Arbitragem de Rodrigo José de Lima FLA 3×0 SEP

Por Oiti Cipriani

FLAMENGO 3X0 PALMEIRAS  

  • Data: 08/11/2023
  • CAMPEONATO BRASILEIRO – 33ª RODADA
  • Maracanã – Rio de Janeiro
  • Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
  • Assistente 1: Bruno Raphael Pires (FIFA GO)
  • Árbitro Assistente 2: Kleber Lucio Gil (SC)
  • Árbitro de Vídeo: Rodolpho Toski Marques (FIFA PR)

Árbitro

É o terceiro jogo que apita do Palmeiras no corrente ano e nos anteriores apresentou bom trabalho. Incluindo o jogo desta noite no Maracanã, foi escalado em 24 jogos, mostrando 147 cartões amarelos (média de 6,12 por jogo), 9 cartões vermelhos e assinalou 7 tiros penais

Disciplina

Como foi parte mais importante do jogo, vamos inverter a ordem de análise nesta partida. O lance capital do jogo foi a expulsão de Gustavo Gómes, que impediu uma possível reação do Palmeiras, após terminar o primeiro tempo perdendo por 2×0.

A expulsão foi justa e correta. Se algum torcedor do Palmeiras reclamar, a pergunta que cabe é: se o ocorrido fosse o contrário, de um defensor do Flamengo cometendo falta idêntica, acharia justo somente a apresentação do cartão amarelo?

Se a resposta for sim, precisa se atualizar em relação às regras de futebol. Foi muito mais acintosa e clara que a expulsão da semana passada no jogo do Botafogo. O cartão vermelho foi apresentado direto.

Mostrou ainda dois cartões, um para cada equipe. E vamos acrescentar ainda, que o jogador do Palmeiras Vanderlan deveria ser expulso, fez uma falta e recebeu amarelo e na sequência, fez outra, que tranquilamente poderia ser vermelho direto e o arbitro contemporizou.

Assinalou 30 punições técnicas, 13 do Flamengo e 17 do Palmeiras.

Análise técnica do trabalho do árbitro

Não teve erros técnicos grosseiros durante o jogo. Detectamos somente uma falta mal assinalada de Endrick quando o jogo estava 0x0, em disputa por espaço e o atacante ganhou no corpo e ficou com a bola livre para ir para o gol. Assinalou falta.

Assinalou também uma falta de Zé Rafael, onde teoricamente estava dentro das regras, quando usou o ombro, com a bola em disputa. Todavia, o contato foi mais forte que o necessário e a falta foi bem marcada.

Não teve erros maiores e não teve a mínima interferência no resultado do jogo.

Controle de tempo

Acresceu três minutos no primeiro tempo e cinco no segundo tempo. A reposição de tempo perdido foi bem observada

Assistentes

Os assistentes assinalaram somente três impedimentos durante o jogo e ocasionalmente alguma falta em sua área de trabalho. Ambos tiveram um bom trabalho.

VAR

Foi consultado em três ocasiões: nos dois primeiros gols do Flamengo e na expulsão do jogador do Palmeiras e neste caso corroborou com a decisão de campo do árbitro.

Conclusão

Este árbitro é uma boa surpresa no mar de mediocridade que campeia na arbitragem brasileira. Se o escalarem com sabedoria, será nosso próximo árbitro internacional FIFA.

***

Leia Mais

+A coletiva de Abel: “jogaram melhor que nós”

+Pós Jogo Flamengo 3×0 Palmeiras: tudo embolado

+Leia e veja a série sobre a Sociedade Anônima do Futebol no Brasil, só aqui no 3VV.

Comments (2)

  1. Balanço da arbitragem em 2023, e o que esperar de 2024 – 3VV

    […] se são o que prometem ou só ilusão de um ou outro trabalho bem feito. Provavelmente o árbitro Rodrigo José Pereira poderia ser o contemplado com o escudo FIFA. Este profissional apitou três jogos do Palmeiras em […]

  2. Flamengo 3×0 Palmeiras: Verdão perde e fica tudo embolado3VV

    […] NotíciasOsservatorio Arbitrale […]

Comments are closed.