
Allianz the Best: padrão de qualidade
Crédito foto: Young Boys Stadion, Wankdorf, foto reproducao
Por Claudio Baptista Jr.
Amigos, tenho observado com mais atenção a questão da padronização dos gramados nos estádios.
Houve claramente uma “recueta” a partir do momento em que ficou evidente que não se pode cobrar gramado exclusivamente natural quando temos, desculpe a expressão, pastos espalhados por aí.
Apesar que ainda existe a má informação, ou como no último post do ALLIANZ THE BEST, a hiprocrisia ou outra palavra qualquer.
No “print” abaixo, da ESPN.com.br o destaque sobre o comentário do jogador do SPFC “Oscar 7 a 1” em entrevista coletiva no pós treino do seu clube, sobre “jogadores têm receio de jogar na grama sintética”.
Por favor…. Quem está dizendo isso? O jogador ou a diretoria do clube que paga (quando paga) seus salários?

Referências no mundo
No maior campeonato continental de clubes, a Champions League, o gramado sintético é permitido no seu regulamento. Trecho abaixo traduzido do regulamento da Champions:

Outros exemplos em campos europeus:
- Estádio da Arena Khimki (Rússia) – Casa temporária de clubes como o CSKA Moscou.
- Stadion Wankdorf (Suíça) – O Young Boys manda seus jogos neste estádio, que tem gramado sintético.
- Astana Arena (Cazaquistão) – Casa do FC Astana, que já disputou a fase de grupos da Champions League com gramado sintético.
Pois é, padrão é QUALIDADE! Qualidade que privilegia o toque de bola, a velocidade de bola, pouquíssimas imperfeições. Que protege o gramado em casos de clima severo de inverno (como na Europa), ou fortes chuvas, ou ainda excesso de jogos.
Pois é…. aguardo com muita paciência quando teremos os mesmos padrões de qualidade nos campeonatos nacionais verde amarelos ou no continente latino americano, na Gloria Eterna Libertadores! Posso rir?
Até lá, considero ridículo e no mínimo mal intencionados quaisquer argumentos que desqualifiquem o gramado sintético.
E aproveitando o tema…. um recadinho ao Filipe Luiz, técnico do time carioca rubro negro, excelente ex-jogador, sério, carreira irreparável, por favor, você não precisa entrar na onda.
Abraço a todos.
***