Opinião: deixa o Dudu ir…

Por Vicente Criscio

Faz tempo que não escrevia…. pouco importam os motivos. Mas é bom ter um canal pra expressar nossa opinião, de vez em quando.

Sobre Dudu. Imbróglio que poderia ser evitado. Bastava um pouco de bom senso e estratégia de comunicação.

Só que não.

Neste sábado muitos foram pegos de surpresa com o anúncio de que Dudu teria assinado com o Cruzeiro e não jogaria mais pelo Palmeiras. E se analisarmos com o coração, Dudu nunca deveria considerar a hipótese de sair do Palmeiras. Se analisarmos com a razão, nada mais é do que uma simples transação entre duas entidades e um profissional, onde cada um visa seu objetivo principal, qual seja, otimizar o ativo que cada um administra.

Mas a razão passa muito longe da emoção do futebol. E assim a internet fritou. Os torcedores nas redes sociais, de manera geral, foram impiedosos nos comentários. E aquela montanha russa das emoções do futebol mostrou que estamos longe de lidar com certos assuntos de maneira fria.

Aos fatos

Dudu é o jogador com maior número de partidas pelo Palmeiras nas últimas décadas (dados 3VV).

São 443 jogos desde 2015. Fez 88 gols, apenas três atrás de Raphael Veiga, o maior artilheiro no período. O número de títulos é enorme. Na última semana o jogador Luan se despediu do Palmeiras, com direito a uma justa homenagem, e era o segundo jogador em número de partidas, perdendo apenas para o próprio Dudu. E com bem menos representatividade junto à torcida.

Outro fato: o jogador, com 34 anos de idade, mais 19 meses de contrato com o Palmeiras, vem de quase um ano sem jogar, recuperando-se de uma lesão delicada.

Vai voltar a jogar em alto desempenho? quem sabe!

Mais fatos: Dudu vai voltar a ser titular e terá a sombra de Estêvão. Não será titular absoluto, diferente de anos anteriores.

Às especulações

Não sabemos exatamente como esse processo foi conduzido. Aparentemente, o Cruzeiro com Alexandre Mattos procurou o Palmeiras. Se os dirigentes palmeirenses consultaram Dudu se ele queria sair, só eles sabem. Se o jogador ficou entusiasmado com a ideia de um novo contrato de quatro anos, ao invés de pouco menos de dois anos, como o contrato atual, só o jogador poderá dizer.

Mas olhando de maneira fria, e apenas para os números, a transaçõ faz sentido pra todo mundo:

  • Para o Palmeiras: assumindo que o jogador pode não desempenhar em altíssimo nível e por isso poderia ser preterido por outro titulas, seria uma economia de R$ 2 milhões por mês por 19 meses; e ainda embolsa uma multa contratual de US$ 4 milhões;
  • Para o Dudu: o jogador seria titular absoluto em um clube em reconstrução; seria ídolo, com dinheiro no bolso, e 48 meses de tranquilidade. Quando acabar o contrato, o jogador estaria com 38 anos e talvez definindo sua aposentadoria;
  • Para o Cruzeiro: voltaria a ter evidência e se equiparar em termos de elenco com seu rival. E o novo dono da SAF teria mais um momento de glória com a torcida.

Deu tudo errado

O problema é que comunicação estruturada passa longe do futebol brasileiro. Aqui cada um atira pra onde quiser, buscando a conveniência da notícia.

Alguém vazou, a torcida esperneou, e agora tem um monte de gente dizendo “que não tem nada a ver com isso”.

Para Dudu, deixar de ir depois de toda essa repercussão pode ser ruim. Se amanhã o jogador tiver um dia ruim em campo, alguém nas arquibancadas do Allianz vai falar de forma inconsequente: “a lá…. tá pensando no Cruzeiro“.

Por tudo isso, essa decisão deveria ter sido comunicada de forma adequada, com pompas de homenagem ao jogador de saída, agradecendo os serviços prestados e desejando boa sorte.

Ao torcedor, que ficasse com dor de cotovelo até a próxima contratação.

Se Dudu continuar no Palmeiras, depois de todo esse imbróglio, os riscos serão maiores que os benefícios. E é bem possível que em um mês muitos estejam arrependidos.

A ver….

Saudações Alviverdes!

Comments (5)

  1. Só espero que esse fato não venha a causar prejuízos ao bom ambiente do verdão. Reforços bons estão vindo. Temos um excelente técnico. Obrigado Dudu, honrou nosso manto, agora vai ser feliz onde você escolheu. Palmeiras não é, e nunca será refém de ninguém.

  2. Gustavo Aroni

    Nunca me enganou. Moleque! Jogador bem comum que virou ídolo de cegos. Craque que não faz gol. Ganhamos todos os mesmos títulos na sua ausência. Por mim, o Cruzeiro pode levar de graça, no seu projeto rumo à Série B. Ô Miccos?! Não quer levar o Veiga também?

  3. Em resumo
    Dudu não se posicionou
    Palmeiras errou em nem dificultar em nada
    E o rival?
    Esse não está nem aí…pelo jeito que anunciou ..
    Fica a bronca do torcedor palmeirense..apaixonado e amendoim

  4. Impressionante como valores financeiros tão altos são transacionados, recebidos e administrados por gente tão despreparada.

    A começar pelo Dudu.
    Quanta falta de inteligência…

  5. Pinho – Bauru, SP

    Concordo plenamente! E até agora, quase 24 horas depois do “anuncio” do Cruzeiro, nenhuma satisfação do Palmeiras ou de Dudu. E são “profissionais” do futebol!

Comments are closed.