Opinião: times fortes ganham títulos e recebem mais $… times medianos…

Por Vicente Criscio

Mais uma derrota, desta vez no Maracanã, contra o Fluminense. 2×1.

A derrota não é o fim do mundo. Não é para gerar crise. Afinal, o time foi batalhador, lutou literalmente até o último minuto e com um pouco mais de sorte poderia ter saído com o empate.

Mas se ganhar e perder é parte do futebol, por que a reclamação por vezes ensandecida da torcida contra a diretoria e a presidente?

Não faltarão recursos

A Presidente Leila Pereira foi eleita sem adversário. Foi candidata, antes de ser eleita, por mais de um ano. Era próxima (e ainda é) do ex Presidente Maurício Galiotte. E antes da eleição, na posse e dias após, a posse continuava com o discurso de que “NÃO FALTARÃO RECURSOS PARA REFORÇOS”.

Ou seja, teve tempo para preparar seu plano de governo e os projetos para elevar receitas. Da mesma forma deve ter tido acesso aos números do Palmeiras. Até porque era aliada do Presidente daquele momento além de Conselheira atuante nos bastidores.

Entretanto, passada a euforia da posse, inclusive para o campeonato mundial, já percebíamos uma mudança de discurso. Aquele mesmo que ouvimos várias vezes no passado:

  • Não podemos fazer loucuras!
  • Determinado jogador é muito mais caro do que estamos dispostos a pagar.
  • Não vou quebrar o Palmeiras,

E aí começaram os questionamentos

  • Como uma pessoa experiente, empresária, executiva, e que estava ao lado do ex Presidente foi pega de surpresa com a situação financeira do clube?
  • Outro: como pode um clube que ganhou mais de R$ 400 milhões somente em prêmios entre 2020 e 2021 pode estar financeiramente sem condições de repor atletas que saíram?
  • Leila Pereira sabia e faltou com a verdade quando disse que não faltariam recursos? ou não sabia e foi enganada pelo aliado político?

Clique aqui e leia matéria do Terra mostrando os títulos e prêmios da Era Abel.

Aos fatos!

O fato é que o elenco do Palmeiras é curto. É o menor elenco dentre os grandes clubes no campeonato brasileiro. E até o menos informado palmeirense sabia que precisávamos de elenco forte para disputarmos três (agora dois) títulos.

A Copa do Brasil já foi. Não poder usar Arthur (contratado depois que já tinha jogado pela CB 23) foi uma enorme perda nas duas partidas contra o SPFC.

O Brasileiro está indo. No sábado passado, entrar em campo sem Veiga, Dudu, Zé Rafael, Piquerez e ainda só contar com Rony e Arthur depois dos 15 do segundo tempo, só comprova o que já sabíamos: os jovens jogadores são ótimos e muito promissores. Mas não dá para jogar nas costas deles a responsabilidade de substituir Dudu e cia.

O futebol exige tomar riscos. E exige grana. Se a Presidente quando esquentou a cadeira percebeu (tardiamente, diga-se de passagem) que não tínhamos caixa, deveria ter estruturado um marketing que fosse atrás de mais patrocinadores e outras fontes de receitas, ao invés de apenas ficar no “corte de custos”.

Equilíbrio financeiro x responsabilidade da Presidente x ciclo virtuoso x ciclo vicioso

É óbvio que ninguém quer que o clube quebre. Ninguém pede para gastar como se não houvesse amanhã. A estabilidade financeira é fundamental!

Mas mais fundamental ainda para o sucesso do Palmeiras nas competições que disputa é ter recursos financeiros para poder contratar e repor danilos e scarpas, e manter o time competitivo.

Lembram-se do círculo virtuoso? Time FORTE –> ganha títulos –> aumenta as receitas –> permite mais investimento no time –> que se transforma num time MAIS forte.

Em contra partida qual o ciclo vicioso? Time MEDIANO –> perde títulos –> perde receitas –> não investe no elenco –> acaba se tornando em um time MAIS fraco.

Manter o equilíbrio financeiro é responsabilidade da Presidente. Sem dúvidas.

Mas voltar ao círculo virtuoso que tínhamos até pouco tempo atrás é responsabilidade da Presidente também.

E mais ainda: trazer novas fontes de receitas e patrocínios é PRINCIPALMENTE sua responsabilidade.

Concordam?

Saudações Alviverdes!

Comments (7)

  1. Ademir Divino, Primeiro Campeão Mundial

    Considero ser inadmissível que jogadores que já mostraram seus bons potenciais nas base como o Pedro Lima e o Fabinho sejam preteridos em um elenco profissional que têm os péssimos Jaílson e Richard Rios como opções para as mesmas posições.

    Já cansei de ver esses dois cometendo erros absurdos em várias partidas, no último jogo contra o Tapetense, os dois gols do time carioca aconteceram por falhas cometidas por esses dois bagres. Talvez o Richard Rios possa render alguma coisa ainda, mas esse indolente do Jaílson já deveria ter saído do Palmeiras nessa última janela para algum clube do mesmo nível do seu futebol…

    Já que o Anderson Barros interferiu no trabalho do Abel ao impedir a renovação de contrato do Deyverson para dar espaço ao péssimo Navarro, ele teria que ser fortemente cobrado pela torcida para afastar esse Jaílson do time imediatamente!

    VAMOS ACORDAR ANDERSON BARROS E ABEL FERREIRA!

  2. Ademir Divino, Primeiro Campeão Mundial

    Minha escalação para o jogo do ano até esse momento para o Palmeiras:

    Weverton, Mayke, Gustavo Gomez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino, Raphael Veiga e John John; Artur e Rony.

    Com essa formação inicial, o time jogaria no clássico 4-4-2 com o John John de titular no lugar do Dudu. Entendo que o Dudu não pode ter vaga cativa no time titular enquanto não recuperar 100% o seu condicionamento físico e acho que o garoto poderá contribuir mais nesse jogo na criação de jogadas no meio-campo e também na recomposição do sistema defensivo do que o baixola.

    Antevejo mais um jogo muito disputado e o Palmeiras terá que jogar 100% focado desde o começo da partida. Meu palpite de placar é Palmeiras 1 x 0 Atlético, com gol do Artur.

    AVANTE PALESTRA, RUMO AO TETRACAMPEONATO DA LIBERTADORES!

  3. Fica claro e evidente que ela não tem perfil para um time do porte do Palmeiras, assim como também é evidente que o Barros também não tem perfil para diretor de um clube do porte do Palmeiras. Ambos estariam muito mais felizes em um clube do porte do Atl. Paranaense ou mesmo do Botafogo (de onde o Barros veio). Palmeiras não é grande, Palmeiras é GIGANTE e como tal exige líderes de envergadura, só boa vontade e idoneidade (embora sejam imprescindíveis) não são suficiente pra tocar uma nau como a nossa, é preciso de mais, muito mais.

  4. “Plenissimo” acordo com o
    texto

  5. Cláudio Longo

    Um detalhe , a referida figura patética , NUNCA FOI SÓCIA DA SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS, houve uma adaptação, que a fez sócia e mentora de uma das mais vergonhosas demonstrações parasitarias , no clube , além dos ” agrados ” , e benesses de baixo valor moral , alterações internas no próprio ” conselho deliberativo” , tornaram frágil o alicerce político , moral , jurídico e financeiro do clube em tempo recorde , fato exposto dentro e fora das alamedas e gramados . O que resta é sem dúvida a indignação dos que ainda possuem discernimento, caráter e ética . Aliás ” ética ” , que o casal monarca alviverde , tem em destaque na justiça , por estar em tribunais em um país de cegos .

    • “Plenissimo” acordo com o retexto

    • Donato, o Lúcido

      Caro Claudio.
      Você complementou, de forma estupenda, o brilhante texto do nosso caríssimo Vicente Criscio. Eu diria que, 15% dos membros do nosso conselho deliberativo, se muito, conseguem compreender aquilo que podem ler.
      Nossos conselheiros e cofistas, em sua grande maioria, estão preocupados em garantir o ganho de algumas fatias de pizza de qualidade duvidosa, oferecendo, a si mesmos, como meros capachos da madame.

Leave a Reply