Palmeiras 1×2 São Paulo: muito prazer, eu sou o Palmeiras

Por Vicente Criscio

Eu particularmente não gosto de escrever posts após derrotas como essa. Primeiro, porque não gosto de escrever com o fígado. Segundo, porque a chance de falar algo inapropriado para os responsáveis por essa derrota é enorme.

Feito os devidos alertas, e escrevendo seis horas após o apito final de Anderson Daronco, com aquela insônia típica de quem está com dor de corno por essa derrota, vamos ao pós jogo / opinião.

Palmeiras 1×2 Palmeiras

O lead acima não foi engano. Sem desmerecer o competente trabalho de Dorival Jr. e tentando esquecer a rivalidade (ao menos por alguns minutos) com o antipático time do Jardim Leonor, o Palmeiras perdeu para o Palmeiras.

E não está nessa frase qualquer crítica a Abel Ferreira e seus comandados. Abel, comissão técnica e jogadores são vítimas da incompetência administrativa do Palmeiras. Já entregaram muito mais do que esperávamos nos últimos três anos.

E nessa quinta-feira jogaram abaixo do que nos acostumamos ver, mas ao mesmo tempo jogaram o mesmo nível de futebol das últimas seis ou sete partidas – talvez exceto por aquela goleada contra o Bolivar.

Abel Ferreira vinha avisando fazia tempo, e falava isso quando estávamos por cima: vai ter uma hora que o time vai perder. Vai ter um momento, natural, de instabilidade. O momento chegou.

Portanto não vamos jogar fora a água suja da bacia mas ao mesmo tempo jogar fora o shampoo, sabonete, a própria bacia e o nenê que estava tomando banho nela.

A Cesar o que é de Cesar, ou melhor: que apareçam os responsáveis

Minha leitura, a 30 mil pés de altura do que de fato acontece na Academia: o Palmeiras perdeu para ele mesmo. Pelos problemas que estão sendo falados por 9 entre 10 palmeirenses antenados e que não torcem para o Presidente do clube e sim para o Palmeiras.

Sem um banco de reservas a altura das reposições, com jogadores que perderam rendimento nas últimas partidas – casos de Dudu, Veiga e outros – o time parece estressado, cansado, sem aquela capacidade de reação.

E assim joga um futebol comum, o que leva a perder duas partidas seguidas para o SPFC, que convenhamos, é um Frankestein de veteranos com enxertos de jovens bons jogadores mais o Calleri.

Novamente: não vamos cair na tentação de crucificar jogadores ou treinador. Por que o buraco é mais embaixo: ou mais acima!

Derrotas ou instabilidades durante uma temporada são naturais. Mas nesse caso parece ter uma causa muito clara!

Sem planejamento, parte I

Dona Leila Pereira pode ser uma competente CEO de uma empresa que empresta dinheiro para consignados e aposentados. Ou uma excelente gestora de faculdades. Uma excelente anfitriã e muito educada, mas ao mesmo tempo aguerrida e competitiva.

Parabéns. São lindas virtudes.

Mas não entende nada de futebol. Aliás, nem de futebol, nem de Palmeiras.

Até agora, pouco mais de um ano e meio após sua eleição onde ela prometeu que “investimentos não irão faltar”, o único investimento pra valer que ela fez foi na reforma das piscinas do clube. Aliás com dinheiro dela, o que é uma afronta à história palmeirense (alguns acham legal…. eu não!).

Dona Leila Pereira surfou em 2022 e 2023 no resultado de quatro grandes eventos ocorridos no passado e que não têm nada a ver com sua gestão, e talvez muito pouco a ver com a Crefisa enquanto patrocinadora.

A saber:

i. as categorias de base que tiveram investimentos e sofreram um verdadeiro turnaround (desculpe o anglicismo, mas não tenho definição melhor) na gestão Paulo Nobre;

ii. o centro de treinamento, nossa Academia, com investimentos e estrutura de futebol europeu, onde tem também a mão de Paulo Nobre e de Alexandre Mattos láaaaaa atrás entre 2013 e 2016 e que teve sua continuidade na gestão Mauricio Galiotte;

iii. o Allianz Parque, projeto concebido nos idos de 2007, quando Dona Leila não sabia qual era a letra do hino do Palmeiras;

iv. Abel Ferreira, um dos maiores acertos na história do futebol desse clube, e que nem era a primeira opção quando foi contratado substituindo Luxemburgo, que substituiu Mano Menezes que substituiu Felipão…. já evidenciando que não temos planejamento no futebol desde a gestão do antecessor Galiotte.

Ou seja, dona Leila surfou no trabalho de outros que passaram antes dela. Quando seu antecessor assumiu o clube, as contas estavam arrumadas.

E agora não sabemos porque, mesmo vencendo títulos importantes, vendendo jogadores promissores em euro, com importante entrada de recursos financeiros, não podemos contratar e temos que jogar a responsabilidade para garotos de 17 a 19 anos da base.

E assim corremos o risco de tudo que foi construído pós 2013 seja destruído por uma visão míope sobre gestão do futebol, de alguém mal cercada e que aparentemente ouve poucas pessoas, e pessoas erradas.

Sem planejamento, parte II

Por que crítica tão violenta? Porque no futebol dificilmente se ganha por acaso. Tudo deve ser bem planejado para aumentar as chances de vitória. E quando sabíamos que Scarpa e Danilo iriam sair, fomos buscar seus substitutos?

Aparentemente sim. Mas os substitutos errados. Tanto que Artur, que foi a última contratação, não pode estar em campo nessa noite de 5a feira porque já havia jogado na Copa do Brasil. E se meu fígado não me enganou, o substituto imediato de Scarpa, Bruno Tabata, assistiu ao jogo do banco enquanto tínhamos que esperar milagres de meninos como Luiz Guilherme e Jhon Jhon substituindo Dudu e outros medalhões.

Convenhamos, Abel Ferreira fez milagres até aqui, mas sua cota parece que acabou.

E sobre o substituto de Danilo? Mesma falta de planejamento. Sabendo da saída do jogador seis meses antes, fomos incapazes de buscar um substituto a altura. Tanto que cansamos de ouvir o Professor Abel explicar que Zé Rafael está jogando no improviso.

Sem citar que ontem Zé voltou de contusão talvez antecipadamente porque não tínhamos substitutos.

E o juiz?

Acho que está na hora do palmeirense parar de jogar a culpa na arbitragem. Daronco errou na 5a feira ao não marcar falta por trás de Luciano e dar o segundo amarelo? sim, errou feio. Mas não parece nesse caso que tenha sido proposital, ou o sistema, ou o raio que parta a cabeça dos responsáveis por essa derrota.

Daronco errou e depois compensou no gol anulado deles.

Então desta vez não vamos cair na tentação de culpar a arbitragem ou o sistema pela vergonhosa eliminação. Não que CBF e Comissão de arbitragem sejam competentes ou impolutos.

CBF e sua Comissão de Arbitragem é a cara desse Brasil corrupto e decadente com uma mídia cúmplice assistindo de camarote e com os bolsos novamente abarrotados de dinheiro o estupro dessa velha donzela chamada Brasil ou futebol brasileiro. 7×1 não foi por acaso. #prontofalei

Não entende de Palmeiras

Nós palmeirenses conhecemos o Palmeiras. Na manhã desta 5a feira, em uma consulta médica por vídeo com meu simpático médico Dr. João, são-paulino, nem ele acreditava na vitória do seu time.

Mas eu disse a ele: doutor, se o Palmeiras perder, vai ser uma pancadaria pra cima da Diretoria.

Por quê? perguntou ele. Vocês estão ganhando tudo, não sabem perder?

Porque eu conheço o Palmeiras e o palmeirense. A gente até sabe perder, sou da geração “anos de chumbo”. Mas não nos conformamos em perder algo que poderia ser ganho!

Vamos do paraíso ao inferno em um gol perdido pelo Rony. Transformamos sapos em príncipes, com um gol de Libertadores como o do Deyverson. E somos uma máquina de trucidar ídolos quando eles deixam de entregar resultados.

E as críticas são duras, e na maioria das vezes, corretas. Só que desta vez não pode se dar ao luxo de errar o alvo. O culpado não é Abel Ferreira, nem sua competente e comprometida comissão técnica e nem os jogadores. Dedicação estamos vendo e vimos nesta derrota como em outras.

Portanto o alvo das críticas é para quem não conhece o Palmeiras e sua história mas está sentada na cadeira mais importante para o torcedor. E com a caneta na mão!

Dona Leila, muito prazer, este é o Palmeiras.

Presidente, peço licença para fazer um pedido de forma aberta e sem ofensas. Mas um pedido direto!

Faça o seu trabalho como se fosse uma palmeirense. Menos discurso vazio, “entende?”, e mais ação voltada para a instituição que hoje a senhora representa.

Menos avião e mais realização naquilo que realmente importa ao torcedor.

Menos promessa vazia e mais ação.

Menos rede social e mais bastidores.

Menos oba oba no clube social, afinal de contas a eleição já foi, lembra?, e mais atuação na busca por reforços nessa janela de transferências.

Menos reclamação por falta de dinheiro – aliás, onde está o dinheiro? – e mais ação de marketing nesta poderosa instituição, aliás poderosa muito antes de 2015.

Ou então, se isso for pedir demais, deixe quem entende da história palmeirense, sua tradição e principalmente da gestão do negócio futebol, fazê-lo!

Saudações Alviverdes!

***

Leia mais

+A entrevista pós jogo de Anderson Barros que é a cara dessa gestão

+Opinião….. leia mais sobre as opiniões do Criscio

+

Comments (26)

  1. Inter 0x0 Palmeiras: continuamos sem vencer – 3VV

    […] de julho de 2023 Copa do Brasil […]

  2. Arbitragem de Anderson Daronco Palmeiras 1×2 SPFC – 3VV

    […] de julho de 2023 Copa do Brasil […]

  3. O Palmeiras perdeu consistência defensiva com a saída do Danilo.

    O jogador é um craque, e por isso mesmo a sua saída para a Europa era uma grande possibilidade.

    Discordo que não tenha havido contratações. Elas foram feitas, mas foram quase todas erradas. Imaginaram que o Jailson substituiria bem o Danilo, por exemplo.

    Preocupante é q

  4. Análise perfeita, o time caiu de produção e o Abel tinha previsto isso. Com a falta de reforços ficamos entre escalar quem não está bem ou colocar em campo uma molecada que ainda não está madura para segurar o rojão, ou seja, de um jeito ou de outro o resultado final será ruim. Talvez seja hora de tiramos o Barros e trazermos alguém mais agressivo em termos de mercado, com esta estrutura o Alexandre Matos nadaria de braçada.

  5. Libertadores creio q foi pro espaço tb, só imagino uma classificação se fizermos um 3×0 lá.

    Pq no jogo da volta, jogando de forma espaçada e morrendo no segundo, aquele rame rame do Felipão arranca uns dois gols aki.

  6. Gustavo Aroni

    🚨 Textor liberando verba pro Botafogo contratar 4 reforços, e o “pobre” Palmeiras da avara Leila se virando com John John e luiz Guilherme. ⚓🚨

  7. Gustavo Aroni

    🚨É preciso reformular, oxigenar o elenco. Até quando ficaremos com Dudu, Marcos Rocha, Rony, Veiga? Até o fim dos tempos? Não dá pra ter um banco só com molecada meia-boca e jogador ruim. O Weverton não faz um milagre. E esse Endrick, heim? Que mentirinha! Fica só com o Gómez, Piquerez e o Zé Rafael e traz jogador bom. Tem pressionar essa presidente ment.irosa e mão de vaca. Tá só lucrando com o Palmeiras. Quem sabe passando um ano em branco, fora da magia, essa diretoria acorda.🚨

  8. O discurso de Barros ontem foi patético,do nível de um Frizzo,um Palaia.
    Falou que não se pode precipitar em contratações…
    Meu Deus,desde o ano passado já sabiam da saída de Danilo e Scarpa.
    Estamos em Julho!!!!!!!!!
    Sete meses,quase um filho parido.

    Esse Mustapha de Saias aconselhada por seu morfético (esposo?)vai acabar com tudo que Nobre deixou aí fica mais fácil, já que tem os conselheiros nas mãos transformar o time em uma SAF e adquirí-lo ou vendê-lo…

  9. Opaaaaa, o Anderson Barros falou a imprensa ontem.
    Meio atordoado, mais do que já é, talvez pelos efeitos do remédio que induz ao sono, fez uma declaração importantíssima, uma obviedade tal qual o dia é claro e a noite é escura.
    Disse que o Palmeiras precisa de reforços.
    Nooooossa, verdade mesmo, Anderson Barros?
    Você, juntamente com essa diretoria apedêuta gastaram 23 milhões em 3 reforços estrangeiros que não vale por 1, só pra ficar nesse exemplo.
    Vai, toma mais um Alprazolam, toma um Clonazepam junto também e volte a dormir, de preferência LONGE DO PALMEIRAS.
    Incompetente.

  10. Elocubrações à parte, agora as trikas pegam os gambás na semifinal e como sempre vão arregar pra eles em mata matas. No final das contas, a Copa do Brasil vai cair no colo do Flamengo. Vai ser de fu…….der.
    Espero que o Grêmio e o Suárez encarnem o “Imortal Tricolor” deles.
    Não me decepcionem.

  11. Diretoria inoperante, gostaria apenas de entender o pq da comissao tecnica inssistir nesses mesmos nomes e nao buscar outras solucoes. So podem estar brigando internamente nada justifica a escalacao de jogadores que nao estao rendendo.

  12. Gustavo Aroni

    🚨Nenhuma surpresa. O Palmeiras não vem jogando nada faz tempo. O time chegou ao ápice e como não contratou com qualidade, o avião placar tá em queda livre na velocidade do som. Nem toda magia, nem todo encanto, nem toda sorte do Abel é suficiente com um elenco asfixiado, acomodado, descomprissado e enfraquecido, sem reposição à altura dos que saíram. Cadê as contratações com qualidade? Essa Leila é uma aberração como presidente. O Palmeiras vai ser eliminado pelo Atlético também e está jogando futebol para pegar, no máximo, vaga na Sula, em 24. Vergonha! 🚨

  13. Se a Leila, que é uma completa APEDÊUTA em futebol, ao menos se cercasse de gente que entende de bola, do ramo e do assunto, ela poderia só assinar o cheque que não teria problema algum em continuar uma zero a esquerda em futebol.
    E antes que alguém venha me taxar de machista, seus “entendedores” de futebol são homens: o Presunto Dorminhoco e o tal de Cícero, que nada mais é que o guia turístico do Caio Ribeiro no CT da Barra Funda.
    Mostra piscina, academia, raio-X, raio laser, mas mostrar serviço mesmo, nada.
    Segue a vida.

  14. Ademir Divino, Primeiro Campeão Mundial

    O Palmeiras passou hoje sua maior vergonha desde a sua reconstrução em 2015. Medidas a curto prazo a serem adotadas urgentemente:

    Demissão imediata de Anderson Barros;

    Abertura de sindicância por parte do pouco que resta da oposição para avaliar de forma correta as contas do clube;

    Iniciar o planejamento imediato para a candidatura de Paulo Nobre nas eleições do clube em 2024;

    Dependendo do resultado da sindicância, entrar com pedido de abertura do impeachment da agiota incompetente.

  15. A cara do portuga hoje mostrou nitidamente que ele se cansou desses incompetentes. Fora estagiária e leve com você esse presuntinho.

  16. Porco Nervoso

    Não temos ataque. Se o Arthur não joga, já era.
    Dudu e Ruimny já deu. Façam $$$$ enquanto é tempo.

    • O Ronyelson luta o jogo inteiro, agora quem pediu a renovação do Dudu merece o que ele faz em campo nada ! Só toca de lado e perde a bola .
      Luciano era pra ser expulso já tinha amarelo pela falta no zé Rafael. Triste semana uma jovem que foi morta por um covarde da torcida do flamerda.
      Se você tem filha não deixe ela ter moto e ir pra estádio .
      Trânsito e futebol mata.

      • Porco Nervoso

        Pois é, Paraiba… Precisamos de atacantes que jogam e lutam.
        Só lutar não basta.
        E o Daronco se acovardou em não expulsar o mala do Luciano sim, por isso não marcou a falta, e a partir daí se perdeu na arbitragem.
        Domingo teremos o Arthur de volta e um torneio a menos, talvez as coisas voltem a funcionar.

  17. Anderson Barros essas horas está dormindo após ingerir 3 comprimidos de Alprazolam 1mg. De novo, só dorme esse Sadia.
    Só vai acordar no sábado e quando acordar, vai demorar mais uns 5 dias pra cair na real, se é que ele caiu na real algum dia desde que saiu do Botafogo e veio pra cá.
    Quanto a Leila, embalem ela por que é “filha” de vocês, os que queriam ela como presidente.
    Teve torcedores, muitos, muitíssimos, inclusive a principal organizada (que agora está de birra) que rogaram aos céus pra ela ser presidente.
    Está aí o resultado: uma pessoa que entende muito de ganhar dinheiro, mas não sabe nada, ABSOLUTAMENTE NADA de futebol, igualmente ao diretorzinho meia pataca citado acima.
    Dois apedêutas.

  18. Murilo no banco e Luan esse ….. titular. Não dá para entender o portuga. Tudo bem que a estagiária é péssima, o presuntinho um ….. mas Luan não dá mais. Chega

  19. Time manjado. Falta qualidade. Titular não tem reserva bom. Meio de campo acabou faz tempo. Agora pensar em não fazer papelão na libertadores. Mas sem uma 3 jogadores jazerá tbm. Temos 15 dias pra contratar. Acho que se vier, vem meia boca e até entrosar……..

  20. É o fim desse ciclo. Dudu e Veiga já não são mais os mesmos, e infelizmente a incompetente diretoria não preparou o time pra isso. O Palmeiras hoje é um time e elenco de meio de tabela.

  21. Parabéns estagiária. Você é a grande culpada disso. Você é esse diretor morto. Volta Nobre e Mattos

  22. Cleber Machado vai tomar

  23. Luan dispensa comentários. Myke vá para

Leave a Reply