Análise da arbitragem de Caio Max Vieira em SEP 0x2 VIT
Por Oiti Cipriani
Palmeiras 0x2 Vitória
27/07/2024
Campeonato Brasileiro – R20
- Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
- Árbitro Assistente 1: Jean Marcio dos Santos (RN)
- Árbitro Assistente 2: Luis Carlos de Franca Costa (RN)
- Quarto árbitro: Tarcísio Flores da Silva (RN)
- Árbitro de Vídeo: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (VAR-FIFA) (RN)
Árbitro
Árbitro potiguar, nascido em 28/04/1982, portanto, com 42 anos de idade.
Este foi o terceiro jogo neste ano, pelo Campeonato Brasileiro Série A. Vem sendo mais escalado como árbitro VAR.
Incluindo o jogo da noite de sábado no Allianz Parque, apresentou 13 cartões amarelos e um vermelho, assinalando uma penalidade máxima.
Análise técnica
Assisti alguns trabalhos deste profissional em outros jogos, inclusive do Palmeiras, e temia pela sua atuação. Todavia, neste jogo fez um trabalho muito bom. O Palmeiras não pode reclamar de sua arbitragem, visto não ter tido qualquer influência no resultado do jogo.
Podemos citar como ponto baixo em seu trabalho, a permissão para a equipe baiana praticar o retardamento a partir do início do jogo sem qualquer reação. Depois do segundo gol da equipe visitante, percebendo o retardamento, o árbitro não permitiu o atendimento de jogadores simulando contusão.
Podemos ainda questionar a vantagem não concretizada em falta em Flaco López, na entrada da área, onde a bola sobrou para Felipe Anderson e foi cortada imediatamente.
Temos ainda uma dúvida por falta não assinalada sobre F. López, que antecedeu o segundo gol do Vitória. Mas nossa posição no estádio não permitiu precisar com certeza a ocorrência ou não.
AVALIAÇÃO: 8,0
Disciplina
Assinalou 23 faltas, 14 do Palmeiras e nove do Vitória. Mostrou oito cartões durante o jogo: dois para jogadores do Palmeiras, e seis para jogadores do time visitante. Aplicou ainda cartão vermelho, por interferência do VAR em uma entrada violenta de José Breno em Flaco López.
Nestes seis cartões aplicados aos visitantes, dois foram para jogadores no banco de reserva (Muriel e Everaldo), e um também ao técnico Thiago Carpini.
AVALIAÇÃO: 7,5
Controle de tempo
Acresceu cinco minutos no primeiro tempo;
No segundo tempo foram acrescidos 11 minutos. Foi coerente o tempo acrescido. Talvez pudesse acrescer mais um minuto, pois durante os acréscimos, interrompeu novamente o jogo para admoestar o banco do Vitória.
AVALIAÇÃO: 8,0
Assistentes
Ambos tiveram um trabalho bom, inclusive assinalando faltas e ocorrências em sua área de trabalho.
VAR
Atuou bem na solicitação do árbitro no monitor para avaliar entrada acima citada em Flaco López, que foi revista de cartão amarelo para vermelho
Conclusão
Conforme relatamos acima, foi um bom trabalho e não teve a mínima influência no marcador final.
MÉDIA FINAL: 7,8
***
Comments (2)
Ademir Divino, Primeiro Campeão Mundial
Escalação quase dentro do esperado devido ao atual momento do time e o nível do adversário jogando fora de casa em um confronto eliminatório.
Gostei da formação do meio-campo com Aníbal, Zé e Rios que sabem marcar e também dar qualidade na transição de jogo ofensiva e também do Giay na lateral direita, já que o Mayke ainda não deve estar 100% bem fisicamente. Porém, só discordo bastante da escolha do Rony para a função de centroavante, esse cara não vem atuando bem há mais de um ano e a escolha dele para esse jogo só comprova a preferência absurda do Abel por esse jogador.
Dito isto, meu palpite para esse primeiro jogo é Palmeiras 1 x 0, com gol mais uma vez do carrasco Raphael Veiga. AVANTE PALESTRA, RUMO AO PENTA DA COPA DO BRASIL!
Ronaldo Ramires
minha nota para o árbitro Caio Max seria 9,0 mas, influenciou sim no resultado numérico da partida o Atacante do Palmeiras Flaco Lopes recebeu uma cotovelada no rosto ao disputar a bola no ar com jogador do vitória, falta claríssima e bem na frente do árbitro que fez de conta que não viu ficou congelado como o presidente Biden, resultando no segundo gol do Vitória.
Nota 5,0