Arbitragem de Bráulio da Silva Machado SPFC 1×0 SEP
Por Oiti Cipriani
SÃO PAULO 1X0 PALMEIRAS
- Copa do Brasil, partida 1
- Data: 05/07/2023
- Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa/SC)
- Assistente1: Neuza Inês Back (Fifa/SP)
- Assistente 2: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP)
- Quarto árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
- VAR: Daiane Muniz (Fifa/SP)
- Árbitro
Bráulio da Silva Machado é um árbitro de futebol brasileiro que faz parte do quadro da FCF desde 2010, da CBF desde 2012 e FIFA desde 2019. Apita pela Federação Catarinense de Futebol.
Nesta copa do Brasil apitou 5 jogos, mostrando 22 cartões amarelos e 1 vermelho. O jogo da noite de quarta-feira foi o terceiro jogo arbitrado por ele do Palmeiras e o segundo do São Paulo.
Análise do trabalho do árbitro
Em jogos de ida e volta, chamados pela mídia e torcida de jogo de 180 minutos, normalmente o primeiro jogo, entre duas equipes equiparadas, sempre é mais estudado e mais cauteloso e esta conduta facilita sobremaneira o trabalho do arbitro.
Neste jogo não foi diferente. Era um jogo encaminhado para um empate sem gols, e em uma jogada do acaso, deixou o time mandante à frente do marcador.
Foi o jogo mais consistente deste árbitro, dentre os vários que assisti ao longo de sua carreira. Não cometeu grandes equívocos, levou o jogo com tranquilidade, teve a sorte que os jogadores quiseram jogar futebol e não testaram sua autoridade.
Tinha somente um jogador reclamando mais acentuadamente, Luciano, e em uma conversa mais “intima” foi colocado em seu devido lugar.
Disciplina
Assinalou um total de 28 faltas, com 16 cometidas pelo São Paulo e 12 pelo Palmeiras. Mostrou 6 cartões amarelos durante o jogo, com 4 para jogadores do SP e 2 para jogadores do Palmeiras, com apenas um cartão por reclamação para o jogador Gabriel Neves do SP.
Este detalhe retrata bem o nível de disciplina dos jogadores, onde não houve entradas violentas ou provocação de lado a lado.
Controle de tempo
Acresceu quatro minutos no primeiro tempo; foi uma boa recuperação, visto nenhum time tentou retardar o reinício de jogo.
No segundo tempo foram acrescidos cinco minutos, convertidos para seis, também com bom discernimento, visto as paradas para substituições.
Assistentes
Ambos os assistentes tiveram um bom trabalho. São experientes e pertencentes ao quadro internacional da FIFA.
VAR
Não foi acionado nenhum momento, exceto na confirmação do gol do SPFC, como de praxe.
Conclusão
Conforme relatamos acima, teve seu trabalho facilitado pela característica do jogo e comportamento dos jogadores. Em razão de suas costumeiras atuações, foi uma grata surpresa seu trabalho. Ai fica uma dúvida, será que este é o seu nível?
Uma nota 9 reflete bem o trabalho executado.