Bráulio Machado em América 0x1 Palmeiras         

Por Oiti Cipriani  

  • Data: 21/07/2022
  • Jogo: América 0 X 1 Palmeiras
  • Árbitro: Braulio da Silva Machado
  • Assistente.1: Kleber Lucio Gil
  • Assistente 2: Alex dos Santos
  • Árbitro do VAR: Michel Patrick Costa Guimaraes

Árbitro de Santa Catarina de 43 anos, FIFA desde 2019, no ano corrente, 2022, arbitrou 16 jogos da série A, incluindo o jogo desta noite, quinta feira 22/07, 4 jogos da série B e 3 da Copa do Brasil. Entre os jogos da CBF e outras federações, completou 33 jogos em sua totalidade, apresentando 182 cartões amarelos e 4 cartões vermelhos, repito, incluindo o jogo desta noite, do qual falaremos um pouco mais a frente.

O Jogo

Contrariando as expectativas, não apresentou problemas na condução do jogo, não teve lances polêmicos ou erros crassos, assinalou e/ou deixou o jogo correr com critério, com somente um deslize neste ponto, na parte disciplinar, que falaremos mais adiante. Se movimentou bem, se posicionando de maneira a não atrapalhar o desenvolvimento das jogadas.

Disciplina

Crédito Cesar Greco/Digulgação

Puniu com 4 cartões amarelos o time do América e com 3 cartões o time do Palmeiras, assinalando 16 e 6 faltas respectivamente. Deixou de aplicar um cartão amarelo para o atleta Henrique, da equipe mineira, em falta acima do normal sobre Gustavo Gomes. Um dos itens da regra, passível de cartão amarelo, é persistir nas infrações. Como vemos no número de faltas da equipe do América, com faltas normais, porém em grande número, e quando insistem na prática deste tipo de antijogo, deve ser coibido com a apresentação de cartão amarelo para um atleta quando esta prática é extrapolada.

Recuperação de tempo

No primeiro tempo, o jogo teve poucas paralisações, e nenhuma das equipes praticou o seu retardamento, então 2 minutos foi bem observado. No segundo tempo, assinalou 4 minutos; com este tempo já ultrapassado, em um ataque do Palmeiras, a bola foi recuperada pela equipe do América. Como praxe, o jogo deveria ser encerrado neste momento, com a bola no meio do campo, porém, não o fez, deixando o jogo correr, e quase o Palmeiras sofre o gol de empate, com mais de 5 minutos, ou seja, ultrapassando o tempo original, que iria causar muitas reclamações do time visitante.

Assistentes

Assinalaram 3 impedimentos durante o jogo, e não tiveram decisões a serem tomadas em sua área de ação, se limitando a assinalar bolas que saíam do campo de jogo.

VAR

O VAR não foi chamado a intervir em nenhum momento da partida, visto não terem ocorrido jogadas duvidosas, mesmo no gol anulado de Wesley para o Palmeiras.

Conclusão

Concluindo foi uma arbitragem bem aceitável, de um árbitro que geralmente nos causa desconfiança em seu trabalho.

***

Leia Mais

Comments (2)

  1. Gosto muito de ver estas análises sobre arbitragem. Além de falar sobre ocorrido, fala sobre a técnica dos árbitros. Muito didático. Parabéns

  2. América MG x Palmeiras R18 Brasileiro – 3VV

    […] O catarinense Bráulio da Silva Machado fez um trabalho limpo. Mas essa é uma análise do nosso colunista Oiti Cipriani. […]

Comments are closed.