Análise da arbitragem de Cristian Garay em IDL 2×3 SEP
Por Oiti Cipriani
Independiente del Vale 2×3 Palmeiras
- Árbitro: Cristian Garay (CHI)
- Árbitro assistente 1: Jose Retamal (CHI)
- Árbitro assistente 2: Gabriel Ureta (CHI)
- Quarto Árbitro: Manuel Vergara (CHI)
- VAR: Fernando Vejar (CHI)
- AVAR: Miguel Araos (CHI)
Árbitro
Árbitro chileno, de 35 anos (08/04/1989), atingiu o status de árbitro internacional em 2019.
Com o jogo desta quarta-feira no Equador, foi a quarta partida dele nesta copa Libertadores da América. Nestas quatro partidas aplicou 19 cartões amarelos e nenhum vermelho, assinalando duas penalidades máximas.
Apitou o jogo do Palmeiras em 2023, contra o Deportivo Pereira, com resultado de 0x0.
Análise técnica
No primeiro tempo, o time do Palmeiras teve somente 23% de posse de bola, portanto o jogo foi desenvolvido em apenas metade do campo, o que facilitou muito o trabalho do árbitro. Nesta etapa mostrou apenas um cartão amarelo, para o defensor do time equatoriano.
No segundo tempo, mesmo com maior posse de bola do Palmeiras em relação ao primeiro tempo, com 42%, levou o jogo com tranquilidade. Sua atuação teve um componente principal para levar seu trabalho a bom termo: teve critério de punições, tanto técnica quanto disciplinar.
Excelente atuação de um árbitro com pouca projeção no cenário sul americano.
AVALIAÇÃO: 9,0
Disciplina
Mostrou cinco cartões durante o jogo, três para jogadores do IDV (Caicedo, Ortiz e Hoyos) e dois para os jogadores do Palmeiras (Richard Rios e Vanderlan), todos por jogadas temerárias.
Nos acréscimos, apresentou um cartão vermelho, mas não foi possível identificar o punido.
AVALIAÇÃO: 9,0
Controle de tempo
Acresceu três minutos no primeiro tempo. No segundo tempo foram acrescidos cinco minutos, que chegou a oito em razão do terceiro gol do Palmeiras e a demorada comemoração da equipe.
Foi bem observada a recuperação de tempo.
AVALIAÇÃO: 8,0
Assistentes
Ambos tiveram um trabalho tranquilo, com três impedimentos do ataque do Palmeiras e nenhum do time mandante.
VAR
Foi consultado por possível impedimento no primeiro gol do Palmeiras, validando-o, e no restante do jogo, foram as consultas de praxe.
Conclusão
Conforme relatamos acima, teve um excelente trabalho, bem acima da média que estamos acostumados a ver em jogos sul americanos.
MÉDIA FINAL: 8,8
***
Comments (1)
Ronaldo Ramires
não comprometeu, não se enrolou e nem enrolou a partida, gostei da arbitragem, agora pergunto: é tão difícil para os árbitros brasileiros apitarem uma partida sem comprometer sua moral, seu desempenho, sua idoneidade e suas técnicas ???
NOTA: 8,5