Análise da arbitragem de Alex Gomes Stefano SEP 5×0 CUI

Por Oiti Cipriani

Palmeiras 5×0 Cuiabá

24/08/2024

Campeonato Brasileiro – R24

  • Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
  • Árbitro Assistente 1: Nailton Junior De Sousa Oliveira (CE)
  • Árbitro Assistente 2: Luiz Claudio Regazone (RJ)
  • Quarto Arbitro: Ivan Da Silva Guimaraes Junior (AM)
  • Árbitro de Vídeo: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Árbitro

Arbitro carioca, nascido em 23/05/88. Iniciou sua trajetória na série A do Campeonato Brasileiro no mês de abril deste ano.

Apitou 11 jogos, mostrando 41 cartões amarelos e dois vermelhos, assinalando três penalidades máximas.

Árbitro da nova geração que faz parte da renovação proposta pela Comissão de Arbitragem brasileira.

Análise técnica do trabalho do árbitro

Como avaliamos acima, o jogo, pelo marcador elástico, foi de fácil condução, com o Palmeiras marcando quatro gols apenas no primeiro tempo. Na segunda etapa administrou o jogo, portanto o árbitro não teve maiores dificuldades em conduzi-lo.

Todavia, esta atuação não é totalmente isenta de críticas. A nosso ver, foi uma escala equivocada deste árbitro. A Comissão de Arbitragem deveria ter a sensibilidade de não escalar árbitros cariocas em jogos de equipes paulistas e cearense em disputa do primeiro lugar na tabela e consequentemente, não deveria escalar paulistas em jogos de equipes cariocas e cearense.

Aqui cabe uma pergunta: para que caminhar no fio da navalhas com estas escalas insensíveis, que pode colocar em dúvida a lisura do campeonato, quando temos árbitros FIFA em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o inefável Wilton Pereira Sampaio de Goiás? Como diz antigo dito popular: “a mulher de Cesar não basta ser honesta, tem que parecer honesta”.

Voltando ao jogo, como dissemos acima, foi um jogo tranquilo, face a fragilidade da equipe de Mato Grosso. Assinalou um tiro com penal com acerto, estava em cima da jogada, e no restante, um ou outro erro no varejo, nada que desabonasse sua atuação.

Houve total colaboração da equipe do Cuiabá, que mesmo em larga desvantagem no marcador, não praticou jogo violento.

AVALIAÇÃO: 9,0

Disciplina

Foram assinaladas 22 faltas durante o jogo, com 16 contra o Palmeiras e seis contra o Cuiabá. Mostrou somente dois cartões durante o jogo, um para o jogador Richard Ríos do Palmeiras, por ação temerária e um para a equipe do Cuiabá, Clayson, por reclamação junto ao Assistente número 2.

AVALIAÇÃO: 8,5

Controle de tempo

Acresceu três minutos no primeiro tempo.

No segundo tempo não foi acrescido tempo de recuperação. A regra não diz que quando o marcador está dilatado, não precisa acrescer tempo de recuperação e foi isto que o árbitro fez, ignorando o tempo perdido em comemoração de gol, substituições e atendimento a jogadores.

AVALIAÇÃO: 6,0

Assistentes

Ambos tiveram um trabalho facilitado, visto o Palmeiras ter tido maior posse de bola no campo de ataque. Assinalaram somente dois impedimentos e se limitaram a informar saída de bola do campo de jogo.

VAR

Validou os cinco gols do Palmeiras com bastante rapidez, mesmo o quarto que o atacante Maurício apareceu sozinho na linha da área de meta (pequena).

Conclusão

Conforme relatamos acima, foi um jogo tranquilo para a equipe de arbitragem, mas não isenta de ser uma escala de alto risco.

MÉDIA FINAL: 8,2

***

Leia Mais

+Palmeiras amassa Cuiabá com show de Estevão

Comments (1)

  1. Ronaldo Ramires

    partida fácil para a arbitragem e minha nota também é fácil nota: 8,0

Leave a Reply