Arbitragem de Facundo Tello em LDU 3×0 SEP
Crédito: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon
Por Oiti Cipriani
LUD 3 X 0 PALMEIRAS
TAÇA LIBERTADORES 2025 – SEMI FINAL – JOGO DE IDA
- Árbitro: Facundo Tello (ARG)
- Árbitro assistente 1: Juan P. Belatti (ARG)
- Árbitro assistente 2: Gabriel Chade (ARG)
- Quarto árbitro: Leandro Rey (ARG)
- VAR: Héctor Paletta (ARG)

Árbitro
Considerado atualmente um dos melhores, senão o melhor, árbitro sul americano. Argentino de Baia Blanca, nascido em 04/05/1982 – 43 anos. Árbitro internacional FIFA desde 2019. Na atual competição, o jogo da noite desta 5a feira foi o 6º, mostrando 34 cartões amarelos e quatro vermelhos, assinalando quatro penalidades máximas.
Análise Técnica
Lances polêmicos
Tivemos somente um lance que eventualmente poderia causar polêmica, o pênalti contra o Palmeiras, mas foi muito bem marcado, com total convicção do árbitro, que estava muito bem colocado. A bola chutada em direção ao gol, bateu no braço esquerdo de Andreas Pereira e posteriormente, bateu no braço direito, colado ao corpo, todavia, o braço esquerdo estava aumentando o raio de ação do defensor. Nada a contestar.
Trabalho de campo
Uma arbitragem tranquila, jogo muito bem conduzido, tendo os cinco requisitos para uma arbitragem de futebol: preparo físico, técnica de arbitragem, manutenção de disciplina no jogo, força mental (em momento algum sem perdeu na condução do jogo) e o item principal, manteve um critério único de interpretações e decisões. A classificação de dificuldade média decorreu em função da altitude do local e o árbitro manteve o mesmo ritmo em todo o jogo. Em hipótese alguma poderemos colocar o resultado do jogo na atuação do árbitro.
AVALIAÇÃO: 9,0
Disciplina
Assinalou 22 faltas durante o jogo, 14 contra o LDU e oito contra o Palmeiras, mostrando cinco cartões amarelos para o tima equatoriano e 2 para o time do Palmeiras. Expulsou o jogador Brian Rodrigues, por jogo brusco grave contra Giay, com auxílio do VAR, que não havia nem marcado falta. Talvez tenha sido o único erro durante o jogo.
AVALIAÇÃO: 7,5
Controle de tempo
Acresceu três minutos no primeiro tempo e 5+2 no segundo tempo. Conforme o andamento do jogo foi bem observado. No primeiro tempo poderia ser maior. Somente no VAR foram consumidos 3’24 na marcação do tiro penal.
- Tempo total de jogo: 100’48
- Bola Rolando: 49’47
- Paradas de jogo: 103

AVALIAÇÃO: 7,0
Assistentes
Não foi assinalado nenhum impedimento e os assistentes tiveram um trabalho de praxe.
VAR
Foi consultado na marcação do tiro penal e confirmou a decisão de campo. Chamou o árbitro para rever a entrada do jogador 29 do LDU sobre defensor do Palmeiras, que resultou em cartão vermelho para o equatoriano.
Conclusão
Como dissemos acima, o melhor árbitro sul americano na atualidade. A Comissão de arbitragem da CBF deveria mostrar os jogos da Libertadores arbitrados por este profissional para os árbitros brasileiros, para entenderem o que é arbitrar com critérios, sem ver cor de camisa. ARBITRAR COM ISENÇÃO (será muito difícil?).
AVALIAÇÃO FINAL: 8,0
***