E o caso do 59% do show do McCartney? como ficou?
Um abraço
Roberval