Arbitragem de Bráulio da Silva Machado SEP 1×0 Fluminense

Por Oiti Cipriani

PALMEIRAS 1 X 0 FLUMINENSE

  • Data: 03/12/2023
  • CAMPEONATO BRASILEIRO – 37ª RODADA
  • Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa/SC)
  • Assistente 1: Kleber Lucio Gil (SC)
  • Assistente 2: Alex dos Santos (SC)
  • Quarto árbitro: Luiz Augusto Silveira Tisne (SC)
  • VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR FIFA/RN)

Árbitro

Árbitro já muito conhecido do público do futebol, então vou me abster de seus detalhes pessoais e profissionais. Nesta série A do campeonato brasileiro, incluindo o jogo desta tarde no Allianz Parque), trabalhou em 23 jogos (5 do Palmeiras), mostrando 138 cartões amarelos (média de 6 cartões por jogo), 8 cartões vermelhos e assinalou 8 tiros penais.

Análise técnica do trabalho do árbitro

Indo para o Allianz Parque nesta tarde, me perguntaram sobre este árbitro. Respondi que é um bom árbitro, está em fase de evolução, “mas ainda bate uma no cravo e outra na ferradura”. Traduzindo, alterna bons e trabalhos abaixo da média. Neste jogo foi na ferradura.

Realizou um trabalho confuso, em lances capitais – primeiro gol anulado do Palmeiras e expulsão do jogador do Fluminense – o VAR o chamou no monitor para corrigir sua decisão de campo. No primeiro tempo, deixou de assinalar uma carga de John Kennedy nas costas do Gustavo Gómez, que quase resulta em gol da equipe carioca.

Não teve influência no resultado, porém, induzido pelo seu assistente número 1 cometeu um erro, que poderia ter proporções catastróficas para a equipe do Palmeiras e para os seus objetivos, anulando um gol por supostamente a bola ter saído de campo, antes do cruzamento do Marcos Rocha. Pelas fotos que me apresentaram, a bola estava parcialmente dentro do campo, e estando parcialmente sobre a linha, está em jogo.

Vejam a foto abaixo e o posicionamento do Assistente, totalmente fora do lance, na diagonal em relação a bola, sem a mínima condição de ver se a bola saiu por inteiro. Se me apresentarem uma foto que mostre claramente a bola fora de campo, mudo minha opinião neste mesmo canal, por enquanto mantenho que foi um erro de principiante para um assistente FIFA.

Disciplina

Mostrou três cartões amarelos durante o jogo, um para o jogador do Palmeiras, Mayke, por correr ao seu lado em direção a cabine de VAR (esta orientação da FIFA para não permitir este tipo de pressão sobre o árbitro quando este se dirige ao monitor) e dois para os jogadores Lelê e Lima do Fluminense, por atitude temerária, e ainda um cartão vermelho para o jogador Lucas Justen do Fluminense, por jogo brusco grave.

Controle de tempo

Vamos abrir um parêntese aqui. Costumo cronometrar o tempo de jogo, nos estádios, visto o telão pausar o cronômetro nos 45 minutos e não ser possível conferir os acréscimos. Neste jogo, com a parada para hidratação, pausei o meu cronometro e disparei quando do reinício do jogo.

No primeiro tempo o árbitro acresceu 7 minutos e pelo meu cronômetro terminou rigorosamente aos 52 minutos. Agiu corretamente na reposição de tempo, visto ter parado o jogo para ida ao VAR, e entrada de maca em campo. O tempo sugerido para hidratação é de 2-3 minutos, que determina 4-5 minutos reais de acréscimo.

No segundo tempo foram acrescidos novamente 7 minutos, quando tivemos novamente ida ao monitor de VAR, entrada de maca, substituições. No quesito controle do tempo teve bom discernimento.

AVALIAÇÃO: 9,0

Assistentes

O Assistente 1 quase põe o trabalho do árbitro na lata do lixo, estando mal colocado e anulando um gol legítimo. Teve influência direta no marcador. Se tivéssemos uma avaliação numérica para ele, não passaria de 4. O Assistente 2 teve um trabalho protocolar. Assinalaram quatro impedimentos.

VAR

Foi bem na anulação do primeiro gol do Palmeiras, observando a condução da bola com o braço de Endrick, assim como acertou em alertar o árbitro sobre a entrada de Lucas Jansen sobre a bola, atingindo Piquerez, que teve que ser substituído em razão da dura entrada. Aparentemente não foi consultado sobre a bola estar ou não em jogo.

Conclusão

Conforme relatamos acima, teve seu trabalho e não correspondeu na parte técnica, e foi bem na parte disciplinar e controle de tempo

***

Leia Mais

+Pós Jogo Palmeiras 1×0 Fluminense: com as duas mãos na taça

+Coletiva de Abel Ferreira: “há certas coisas do contrato que devem ser respeitadas”

Comments (1)

  1. Ronaldo Ramires

    achei que foi bem, apesar da duvida que ficou na cabeça da torcida alviverde da bola/linha de fundo e nos acréscimos, minha nota está entre 6,0 a 7,0 pois, não cheguei em um denominador comum.

Comments are closed.