Arbitragem de Ramon Abati Palmeiras 1×1 Flamengo

Por Oiti Cipriani

PALMEIRAS  1 X 1 FLAMENGO

  • CAMPEONATO BRASILEIRO – 14ª RODADA
  • Data: 08/07/2023
  • Árbitro: Ramon Abati Abel
  • Assistente 1: Victor Hugo Imazu dos Santos
  • Assistente 2: Henrique Neu Ribeiro
  • VAR: Rodolpho Toski Marques

O Árbitro (e o Sistema) ….

Neste parágrafo não falaremos do árbitro em si, como é nosso costume. Falaremos do sistema. 

Como pode um estado de pouca relevância em termos futebolísticos como Santa Catarina ter cinco árbitros no quadro internacional brasileiro? Senão vejamos: Bráulio da Silva Machado, Ramon Abati Abel, Charly Wendy Straub Deretti, Rodrigo D’Alonso e Rafael Traci, com dois de campo, dois no VAR e uma árbitra feminina.  Seria influência política? Por capacidade com certeza não é, visto as lambanças que fazem em jogos do campeonato brasileiro. 

Ou isso seria a baixa qualidade de formação dos árbitros brasileiros, que não capacita material humano para exercer a função? Para um país que já teve no quadro internacional Romualdo Arpi Filho, José de Assis Aragão, Oscar Godoi, Antônio Pereira da Silva, Joao Paulo Araújo, Claudio Cerdeira e muitos outros, de comprovada qualidade técnica e disciplinar, ter o atual rol de árbitros fracos, confusos, sem critério, medrosos, que se apoiam em imagens e parafernália eletrônica para arbitrar um jogo e mesmo assim errarem muito, é uma decadência técnica palpável. 

Estas são indagações para se refletir, pois só criticar que está ruim atualmente, é muito fácil, mas mergulhar na causa do problema, exige maiores reflexões. 

Análise do trabalho do árbitro

Logo aos cinco minutos de jogo teve uma falta acima do tom em Gabriel Menino, passível de cartão amarelos e foi ignorado. Para jogadas semelhantes, ora punia, ora deixava correr.

Houve também uma entrada no corpo do jogador Richard Rios, dentro da área, sem estar a bola em disputa, que merecia uma revisão do VAR e foi ignorada solenemente pelo árbitro. Aliás entrada essa que fez a equipe palmeirense reclamar e muito. 

Outra jogada de VAR também ignorada, foi um suposto pênalti sobre Everton Ribeiro, cometida por Richard Rios, que o árbitro bem posicionado também não marcou. 

Aqui cabe um parêntese: na regra XII existe um item, passível de tiro livre direto, que é “dar tranco no adversário”. Não sei por que, aqui no Brasil, suprimiram a esta punição do livro de regras. Este poderia ter sido o caso do pênalti reclamado pelo time do Flamengo (lembrando que este árbitro foi o mesmo do empurrão do jogador Vidal sobre Gustavo Gómez, no jogo do brasileiro do ano passado, com a emblemática frase “agora já foi!”. 

Só lembrando, outra regra suprimida pelos árbitros, mas aí não é privilégio de árbitros brasileiros, do tempo de 6 segundos para reposição de bola do goleiro, quando estiver com esta dominada em suas mãos. Não me lembro de nenhum árbitro, brasileiro ou internacional que marque esta violação às recomendações da IFAB (Comitê Internacional de Futebol – em inglês).  

Disciplina

Mostrou cinco cartões amarelos durante o jogo, três para o jogadores do Palmeiras: Richard Ríos e Gustavo Gómez foram punidos de forma correta. Podemos questionar o cartão para Mayke, pois na disputa, nem falta ocorreu. Aplicou dois cartões para a equipe do Flamengo, para Fabricio Bruno e Vitor Hugo. 

Foram assinaladas 29 faltas, com 13 cometidas pelo Palmeiras e 16 pelo Flamengo, que poderia ter números maiores ou menores, desde que fosse mantido critério único em todo o jogo.

Controle de tempo

Acresceu 8 minutos no primeiro tempo; tempo grande devido a dispersão de gás de pimenta fora do estádio, supostamente por tentativa de invasão por componentes de torcida do Flamengo, que não conseguiram ingressos para entrar no jogo. 

No segundo tempo foram 6 minutos de acréscimo, aumentado para 8, em virtude de consulta ao VAR para verificação do segundo gol do Palmeiras, anulado por impedimento. 

Assistentes

Os assistentes logo no início do jogo inverteram dois laterais, e o assistente 1, não obedeceu ao protocolo de deixar o jogo seguir em impedimentos ajustados, em jogada de Rony e acusou jogada ajustada para segundo gol do Palmeiras, que foi efetivamente anulado pelo VAR. 

VAR

Anulou o que seria o segundo gol do Palmeiras, aparentemente, pelo telão do Allianz Parque, por estar com o ombro a frente (ainda bem que esta regra esdruxula está em revisão e teste, e o jogador só estará impedido se estiver com o corpo inteiro a frente). 

Apenas uma pequena observação: até 2007 esta era a regra normal para impedimento; foi modificada e agora avaliam retornar a regra. Então perguntamos: por que necessita-se de testes uma orientação de impedimento que tinha quase um século de utilização?

Conclusão

Conforme relatamos acima, teve seu trabalho prejudicado pela falta de critério e a ter ignorado suposto pênalti em Richard Ríos, que poderia modificar o resultado do jogo. Uma nota 4,5 reflete bem o trabalho executado.

***

Leia Mais

+Pós Jogo Palmeiras 1×1 Flamengo

Comments (11)

  1. Ademir Divino, Primeiro Campeão Mundial

    A torcida palmeirense espera que os jogadores e a comissão técnica estejam preparados para uma eventual disputa de pênaltis para decidir a classificação na Copa do Brasil. O Palmeiras tem tido um desempenho bem ruim nesse quesito nos últimos anos, não condizente com o nível técnico do seu elenco.

    Os jogadores que devem ser escolhidos para as cobranças de acordo com o seus desempenhos em outras cobranças são: Raphael Veiga, Gustavo Gomez, Piquerez e Murilo.

    Fica a dúvida na escolha de mais um jogador para a sequência inicial. Dudu, Rony, Endrick e Gabriel Menino já mostraram outras vezes que não serão boas opções para essa escolha.

    E o Weverton precisa parar de querer antecipar a todo momento o lado que o batedor adversário vai cobrar a penalidade. Precisa ver vídeos de lances do Marcos e do Prass para ter boas referências técnicas.

  2. Ademir Divino, Primeiro Campeao Mundial

    Entendo que o Palmeiras precisará aproveitar essa janela de contratações e buscar três reforços para suprir certas necessidades do elenco, caso realmente queira conquistar mais algum campeonato nesse ano. São necessários:

    Contratação urgente de um primeiro volante para suprir a saída do Danilo. É a posição mais carente do atual elenco e a diretoria terá que agir rapidamente no mercado;

    Um meia de criação para ser reserva ou mesmo titular juntamente com o Raphael Veiga. Também é uma posição carente no atual elenco, já que nenhum jogador do banco de reservas tem características para jogar nessa função;

    Um centroavante ou segundo atacante para suprir a saída do péssimo Rafael Navarro. Apesar de ter jogadores no banco que podem fazer essa função, será necessário mais uma contratação, pois atacantes se lesionam mais do que jogadores de outras posições em média!

  3. Ademir Divino, Primeiro Campeão Mundial

    No programa Balanço Geral RJ mostraram agora há pouco uma imagem que praticamente comprova que foi um torcedor mulambo branco e com barba que arremessou a garrafa que atingiu a Gabriela, características físicas bem diferentes do cara que foi detido.

    Ao que parecem, pegaram um bucha de canhão e poderá fazer com que o verdadeiro responsável saia impune desse ato de barbárie.

  4. E outra coisa também, não vou acompanhar conteúdos do Palmeiras por que estou com o saco cheio já dessa ladainha que “Palmeiras buscar reforços, mas se assustam com valores”, “Fulano de tal (e é sempre um fulano de tal mesmo) na mira do Verdão”, “Fulano de tal pede alto e valores assustam Palmeiras” e por aí vai.
    Uhhhhhh, que medo, Leila e o Presunto Seara estão assustados nooooossssa.
    Alguém dá um chá de camomila pra eles, manda benzer por que já está uma m… essa perfumaria dessa direção.

    • Imaginem a Leila e o Anderson Barros assustados. A primeira se assusta fazendo selfies Instagramáveis, o outro, de tão devagar que é, demora uns 3, 4 dias pra se assustar.
      Taqueupariu

  5. Nada a ver com o Palmeiras mas ao mesmo tempo, tudo: alguém aqui viu o assalto contra o Goiás ontem na Vila Belmiro, perpetrada pelo Excelentíssimo Bruno Arleu de Araújo, cuja ficha corrida contra nós é grande?
    Depois vem o Sr Flávio Prado vomitar no sábado que o João Martins colocou a lisura dos árbitros e da CBF em xeque, justo ele, que vive bostejando contra os mesmos.
    Pra manter minha sanidade mental, o que resta dela, agora só vou assistir o jogo, nada de ler e ouvir phorra nenhuma.
    Nem conteúdos do próprio Palmeiras.

    • Porco Nervoso

      Victor, isso sempre acontece. Eles vão ajeitando para que os “grandes” não caiam…
      Quanto ao Bambi Prado, apenas um torcedor magoado travestido de jornalista esportivo.
      Não perca seu tempo mesmo.

      • Pois é, Porco, mas contra o Palmeiras o assalto é liberado.
        Percebeu a jogada: sábado não deram um pênalti pro Flamengo só para esses pulhas da CBF e imprensa esportiva justificarem coisa do tipo: “ah lá, tá vendo. O árbitro prejudicou o adversário e beneficiou vocês”
        Aí aparecem Flávios Prados, Renato Maurícios Prados e o pior deles, os Mauros Cézares da vida, aproveitarem e tirarem uma casquinha.
        Parasitas, pra não escrever outra coisa.
        Agora é só ligar a TV e ver o jogo.

  6. Porco Nervoso

    Foco nas Copas, brasileirão já era…
    Foco no G-6 também.

  7. Se fosse listar o favorecimento da arbitragem a gambas e flamidia ficaria escrevendo uma semana aqui.Em 1995 a CBF ,mudou o regulamento na penúltima rodada pro framengu não cair ,era pra cair 4 , caíram apenas 2 times.

    O sistema tirou pontos do Palmeiras quando o time tava jogando bem , agora eles intimidaram, ameaçam supender o Abel por 16 jogos e o Zé Rafael por uma declaração ano passado, isso que eles queriam, desestabilizar a equipe e conseguiram. Apesar que o Abel quando inventa 3 zagueiros o time não joga nada.

  8. Porco Nervoso

    O penalty do Rios, caso marcado e convertido em gol, não mudaria o resultado do jogo, pois foi 3 minutos antes do gol de empate, diferente do outro jogo, que estava 1×1 e o Gomez sofreu o penalty no fim do jogo.
    Apenas “reembolso” do mesmo apitador…

Comments are closed.