Análise da arbitragem de Anderson Daronco COR 0x0 SEP
Por Oiti Cipriani
CORINTHIANS 0 X 0 PALMEIRAS
- Data: 03/09/2023
- Campeonato Brasileiro 2023 – R22
- Neo Química Arena
- Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
- Assistente 1: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO)
- Assistente 2: Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa/CE)
- Quarto árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
- VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral (Fifa/SP)
Árbitro
Conhecido por todos que acompanham futebol, desnecessária se faz sua apresentação. Arbitro controverso, está sempre apitando no fio da navalha, entre cumprir a letra da regra ou aplicar sua própria interpretação para a regra.
Apitou 12 jogos do Campeonato Brasileiro série A neste ano, incluindo o jogo desta tarde de domingo. Mostrou 43 cartões amarelos, 3 cartões vermelhos e assinalou 6 tiros penais.
Análise do trabalho do árbitro
Neste veículo de comunicação tem pessoas mais gabaritadas para fazer análise do jogo, mas vou dar minha opinião: joguinho mais chato que ir sábado a tarde com a sogra no supermercado!
O jogo estava em um marasmo absurdo; até os acréscimos, não teve nada de excepcional. Quando chegou o acréscimo, aos 92’ minutos expulsou Murilo do Palmeiras e aos 96’ expulsou Maicon, depois de ser chamado pelo VAR e consultar o monitor; retirou o cartão amarelo que em princípio havia mostrado e apresentou o vermelho. Na realidade, foi uma jogada clara, de força desproporcional, não teria necessidade de consulta ao monitor. Mas, corrigiu o erro inicial. A expulsão de Murilo, só dá para entender ser por reclamação, pois a falta foi normal de jogo. A TV não mostrou claramente, mas, vamos dar uma explicação técnica neste caso específico:
1) Se mostrou o cartão amarelo por reclamação e a reclamação foi reiterada e apresentou novamente amarelo seguido de vermelho, não se conta o cartão amarelo, somente o vermelho e um jogo de suspensão, e os amarelos que porventura tenha recebido em jogos anteriores, permanece;
2) Se foi apresentado amarelo e na sequência vermelho direto, o amarelo anterior não é suprimido. Se o atleta tiver entrado no jogo pendurado com 2 cartões amarelos em jogos anteriores, o jogador terá de cumprir 2 jogos de suspensão: um pelo terceiro amarelo e outro pelo vermelho direto.
Inverteu dois escanteios, um para cada lado, assinalando tiro de meta, quando seria tiro de canto.
Disciplina
Excetuando-se os cartões acima mostrados, mostrou 3 cartões durante o jogo, 1 para jogador do Corinthians (Lucas Verissimo) e 2 para os jogadores do Palmeiras, (Zé Rafael e G. Gómez). Deixou de mostrar cartão para o atleta Fabio Santos, por ação temerária contra o jogador Rony, que foi semelhante a jogada do Zé Rafael. Foram assinaladas 30 faltas, com 13 do Corinthians e 17 do Palmeiras.
Controle de tempo
Acresceu 2+1 minutos no primeiro tempo. Só na espera da pipa sobrevoando o campo de jogo foram consumidos mais de 2 minutos.
No segundo tempo foram acrescidos 6 minutos, e nos acréscimos teve a primeira expulsão, depois a ida ao VAR e a segunda expulsão, mais 5 paradas para substituições, levou o jogo até os 99 minutos.
Assistentes
Ambos tiveram um trabalho normal, assinalando somente três impedimentos e bolas fora de jogo.
VAR
Única ação foi a sugestão de ir verificar a entrada do Maicon em Endrick. No restante assistiu ao jogo.
Conclusão
Conforme relatamos acima, o trabalho só exigiu nos 9 minutos de acréscimo, que o restante parecia um jogo de casado e solteiros.
O que observamos, que devido a sua compleição física, tem dificuldades de acompanhar com boa proximidade as jogadas mais rápidas, todavia, tem um bom posicionamento, que supre, em parte, esta deficiência. Uma nota 8 reflete bem o trabalho executado.
***
Comments (3)
Mundial FIFA 2023: tabela sorteada – 3VV
[…] de setembro de 2023 NotíciasOsservatorio […]
Ronaldo A. Ramires
o nosso analista de arbitragem Sr. Oití foi bastante generoso com esse assoprador que teve muita sede para expulsar o zagueiro Danilo e muita marra para expulsar o gambá que poderia ter quebrado a perna da nossa joia Hendrik precisou da intervenção do VAR minha nota pro manganão é 6,5
Corinthians 0x0 Palmeiras: derrota por 0x0 – 3VV
[…] NotíciasOsservatorio Arbitrale […]