Análise da arbitragem R21 – Palmeiras 2×1 Internacional

Por Danilo Cersosimo

Em um jogo bastante disputado o Palestra venceu o Internacional por 2x1e deu um passo importante na busca pelo título.

O novato árbitro Wilton Pereira Sampaio (DF) e seus auxiliares, fizeram uma arbitragem irregular, onde acertaram os lances mais cruciais da partida, mas pecaram na administração do jogo – travando-o quando não deveriam e deixando correr em lances claros de faltas.

O que me impressiona é termos um árbitro inexperiente (apenas 27 anos) em um jogo tão importante como esse – o mesmo já havia ocorrido contra o Coritiba em partida onde fomos severamente prejudicados.

Chama atenção também a falta de critérios do árbitro – no primeiro tempo Diego Souza cobra falta e a bola é desviada na mão do defensor colorado na barreira – o árbitro nada marcou (eu também não teria dado pênalti). Porém, aos 46’ do 2º tempo a bola explode no braço de Jumar e o árbitro assinala falta na entrada da área para o Inter…

***

Após o jogo contra o Coritiba o Presidente Belluzzo desabafou e reclamou das arbitragens – com razão. Fez publicamente uma espécie de ameaça, dizendo que não mais vai tolerar arbitragens danosas e árbitros inexperientes em partidas do Palmeiras.

A reclamação procede em seu conteúdo, mas eu discordo da forma. Esse tipo de declaração pouco contribui e os árbitros, corporativistas que são, passam a serem menos tolerantes a erros pró-Palmeiras apenas para mostrar que não são suscetíveis a pressões.

Esse tipo de declaração deve ser feita a portas fechadas na Comissão de Arbitragem e na CBF, jamais publicamente. A única manifestação pública nesse sentido deve vir da “instituição Palmeiras” através de comunicados, evitando que a figura pública respeitada de seu presidente seja equiparada ao nível medíocre da cartolagem brasileira.

***

Só pra constar: o pênalti em Diego Souza foi claríssimo.

***

Já no Pacembu…o árbitro Arilson Bispo da Anunciação e seus auxiliares fizeram a maior lambança do campeonato até aqui.

Dos 6 gols da partida, simplesmente 3 foram irregulares.

A falta que originou o primeiro gol do Corinthians não existiu, o empate de André Lima no segundo gol do Botafogo foi marcado com a mão – esse tipo de gol está institucionalizado no Brasil desde o gol de Adriano pelo SPFC, onde até a imprensa achou graça; e por fim, o pênalti em Jorgue Henrique, que originou o terceiro gol do Corinthians também não existiu.

Obviamente que o árbitro deveria ser punido, mas cabem aqui duas questões:

– Não já está mais do que na hora de utilizarmos o recurso eletrônico no futebol para evitarmos erros como os vistos ontem?

– Jogadores que simulam faltas, pênaltis e gols de mão não deveriam ser expulsos e julgados num tribunal de verdade? O futebol não pode mais exaltar a mutretagem e a malandragem como se estas fossem patrimônio cultural!


Comments (4)

  1. Marco Túlio de Vasconcelos Dias

    Não confio em ábitros !! Nenhum deles vale algo. Profissionalização JÁ !!

  2. João Gomes Yzquierdo Neto

    Mais uma vez árbitro inexperiente apitando nosso jogo. Em todas as partidas temos que vencer o adversário e o juiz, reclamar na imprensa depois não adianta, isso tem que ser feito por outros meios, não me pergunte quais, pois não sei.

  3. Fernando Talarico

    arbitragem ridicula no Palestra…
    concordo q temos q reclamar de portas fechadas na CBF e comissao de arbitragem…
    mas reclamar pra oontem…. ao menos 1 do inter tinha q ser expulso… eles bateram muito no sabado

  4. JOSELITO LUIZ GONÇALVES

    NÃO IMPORTA A FORMA COMO O BELUZO PROTESTA. PRECISAMOS PROTESTAR SIM, POIS SEMPRE SOMOS OS MAIS PREJUDICADOS. NOS 3 ÚLTIMOS CAMPEONATOS O GAYSON FOI CAMPEÃO COM CLARA AJUDA DA ARBITRAGEM. É HORA DESSA CBF RESPEITAR MAIS NOSSO MANTO SAGRADO. AQUI É PALMEIRAS.

Comments are closed.