Arbitragem de Bruno Arleu de Araújo em CEA 1×3 SEP
Por Oiti Cipriani
CEARA 1 X 3 PALMEIRAS
COMPETIÇÃO CAMPEONATO BRASILEIRO – 38ª RODADA
- Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (RJ);
- Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ);
- Assistente 2: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ);
- Quarto árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ);
- VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC).

Árbitro
Árbitro FIFA do Rio de Janeiro, de 42 anos (14/02/1983), militar, no corrente ano apitou 20 jogos, incluindo o jogo desta tarde de domingo em Fortaleza, apresentando 114 cartões amarelos e três vermelhos (dois pelo segundo amarelo e um direto), assinalando sete penalidades máximas. É um arbitro polêmico, e invariavelmente, todo ano, tem controvérsias partidas sob sua direção.
Análise Técnica
Lances polêmicos
Não tivemos lances polêmicos neste jogo, que foi de fácil e tranquila condução.
Trabalho de campo
Mesmo sendo um árbitro fraco técnica e disciplinarmente, neste jogo, especificamente, não teve problemas de interpretação ou critérios. Assinalou as faltas com correção, e contou com a colaboração dos atletas. Devemos levar em consideração que o jogo não tinha nenhum valor para o Palmeiras e o Ceará contava com ao menos um empate para se manter na série A no ano vindouro. Não houve faltas claras deixadas de punir e não puniu o que não deveria. Talvez, poderia deixar de assinalar algumas faltas menores e deixar o jogo correr um pouco mais livre, mas … mesmo sendo de pequena monta, as faltas assinaladas existiram.
AVALIAÇÃO: 8,0
Disciplina
Assinalou 29 faltas durante o jogo, 14 contra o Ceará e 15 contra o Palmeiras, mostrando seis cartões amarelos, quatro contra o Ceará e dois contra o Palmeiras. Como dissemos acima, foi um jogo tranquilo e todas as faltas foram por atitudes temerárias.
AVALIAÇÃO: 8,0
Controle de tempo
Acresceu 3 minutos no primeiro tempo e 4 minutos no segundo tempo. Acréscimos poderia ser mais generoso no segundo tempo, mas como o jogo estava decidido, melhor se precaver, visto 01 ou 02 minutos a mais, não iria influenciar em nada o resultado do jogo.
- Tempo total de jogo: 96’48
- Bola Rolando: 53’06
- Paradas de jogo: 94

AVALIAÇÃO: 8,0
Assistentes
Trabalho normal, assinalando quatro impedimentos durante o jogo e o AA1assinalou duas faltas em sua área de ação. No restante se limitaram a informar saídas de bola.
VAR
Não foi chamado a intervir durante o jogo.
Conclusão
Arbitragem normal, conforme discorremos acima em um jogo tranquilo, não ocorrendo nada que influísse negativamente no andamento do jogo.
AVALIAÇÃO: 8,0
***