Arbitragem de Facundo Tello na vitória SEP 4×0 UNI

Crédito Imagem: Cesar Greco/Palmeiras/Canon

Por Oiti Cipriani

UNIVERSITARIO (PERU) 0 X 4 PALMEIRAS

COPA IBERTADORES – 8ª DE FINAL

  • Árbitro: Facundo Tello (ARG)
  • Árbitro assistente 1: Juan Belatti (ARG)
  • Árbitro assistente 2: Maximiliano del Yesso (ARG)
  • Quarto árbitro: Luis Lobo (ARG)
  • VAR: Silvio Trucco (ARG)

Árbitro

Árbitro nascido em Baia Blanca, Argentina, 43 anos, em 04/05/1982.

Árbitro Internacional FIFA desde 2019. Suas atuações o colocam na primeira prateleira de qualidade de arbitragem na América do Sul. Considerando o jogo desta noite de quinta-feira em Lima (Peru), atuou em quatro jogos da Libertadores 2025, mostrando 22 cartões amarelos e dois vermelhos direto, assinalando duas penalidades máximas.

Análise Técnica

Lances polêmicos

1) Pênalti aos cinco minutos de jogo a favor do Palmeiras. O defensor Benedetto atacando somente o corpo do de Vitor Roque, ignorando a disputa de bola, impediu uma situação clara de gol, sendo ainda punido com cartão amarelo. Nota: A geração de TV erroneamente mostrou como o cartão para Riveros.

2) Expulsão de Riveros por jogo brusco grave contra o atacante Flaco López, após ser chamado ao monitor pelo VAR. Foi uma jogada clara e o árbitro estava muito próximo e com a visão aberta à sua frente. Não teria necessidade de VAR por um árbitro de sua capacidade.

3) Validação do quarto gol do Palmeiras, o árbitro auxiliar número 2 (AA2) invalidou o lance por impedimento. Todavia, Flaco López saiu de trás da linha de defesa e da linha da bola. O AA2 se atrapalhou com a presença de Vitor Roque à frente e em posição de impedimento, não interferindo nem na jogada ou na ação do goleiro.

4) Foi reclamado um pênalti contra o Palmeiras, quando o defensor se enroscou com o atacante, com a bola viajando. Nada a marcar.

Trabalho de campo

Conforme esperado, foi uma excelente arbitragem deste arbitro argentino. Tirando a muleta do VAR na expulsão, foi uma arbitragem irrepreensível. Um fato que mostra a concentração e atenção do árbitro na partida, em uma bola rebatida em um defensor, muito rápida, foi em sua direção, ele simplesmente levantou a perna e a bola passou sem tocá-lo. Preparo físico e posicionamento excelente.

AVALIACAO: 9,5

Disciplina

Foram assinaladas 20 faltas, 13 contra o Universitário e 7 contra o Palmeiras.

Mostrou três cartões durante o jogo, dois para os jogadores do Universitario Benedetto (acima explanado) e Polo, por ação temerária; e um para o jogador Mauricio do Palmeiras, por atitude antidesportiva. Sua atuação segura e o andamento do marcador facilitou a condução do jogo.

AVALIACAO: 9,0

Controle de tempo

Acresceu dois minutos no primeiro tempo.

No segundo tempo foram acrescidos seis minutos, em razão das substituições, consulta ao VAR na expulsão, atendimento médico.

  • Tempo total de jogo: 97’58”
  • Tempo de Bola Rolando: 51’39”

AVALIACAO: 9,0

Assistentes

O AA2 se atrapalhou todo no lance do quarto gol do Palmeiras. No restante do jogo ambos tiveram um trabalho tranquilo

VAR

Chamou o VAR para verificar a troca da cor de cartão para o jogador Riveros, de amarelo para vermelho e o árbitro concordou. Corrigiu a decisão do AA2 na assinalação do quarto gol do Palmeiras e corroborou com a decisão do árbitro na marcação do tiro penal.

Conclusão

Conforme relatamos acima, árbitro de primeira linha na América do Sul, sua escalação traz tranquilidade para todos. Oxalá os árbitros brasileiros atinjam este estágio um dia.

MÉDIA FINAL: 9,2

***

Leia Mais

Comments (2)

  1. Ronaldo Ramires

    esse árbitro Facundo Tello, argentino normalmente sempre apita muito bem quase passa despercebido na partida será que é tão difícil a arbitragem brasileira se espelhar nele ?

    Nota: 9,5

  2. Universitario 0x4 Palmeiras: goleada e bom futebol – 3VV

    […] Libertadores 2025NotíciasOsservatorio Arbitrale […]

Leave a Reply