Análise do trabalho de Matheus Candançan em INT 0x3 SEP

Crédito da foto: Cesar Greco/Palmeiras/Canon

Por Oiti Cipriani

Inter de Limeira 0x3 Palmeiras

12/02/2025

Campeonato Paulista 2024 – R09

  • Árbitro: Matheus Delgado Candançan
  • Árbitro Assistente 1: Daniel Paulo Ziolli
  • Árbitro Assistente 2: Denis Matheus Afonso Ferreira
  • Quarto Árbitro: Guilherme Francisco Maciel da Silva e Rosário
  • VAR: Vinicius Furlan

Árbitro

Árbitro de 26 anos, nascido em 06/06/1998. Este foi o 7º jogo arbitrado por ele neste campeonato paulista, mostrando 31 cartões amarelos e dois vermelhos (um direto e um pelo segundo amarelo), assinalando dois tiros penais.

Foi o segundo jogo dele com o Palmeiras neste campeonato. O primeiro foi na vitória contra o Santos (1×2). Foi também o segundo jogo da Inter; o primeiro foi no empate 1×1 contra a Ponte Preta.

Análise técnica

Lances polêmicos

Basicamente não tivemos lances polêmicos neste jogo. O lance mais duvidoso foi o carrinho de Piquerez em Rhuan, dentro da área. O árbitro estava muito próximo da jogada e mesmo assim consultou o VAR, que referendou a decisão de campo.

Foi reclamado um toque de braço de Mayke, dentro da área de defesa do Palmeiras, mas a bola bateu no ombro e nada foi marcado.

Trabalho de campo

Conforme avaliação de grau de dificuldade do jogo, foi uma partida tranquila. Manteve critério único nas interpretações dos lances, aplicou as regras com correção. No primeiro quarto do jogo (1º tempo) picotou o jogo, talvez pelas condições do gramado pesado em razão das chuvas na cidade de Limeira durante a tarde. Levou o jogo muito bem.

AVALIAÇÃO: 9,0

Disciplina

Foram assinaladas 34 faltas durante todo o jogo, 21 contra o time da Inter e 13 contra o Palmeiras. Este número grande de falta, corrobora a afirmação que no primeiro tempo o jogo foi picotado.

Mostrou cinco cartões durante o jogo, todos para o time de Limeira, por jogar de forma temerária. Conduziu bem o jogo disciplinarmente.

AVALIAÇÃO: 9,0

Controle de tempo

Acresceu três minutos em cada tempo. No segundo tempo poderia ser maior o tempo de acréscimo, mas com o jogo definido, e a péssima condição do campo de jogo, foi uma boa decisão.

Tempo de Bola Rolando: 52’49” – tempo total 95’40”.

AVALIAÇÃO: 9,0

Assistentes

Ambos tiveram um trabalho normal e protocolar. O AA1 é muito experiente. No total foram assinalados 3 impedimentos – 1 do Inter e 2 do Palmeiras.

VAR

Foi chamado nas duas vezes acima aludidas e claro, conforme protocolo, nos gols assinalados.

Conclusão

Conforme relatamos acima, fez um bom trabalho, justificando a nota acima da média para a arbitragem brasileira. Nota-se claramente neste arbitro, que após sua promoção a arbitro internacional, ganhou um estofo maior em suas decisões, e moral perante os jogadores e leva-se em conta ser um arbitro novo, com potencial de crescimento muito grande.

MÉDIA FINAL: 9,0

Leave a Reply