Arbitragem de Luiz Flavio de Oliveira SBC 0x1 SEP

Por Oiti Cipriani

São Bernardo 0x1 Palmeiras

  • CAMPEONATO PAULISTA 2024 – 7ª RODADA
  • Data: 15/02/2024
  • Estádio 1º de maio
  • Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
  • Assistente 1: Daniel Paulo Ziolli
  • Assistente 2: Daniel Luis Marques
  • Quarto árbitro: Salim Fende Chavez
  • Árbitro de vídeo (VAR): Jose Claudio Rocha Filho

Árbitro

Arbitro nascido em 13/06/1977, formado pela Federação Paulista em 1999. Foi árbitro internacional até o ano de 2023, quando completou 45 anos, e pelo regulamento da entidade internacional (FIFA), foi substituído.

Este jogo foi o 6º jogo neste campeonato estadual, como arbitro principal.

Análise técnica do trabalho do árbitro

O primeiro tempo do jogo foi mais tranquilo, e a queda de energia em uma das torres, colaborou para o jogo ser disputado em clima mais ameno. No segundo tempo, o juiz se perdeu em suas decisões, principalmente disciplinares, que falaremos mais abaixo.

Essa benevolência na parte disciplinar poderia ter interferência no jogo, que no final acabou não ocorrendo. Os dois penais reclamado pelo Palmeiras foram ações normais de jogo.

Disciplina

Assinalou 20 faltas contra o time do ABC e 17 contra o time da Capital. Apresentou sete cartões durante o jogo. Cinco para o time da casa e dois para o time do Palmeiras. Vamos iniciar pelo Palmeiras, que teve Vanderlan e Jhon Jhon punidos, ambos com correção. Jhon Jhon por impedir a formação de ataque promissor e Vanderlan por jogada temerária.

Do time mandante, o cartão para Lucas Lima, em falta sobre Luis Guilherme, foi no limite para vermelho, se o arbitro quisesse ser mais rigoroso. O maior equívoco, entretanto, foi a não apresentação de cartão para o jogador nº 25 – Pedro Carrerette (que acabou saindo contundido em sua ação). A entrada sobre Luis Guilherme foi muito acima da média, e foi punido somente com cartão amarelo.

Em jogada individual, Jhon Jhon sofreu um carrinho por trás de Helder Maciel, que visou somente as pernas do atacante e também recebeu somente amarelo.

Não coibiu ou se importou com o rodízio de faltas sobre Endrick e os jogadores do time do São Bernardo usaram e abusaram de faltas táticas sob o olhar complacente do Sr. Oliveira.

Várias faltas mais acentuadas que aquela cometida por Vanderlan (que foi punido com cartão amarelo), tiveram somente punição técnica, o que demonstra falta de critério.

Controle de tempo

Acresceu três minutos no primeiro tempo; o cronômetro foi parado na queda de energia de uma das torres do estádio.

No segundo tempo foram acrescidos sete minutos, por substituições e entrada de equipe médica.

Assistentes

Ambos tiveram um bom trabalho e assinalaram somente dois impedimentos do ataque do Palmeiras.

VAR

Deveria ter chamado o árbitro para revisar a entrada sobre Luis Guilherme e não o fez, quando o protocolo indica que fizesse.

Conclusão

Conforme relatamos acima, seu trabalho (na parte técnica) não teve interferência direta.no resultado. Entretanto, como especificamos acima, a parte disciplinar poderia ter afetado o resultado, pois um cartão vermelho a 55 minutos de jogo, poderia alterar o andamento do jogo.

***

LEIA MAIS

Comments (1)

  1. Luiz Flavio de Oliveira um dos piores árbitros do nosso futebol e nessa partida não aplicou cartões amarelos e até vermelhos em quantidades suficientes pois, o jogo teve faltas perigosas para a integridade dos jogadores.

    NOTA: 5,5 poderia ser melhor mas tá difícil ajudar esse malandro

Comments are closed.