Arbitragem de Davi de Oliveira Lacerda em BOT 0x1 SEP

Crédito: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Por Oiti Cipriani

BOTAFOGO 0 X 1 PALMEIRAS

CAMPEONATO BRASILEIRO 2025 – R20ª

  • Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES);
  • Assistente 1: Bruno Raphael Pires (GO)
  • Assistente 2: Douglas Pagung (ES);
  • 4º árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG);
  • VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)

Árbitro

Árbitro capixaba de 29 anos (06/12/95), iniciou na série A do Brasileiro no final de 2023. O jogo desta noite no Estádio Nilton Santos foi o terceiro do Palmeiras arbitrado por ele neste campeonato: vitória contra o Vasco (1×0) e empate contra o Vitoria (2×2). No atual campeonato foi 16º jogo, mostrando 72 cartões amarelos e dois vermelhos (um direto e um pelo segundo amarelo), assinalando 4 penalidades máximas. Foi uma escala com pouca confiança quando saiu seu nome, devido a inexperiência e a importância do jogo. Vamos discorrer abaixo seu trabalho

Análise Técnica

Lances polêmicos

Se pudermos chamar de “polêmico”, foram dois pedidos de pênalti, uma para cada lado, onde realmente a bola bateu no braço dos defensores, que estavam colados ao corpo. Portanto, nada a marcar.

Trabalho de campo

A desconfiança acima aludida não se confirmou em campo e não refletiu em seu trabalho. Fez um jogo bastante seguro, utilizando um critério de deixar o jogo correr e não marcar qualquer esbarrão ou jogada de corpo. O grande diferencial de outras arbitragens brasileiras que estamos vendo neste campeonato, foi a utilização de um critério único. Marcava contra o time A, e em jogada idêntica, marcava contra o time B. Ou deixava o jogo correr com a mesma interpretação. Com esta postura levou o jogo com relativa facilidade.

Nota: esta mesma interpretação e critério raramente vemos na arbitragem brasileira.

AVALIAÇÃO: 8,5

Disciplina

Comprovando nossa afirmativa acima, foram assinaladas somente 13 faltas durante o jogo, sete contra o Botafogo e seis contra o Palmeiras.

Com o número baixo de faltas, mostrou três cartões durante o jogo, um para Danilo do Botafogo e dois para os jogadores do Palmeiras, Aníbal Moreno e Murilo. Podemos entender que o cartão para Murilo foi excesso de zelo, visto ele estar contundido, tanto que foi substituído nesta situação e o árbitro erroneamente entendeu como retardamento de jogo.

Mas … como no Brasil é o país onde impera o jeitinho e mania que querer levar vantagem em tudo e no futebol não é diferente, quando ocorre realmente o fato, fica encoberto pelo manto da enganação.

Se todos os árbitros assim agissem, mesmo com excesso de rigor, talvez não teríamos as falcatruas contra o adversário e principalmente contra o público que ocorrem em nossos campos com as inúmeras simulações de contusão e retardamento de jogo.

AVALIAÇÃO: 8,0

Controle de tempo

Acresceu dois minutos no primeiro tempo;

No segundo tempo foram acrescidos sete minutos. Bom tempo de recuperação de jogo, em decorrência de substituições, atendimento médico, etc.

  • Tempo total de jogo:  99’00”
  • Tempo de Bola Rolando: 65’28”

AVALIAÇÃO: 8,0

Assistentes

Ambos tiveram um trabalho normal, assinalando cinco impedimentos. No impedimento marcado contra o Palmeiras, após chute de Vitor Roque e defesa do goleiro, provavelmente iria para o VAR, pois aparentemente, repito, aparentemente pela tv um jogador de defesa dava condições. Como nada ocorreu, não houve maiores consequências.

VAR

Não foi chamado a intervir, a não ser na situação de praxe, no gol assinalado.

Conclusão

Conforme relatamos acima, foi uma agradável surpresa a arbitragem deste jovem árbitro capixaba. Foi muito bem no jogo. Esperamos que não se perca na carreira e caia na vala comum da arbitragem brasileira.

MÉDIA FINAL: 8,2

***

Leia mais

Comments (2)

  1. Ronaldo Ramires

    foi muito bem, quase não percebi sua arbitragem no jogo se não fosse pelo cartão que ele deu para um dos membros da comissão do Abel

    Nota: 8,0

  2. Ronaldo Ramires

    foi muito bem quase não percebi se não fosse pelo cartão de um dos membros da comissão do Abel

    Nota: 8,0

Leave a Reply