Arbitragem de Bruno Arleu de Araújo Inter 3×0 Palmeiras

Por Oiti Cipriani

Internacional 3×0 Palmeiras; Beira-rio; 13/11/2022, Rodada 38 Brasileiro 2022

  • Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ)
  • Auxiliar 1: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
  • Auxiliar 2: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
  • VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa/MG)

Foi o quarto jogo arbitrado por este profissional em jogos do Palmeiras em 2022, inclusive foi o árbitro do jogo do primeiro turno no Allianz Parque, vencido pelo time paulista por 2×1.

No total do campeonato brasileiro, foi escalado em 27 oportunidades, aplicando 128 cartões amarelos e 3 vermelhos, incluindo o jogo desta tarde no sul do país.

O Jogo

Crédito: Cesar Greco/ Palmeiras/ by Canon

Vamos resumir o jogo da seguinte forma: o árbitro não teve nenhuma influência no resultado final. Os gols foram marcados de forma legal e o pênalti reclamado pelo Palmeiras, o toque de mão, ocorreu fora da área.

Mas observamos algumas situações de falta de critério.

a) assinalou empurrão de Bruno Tabata em um defensor que não ocorreu, foi uma disputa por espaço em bola alta; posteriormente, um empurrão claro do time gaúcho não foi marcado;

b) Acertadamente mostrou cartão amarelo para os jogadores Atuesta e Endrick por atingirem adversários deslizando no gramado, caracterizando ação temerária. Todavia,  posteriormente, em ação rigorosamente igual, não mostrou para o defensor Fabricio Bustos;

c) Na falta assinalada a favor do Palmeiras, próxima a área de defesa do Inter, em jogada que participaram Gabriel Menino e Mercado, ocorreram duas infrações simultâneas no mesmo lance, ou seja, jogo perigoso do atleta do Palmeiras e chute do defensor na perna do atacante. O árbitro optou pela mais grave, que foi o chute na perna;

d) O jogador Pedro Henrique atingiu de maneira violenta o jogador do Palmeiras em sua barriga e foi marcada somente punição técnica, quando no mínimo também entraria como ação temerária, resvalando em jogo brusco grave, que seria passível de cartão vermelho, e nada foi marcado.

Disciplina

Puniu com 2 cartões amarelos o time do Inter (um por agarrar a camisa do atacante Dudu e outro por reclamação acintosa) e com 3 cartões o time do Palmeiras, assinalando 17 e 13 faltas respectivamente.

Única restrição foi a parte disciplinar. Árbitro foi muito permissivo com as jogadas faltosas do time mandante, sem tomar qualquer atitude mais enérgica. Ou uma equipe que comete 17 faltas, não mereceu nenhum cartão por alguma entrada acima do tom? Os três cartões punindo os jogadores do Palmeiras foram corretos e bem aplicados.

Recuperação de tempo

Acresceu 3 minutos no primeiro tempo e terminou no tempo exato de 45 minutos o segundo tempo. No primeiro tempo foi econômico, somente a contusão do Luan aos 5 minutos de jogo já levou mais tempo que o determinado para recuperação. Para o segundo tempo, agiu com bom senso, visto jogo e campeonato estarem decididos, não afetaria em nada a classificação, evitando qualquer problema que pudesse ocorrer.

Assistentes

Assinalaram 3 impedimentos durante o jogo, um para o time mandante e dois para o visitante. No mais se limitaram a assinalar bolas fora de jogo. Menção para o Assistente 2, que previu um início de confusão entre os jogadores, rapidamente se aproximou e controlou a situação.

VAR

Não foi acionado, pois os gols não deixaram qualquer tipo de dúvida, poderia ter acionado o arbitro na entrada acima citada, mas optou por concordar com a decisão de campo.

Conclusão

Concluindo, em um jogo que o Palmeiras entrou com muitas modificações e em ritmo de férias, poderia fazer uma arbitragem sem tantas dúvidas ou omissões, e menos permissiva em relação a jogadas mais maldosas.

De 0 a 10, uma avaliação mediana de 7 reflete bem o trabalho executado.

Leia Mais

Comments (2)

  1. Ailton – Pelejas.com

    Olá Oiti, tudo bem?
    Na verdade foi o quinto jogo dele com o Palmeiras. Foi o quarto no Brasileiro. Ele apitou o jogo do Verdão contra a Juazeirense, dia 11 de maio, pela Copa do Brasil. Abraço.

  2. Internacional 3×0 Palmeiras: Verdão perde na última rodada –

    […] NotíciasOsservatorio Arbitrale […]

Comments are closed.