Arbitragem de Bruno Araújo GRE 1×0 SEP; e o que é musácea

Por Oiti Cipriani

GREMIO 1 X 0 PALMEIRAS   

Data: 21/09/2023
Campeonato Brasileiro 2023 R24
Arena do Grêmio

  • Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ)
  • Assistente 1: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
  • Assistente 2: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ)
  • VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)
  • Quarto árbitro: Lucas Horn (RS)

Um árbitro que gosta de deduzir…

Crédito Divulgação SEP; foto de Cesar Greco, by Canon

Com 40 anos de idade, nascimento em 14 de fevereiro de 1983, Bruno Arleu de Araújo apitou nove jogos da Série A este ano (incluindo o jogo da noite desta 5a feira), onde mostrou 65 cartões amarelos, 5 cartões vermelhos e assinalou 4 tiros penais.

Este profissional já acumulou inúmeras polemicas em sua carreira, envolvendo diversos jogos. Ficou afastado para reciclagem depois do jogo entre Fortaleza e Goiás em 2022.

Foi o protagonista do jogo Atlético MG x Palmeiras em 2021, quando expulsou Patrick de Paula Injustamente. Abel Ferreira reclamou muito da expulsão e também foi expulso, junto com seu auxiliar Joao Martins. Naquela ocasião, o que chamou a atenção, que aparentemente ele não viu o desenrolar da jogada e por dedução, mostrou o segundo amarelo para Patrick de Paula.

Com relação a expulsão de Abel, escreveu na súmula que não ouviu e não entendeu o que foi falado, mas ele reclamou da sua decisão e por isto foi expulso. Resumindo, foram duas expulsões por deduções. Apesar que do técnico, houve reclamação acintosa, mesmo ele não ouvindo…, mas, por um erro crasso de decisão dele no campo de jogo.

Análise técnica do trabalho do árbitro

Apesar de ter exercido uma arbitragem confusa em suas decisões, não teve influência no resultado do jogo. O Palmeiras reclamou de um pênalti em Gustavo Gómez no final, que não ocorreu.

Tem a mesma característica da maioria dos árbitros brasileiros, de marcar “perigo de gol” em qualquer saída do goleiro, que procura o choque com o atacante, mesmo com a bola distante dele (não existe na regra que o goleiro é intocável em sua área de meta; isto é folclore de torcedores).

A regra de seis segundos para o goleiro repor a bola em disputa depois de havê-la dominado parece ser para o Sr. Bruno e outros árbitros puro ornamento no livro de regras. Nenhum arbitro brasileiro, quiçá, mundial, marca este tipo de infração.

AVALIAÇÃO TÉCNICA: 6,0

Disciplina

A parte disciplinar, comandada pelo ator circense fantasiado de árbitro, foi algo a parte. Fazia algum tempo que não via um árbitro fruto de musácea* como foi na noite desta 5a feira. Os jogadores só faltaram tirar o apito dele.

A cada trilar do apito, parecia doce de padaria, com as abelhas (jogadores) voando em volta dele e cada marcação lá vinha um seminário de explicações.

Luiz Soares, só faltou tomar o apito e cartões dele e ele se exaltou, gritou e não passou disto. Foi desafiado pelo zagueiro do Grêmio, que se contundiu próximo à linha de meta (linha de fundo) e recebeu ordem de sair por esta linha, insistiu e atravessou o campo todo, ele atrás e na linha lateral, mostrou cartão amarelo… que teve o mesmo efeito de um placebo na veia, ou seja, não serviu para nada.

Se fosse um árbitro menos maleável, teria mostrado cartão amarelo quando não obedeceu a saída conforme ordenada e na linha lateral, mostraria cartão amarelo novamente e vermelho na sequência.

Nestas horas da saudade de árbitros como Oscar Godoi, Dulcídio Boschila, Jose Mocelin, Jose Aragão, etc. Duvido que os jogadores em geral seriam folgados como estão sendo. Gustavo Gómez também, no final do jogo, só faltou bater nele, sem qualquer reação disciplinar do ator circense.

Mostrou oito cartões amarelos durante o jogo, cinco para jogadores do Grêmio e três para jogadores do Palmeiras. Mostrou ainda um cartão vermelho para o jogador Vilasanti do Grêmio. Esta expulsão merece uma análise mais detalhada: o primeiro cartão foi totalmente sem propósito. O segundo foi correto, então seria o primeiro e não haveria expulsão.

Mas mostrou o roteiro disciplinar logo ao início do jogo, negando cartões para Marcos Rocha e Pepe, um de cada equipe, por ação temerária, em ambas as situações.

AVALIAÇÃO TÉCNICA: 4,0

Controle de tempo

Acresceu 5 + 2 minutos no primeiro tempo; em princípio (5 minutos) foi muito pouco, visto somente a contusão do zagueiro que levou quase este tempo todo.

Teve ainda a simulação de choque de cabeça do defensor do Grêmio, que levou mais alguns minutos. Nos acréscimos, teve contusão de Suares e retardamento de reposição de Reinaldo, conversando com o Renato, sob as calmas vistas do árbitro, onde foram acrescidos mais dois minutos. 

No segundo tempo foram acrescidos 8+1 minutos pelas substituições e retardamento de reposição de bola do time gaúcho.

AVALIAÇÃO TÉCNICA: 6,5

Assistentes

Os assistentes se limitaram a assinalar impedimentos e bolas fora das linhas demarcatórias, com quatro impedimentos assinalado. Ambos tiveram um trabalho normal. 

VAR

Não foi acionado em nenhum momento. Apesar que este árbitro não costuma alterar sua decisão de campo, mesmo vendo novamente a jogada no monitor. Este foi o motivo de seu afastamento acima aludido, por não assinalar um tiro penal, mesmo depois de ver no monitor, por orientação do VAR.

Conclusão

Conforme relatamos acima, seu trabalho foi muito fraco, principalmente na parte disciplinar. 

MÉDIA FINAL: 5,3

***

Leia Mais

+Canal 3VV: A Arrancada Heroica e o significado para os italianos

+Post 3VV: A Arrancada Heroica e o significado para os italianos

+Conheça o Canal 3VV no Youtube: faça sua subscrição e curta nossos vídeos

*Nota do Editor: A musácea é uma família de plantas monocotiledôneas, a que pertence a bananeira. Fonte: https://www.meudicionario.org/Musáceas

Comments (5)

  1. Arbitragem de Bruno Arleu de Araujo: SEP 0x2 CAM –

    […] quiserem uma definição do trabalho deste árbitro, acessem o link https://3vv.com.br/novo/arbitragem-de-bruno-araujo-gre-1×0-sep-e-o-que-e-musacea/, que terão uma visão clara de sua capacidade. Não quero me tornar […]

  2. E o penalt no Endrick???? como a rgt não mostrou replay, e por isso o var não olha????

  3. Suspenderam o Wilton Pereira de Sampaio. Não esqueçam que o dito cujo tem o irmão dele assoprando por aí.

  4. O Grêmio e sua torcida apitaram o jogo do começo ao fim.
    Resumindo é isso.

  5. Grêmio 1×0 Palmeiras: time joga bem mas perde no Sul – 3VV

    […] NotíciasOsservatorio Arbitrale […]

Comments are closed.