A total falência da imprensa

Por Marcos Donato

Para quem tem acompanhado o noticiário político do país, neste período eleitoral, fica claro que já não existe mais imparcialidade no jornalismo brasileiro.

A coisa descambou de vez. Acabaram-se os pudores.

Veículos de comunicação escancaram suas preferências, impondo-as, goela abaixo, dos que lhes dão a devida audiência. E ai daqueles que discordarem. Já são prontamente taxados de nazistas, fascistas, comunistas e outros adjetivos altamente pejorativos. E, tais veículos e seus “jornalistas” se dizem defensores da democracia. Vai entender…

Aos que duvidam, basta acessar, por exemplo, alguns dos auto intitulados “colunistas esportivos” de um certo site ligado a um certo jornal, e poderão constatar esta realidade. Pois é meus amigos. Colunistas esportivos agora dão pitaco em política. E tem a petulância de querer determinar em quem cada um tem que votar. Se discordar, já sabe…

São os tais “professores de Deus”, apontados pelo Abel Ferreira que, aliás, continua sendo alvo constante da canalhice da dita “imprensa esportiva”.

Nas conversas em grupos de WhattsApp, há um conflito entre nós, Palmeirenses, sobre a forma como somos tratados pela imprensa. Alguns, como eu, temos verdadeiro NOJO desta entidade. Outros dizem que somos vitimistas.

Vou aqui, apresentar um único fato, e cada um interpreta da forma que preferir  

Dia 22 de maio, no estádio público de Itaquera, a torcida do sccp entoou cânticos homofóbicos contra o time do spfc. A procuradoria do STJD denunciou o sccp, além de terem sido relatados, pelo árbitro do jogo, o arremesso de moedas e de um isqueiro em um jogador do spfc, além da paralisação do jogo no segundo tempo por conta de sinalizadores.

Os gritos homofóbicos de parte da torcida do sccp foram enquadrados no artigo 243 – G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata sobre “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. A pena poderia (e deveria) levar à perda de pontos. A meu ver, é inadmissível qualquer tipo de preconceito ou discriminação.

O julgamento, a princípio marcado para dia 23/06/22, foi adiado para o dia 21/07/22, mas, ao que tudo indica, não se realizou nesta data. Ou seja, ninguém sabe quando ou se o julgamento vai acontecer ou, se simplesmente, “esqueceram”…

E, vale salientar que, no tal site que citei acima, temos vários ativistas que atacam, veementemente, o racismo e a “LGBTQIA+fobia”. Só que, neste caso específico, simplesmente se calaram.

***

Leia mais no 3VV

***

Aí eu pergunto: Por que? Não era o caso de se cobrar, de forma incisiva, punição exemplar para o clube?

Fosse o Palmeiras, qual seria a conduta dos tais “colunistas”? Teriam “esquecido” ou “ignorado” o fato?

Não vou nem mencionar aqui, a forma como a imprensa dita “imparcial” tratou os erros de arbitragem que nos eliminaram das “Copas” em 2022, a forma como desrespeitam nosso Título Mundial de 1951, todas as asneiras vomitadas contra nosso treinador ou todas as tentativas recentes de “plantar crises” no Palmeiras.

O que vou colocar em questão é: até que ponto, vale a pena continuarmos acompanhando esta imprensa? Se estão fazendo o que fazem no cenário político-eleitoral, imagina o que são capazes de fazer no cenário futebolístico.

Assim, sem querer pautar ninguém e, muito menos, ser o “dono da verdade”, peço que cada Palmeirense avalie a possibilidade de abandonar as mídias tradicionais e procurar prestigiar mais as mídias Palestrinas, que fazem uma cobertura séria do dia a dia do nosso clube. Sim. É preciso ter cuidado, mesmo entre as nossas mídias. Sempre tem aqueles que se dizem “conhecedores dos bastidores” ou “amigos de conselheiros e diretores” que plantam baboseiras nas redes sociais, a fim de caçar cliques. Estes, em minha opinião, merecem o mesmo destino das mídias tradicionais, ou seja, nosso total DESPREZO.

E você, amigo Palmeirense. O que acha? Topa o desafio que propus acima?

Saudações Palestrinas.

***

Nota do editor: A coluna Opinião do Leitor é um espaço aberto para o palmeirense leitor do 3VV se pronunciar. As opiniões aqui apresentadas nem sempre coincidem com a opinião do 3VV. Mas no caso acima estamos 100% de acordo.

Comments (13)

  1. Que não se omitam nem silenciem – 3VV

    […] link abaixo –  já tivemos a ocorrência destes episódios lamentáveis nesse mesmo local (A total falência da imprensa, artigo do […]

  2. Primeiro Campeão Mundial 51

    Não voto e não acompanho jornais/jornalistas de grandes portais ou tv aberta.

    Na era da internet, não tem desculpa pra ficar validando canais de tv, canais de esporte tendenciosos. Mas uma andorinha só não faz verão, milhões de pessoas ainda acompanham, dando exatamente o que eles desejam: relevância.

    Quanto a votar, sou libertário, logo, não é questão de qual político é melhor, é questão que a existência de um estado, que é a imposição de um sistema na base da força, é éticamente inaceitável, e tento ao máximo, não me meter com o estado (ficar totalmente a parte é impossível, já que fomos totalmente escravizados por ele, mas tento meu melhor).

  3. Giancarlo Bello

    Só acesso o 3vv, o Nosso Palestra e o Palmeiras Todo Dia. Jovem Pan é descaradamente antipalmeirense. Ge, Uol, Gazeta, Band etc são todos anti também. Não temos representação na grande mídia.

  4. Bom texto do meu amigo Marcos. Na realidade o Palmeiras nunca foi o preferido pela imprensa. Já sofremos há décadas. Existe uma má vontade enorme com nosso clube, inversamente proporcional ao tratamento recebido pelos 2 times “de massa” adversários, o SCCP e o Fla-RJ. Quanto ao julgamento dos fatos ocorridos no estádio do Petrolão, sem dúvida que se tivesse ocorrido no Allianz o tratamento seria outro.
    Na verdade, vivemos a era da pós-verdade, onde o que mais importa não é a realidade, mas sim as narrativas. Deformam-se os fatos para se encaixarem nos interesses de parte a parte.
    Vamos continuar nossa batalha para reestruturar o clube e profissionalizar cada vez mais, buscando nosso crescimento e melhores resultados como clube de futebol.
    E a imprensa “marrom” que se lasque !

  5. Pinho – Bauru, SP

    Grande texto Donato! Salvo algumas exceções, passo longe da maioria das colunas/artigos dos principais portais…

  6. Grande Donato, fazendo jus ao apelido, texto bem lúcido. A imprensa em geral está chafurdanddo na própria incompetência e desonestidade. Como disse Juca Chaves ” Se vc pagar eles até falam a verdade”. Mas estão afundando cada vez mais nas areias movediças das mentira que mergulharam. Com o advento internet hoje a mentira tem pernas bem curtas. Temos acesso a informações que não tínhamos, então éramos obrigados a engolir a pílula que nos ministraram. Parabéns pelo texto.

  7. Ignorar qualquer tipo de mídia “jornalística” brasileira já é algo que faço há anos, nunca mais acessei esses sites nojentos do Uol, Lance, GE, G1, R7, etc. Notícias do Palmeiras pego em sites palmeirenses que confio, como o 3VV. Como já disse o diplomata brasileiro Carlos Alves de Souza Filho “o Brasil não é um país sério”, e a cada ano isso só piora.

  8. Parabéns Donato!!! Lúcido como sempre em seus textos!!

  9. Imprensa totalmente clubista, não traduz coerência e imparciabilidade. Faz tempo que abandonei esses imbecís.

  10. Ponderado, incisivo e lúcido!! Belíssimo texto.

  11. Sensacional texto, Donato. A lista dos chamados professores de Deus não para de aumentar. Farão de tudo para tirar o 11.º caneco brasileiro do Palestra. E caso falhem, dirão que alguns dos anteriores foram ganhos por fax.

    No mais é votar 13 domingo e Volta Palhares. INHO eterno

    • Donato, o Lúcido

      Cayan,

      Grato pelo comentário.

      Apenas devo advertir-te que aqui não é lugar para propaganda de bandido. Se você compactua com a roubalheira, a incompetência e a corrupção, problema seu. Mas aqui, no 3VV, não é lugar para esse tipo de apologia.

    • Cartao amarelo pro Sr. Cayan….. na próxima o comentário será completamente excluído.

Leave a Reply