Análise da Arbitragem de João Vitor Gobi SEP 1×0 SAN
PALMEIRAS 1 X 0 SANTOS
COMPETIÇÃO: CAMPEONATO PAULISTA 2026 – 2ª RODADA
- Árbitro: João Vitor Gobi
- Árbitro assistente 1: Neuza Ines Back
- Árbitro assistente 2: Evandro de Melo Lima
- Quarto árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos
- VAR: Adriano de Assis Miranda

Árbitro
Árbitro de 30 anos (21/11/95), iniciou sua trajetória na Série A1 do Paulista em 2023, foi escalado nas duas primeiras rodadas do corrente campeonato, mostrando oito cartões amarelos, incluindo o jogo desta noite em Barueri.
Observação: No final de 2024, quando da ascensão de Matheus Candançã à FIFA, o árbitro preferido da Comissão anterior da CBF era este profissional.
Análise Técnica
Lances polêmicos
Tivemos apenas dois lances que eventualmente poderiam gerar polêmica: o empurrão nas costas de Gustavo Gómez e o agarrar no calção de Allan. Mas existe uma recomendação da FIFA que assinalar falta em empurrões ou agarrões depende da intensidade do ato. E convenhamos, nenhum dos dois teve intensidade para se caracterizar a marcação de um tiro penal.
Trabalho de campo
Quem conhece ou viveu um pouco na arbitragem de futebol, fica assustado vendo um árbitro deste calibre ser considerado a árbitro internacional. E não foi somente neste jogo, em vários outros que assistimos seu trabalho, foram todos semelhantes. Confuso, sem critérios definidos, tanto nas decisões técnicas, com nas disciplinares. Punia contatos físicos (futebol é um esporte de contato) e deixava passar faltas mais acentuadas. Estava confuso em campo, invertendo faltas, falando em excesso, gesticulando mais que guarda de trânsito em congestionamento. Trabalho abaixo da média aceitável. Picotou o jogo quando devia deixar jogar
AVALIAÇÃO: 5,5
Disciplina
Logo aos 10 minutos de jogo, deixou de punir com cartão amarelo duas entradas fortes de jogadores do Santos. Assinalou 32 faltas, 17 contra o Palmeiras e 15 contra o Santos. Mostrou quatro cartões amarelos, dois para cada equipe. Rigoroso na aplicação de cartões para Flaco López, Frias e Luighi. Robinho deveria ser punido com amarelo e foi relevado. Todavia, desde seu aparecimento na série A1, este árbitro tem problemas com a parte disciplinar.
AVALIAÇÃO: 5,5
Controle de tempo
Acresceu cinco minutos no primeiro tempo e oito minutos no segundo tempo. Bem observado o controle de tempo, considerando o tempo para hidratação.
- Tempo total de jogo: 103’07
- Bola Rolando: 48’22
- Paradas de jogo: 106

AVALIAÇÃO: 8,0
Assistentes
Curiosamente não tivemos nenhum impedimento neste jogo e os assistentes se limitaram a informar saídas de bola.
VAR
Não foi acionado neste jogo.
Conclusão
Jogo com arbitragem tecnicamente fraca, mas … considerando o nível da arbitragem brasileira, é o que temos para o momento, infelizmente.
MÉDIA FINAL: 6,0
***
Comments (1)
Victor
Facundo Torres, outra barbeiragem da comissão técnica, departamento de scout, diretoria ou sei lá quem aprovou isso, está indo embora sem completar um ano de clube.
Mais um. E o Palmeiras terá prejuízo.
Deve ser uma delícia brincar com 700 milhões e jogar pro alto ou pro ralo.