Análise da arbitragem de Facundo Telo CAM 0x1 SEP

Por Oiti Cipriani

ATLÉTICO MG 0X1 PALMEIRAS  

  • Data: 02/08/2023
  • Libertadores 2023, 8as final, jogo 1
  • Árbitro: Facundo Tello (Argentina)
  • Assistente 1: Diego Bonfa (Argentina)
  • Assistente 2: Maximiliano del Yesso (Argentina)
  • VAR: German Delfino (Argentina)
  • Quarto árbitro: Maximiliano Nicolas Ramirez (Argentina)

Árbitro

Facundo Raúl Tello Figueroa, nascido em 4 de maio de 1982 (idade 41 anos), Bahía Blanca, Argentina é um árbitro de futebol argentino. Árbitro internacional listado pela FIFA desde 2019.

Ele dirige a divisão mais alta da liga argentina de futebol desde 2013. Em 19 de maio de 2022, a FIFA anunciou a lista de árbitros da Copa do Mundo do Qatar, e Tello foi escolhido. 

Apitou nesse ano seis jogos da Copa Libertadores 2023, incluindo o desta noite no Mineirão, apresentando 33 cartões amarelos e dois vermelhos. Assinalou ainda duas penalidades máximas. 

Análise do trabalho do árbitro

No jogo da noite de quarta-feira vimos uma aula de arbitragem!

Deixou o jogo correr e segurou as rédeas nos momentos certos.

Utilizou de uma arma que sempre criticamos que os árbitros brasileiros não usam, que é o critério. Jogadas iguais, decisões semelhantes.

Conduziu o jogo com serenidade e competência, não se influenciando pelas reclamações do jogador Hulk (como reclama!). Não deu palestras e simpósios em cada bola parada, marcava o local da bola, e onde a barreira se posicionava, afinal os jogadores são profissionais e sabem de suas obrigações e limitações, não necessitando serem avisados em cada reposição de bola.

Não usou do critério dos árbitros brasileiros que “bola parada é a favor do árbitro”.

Disciplina

Mostrou três cartões durante o jogo, um para o jogador do Atlético por atitude temerária e dois para jogadores do Palmeiras, um por atitude temerária (G. Menino) e um por impedir o prosseguimento de ataque promissor (Jhon Jhon).  

Assinalou 30 faltas, 11 do Atlético e 19 do Palmeiras.

Controle de tempo

Acresceu três minutos no primeiro tempo e cinco no segundo tempo. Como deixou o jogo correr, sem muitas paralisações, usou de bom critério na reposição de tempo.

Assistentes

Os assistentes assinalaram seis impedimentos, três para cada lado. Ambos tiveram um bom trabalho, 

VAR

Foi consultado rapidamente no gol do Palmeiras e não foi mais exigido

Conclusão

Conforme relatamos acima, seu trabalho correspondeu totalmente em suas decisões. Uma nota 9,5 reflete bem a excelência do trabalho executado.

***

Leia Mais

+Pós Jogo Atlético MG 0x1 Palmeiras: time cascudo

+Fala Abel: a entrevista do treinador

Comments (4)

  1. Deportivo Pereira 0x4 Palmeiras: atropelo em Pereira 3VV

    […] A arbitragem será de Facundo Tello, que apitou Palmeiras 1×0 Atlético MG e recebeu a nota 9,5 de nosso exigente colunista Oiti Cipriani. […]

  2. Deportivo Pereira x Palmeiras: 4as de final, jogo de ida 3VV

    […] A arbitragem será de Facundo Tello, que apitou Palmeiras 1×0 Atlético MG e recebeu a nota 9,5 de nosso exigente colunista Oiti Cipriani. […]

  3. luiz sergio neto

    Achei que a arbitragem falhou na distribuição dos cartões e não utilizou do mesmo critério. Diversas faltas feitas pelo Atletico mereciam o cartão amarelo mas o juiz não deu. O próprio Hulk era um que merecia cartão para aprender a calar a boca e parar de querer reclamar a cada falta.

  4. Donato, o Lúcido

    Sigo o Relator.

Leave a Reply