Arbitragem de Palmeiras 0x0 Flamengo: nota 6,0

Por Oiti Cipriani

Palmeiras 0x0 Flamengo

  • Arbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (FIFA)/PE.
  • Árbitro Assistente 1: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA/CE)
  • Árbitro Assistente 2: Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
  • Quarto Árbitro: Wagner Silveira Echevarria (RS)
  • Árbitro de Vídeo: Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA-RS.)
  • AVAR: Andre da Silva Bitencourt (RS)

Árbitro

Árbitro de Pernambuco, ascendeu à FIFA neste inicio de ano. Reside em Jaboatão do Guararapes, nascido em 19/03/1987, portanto idade de 37 anos. 

É um arbitro com futuro promissor, mas ainda sofre de altos e baixos na carreira, precisa ter mais experiência em jogos grandes, como desta tarde/noite no Allianz Parque.

Análise técnica 

Aparentou estar inseguro na condução do jogo. Já vimos trabalhos melhores deste árbitro. Inverteu faltas, não teve o mesmo critério, tanto técnico como disciplinar, amarrou o jogo com filigranas desnecessárias, fazendo questão de 50 centímetros em reposição de bola, em cobrança de faltas ou lateral. 

Foi uma atuação abaixo da média demonstrada em trabalhos anteriores.

Disciplina

Assinalou 23 faltas contra o Palmeiras e 14 contra o Flamengo. Estes números poderiam ser maiores ou menores, se obedecessem a um critério único, coisa que não o fez. 

Com relação a cartões, dizemos na arbitragem de futebol, que quando o árbitro distribui muitos cartões, que ele “se escondeu atrás dos cartões“. Foi o caso da condução desta partida. 

Considerando punições para os dois técnicos, apresentou 11 cartões. Seis para jogadores e técnico do Palmeiras e 5 para jogadores e técnico do Flamengo, conforme abaixo:

  • 3 cartões por reclamação (Abel, Tite e Rony) 
  • 3 por ação temerária (Allan, Mayke e Pulgar)
  • 2 por faltas táticas (Léo Pereira e Gustavo Gómez)
  • 2 “por mostrar desrespeito ao jogo“ (???) (Bruno Henrique e Weverton)
  • 1 por retardar o reinício do jogo (Murilo)

Destes cartões, os três últimos poderiam facilmente serem evitados, com uma advertência verbal, que não mudaria nada no andamento da parte disciplinar. 

Outrossim, as reclamações dos técnicos, não pareceu serem exageradas. Aqui também uma advertência verbal mais enérgica resolveria. 

Convenhamos, com 30% de punição disciplinar para os dois times, podemos avaliar que a arbitragem não foi uma maravilha.

O cartão para Murilo foi para impedir uma cobrança rápida de uma falta. Quantas vezes em um jogo vemos estas ações, sem qualquer punição dos árbitros, mas se agindo assim sentiu que com estas decisões manteria o jogo nas mãos, vamos ver se o Sr. Rodrigo Pereira mantém em outros jogos com este critério.

Controle de tempo

Acresceu dois minutos no primeiro tempo e cinco no segundo tempo. Muito pouco para o retardamento de jogo cometido pelo time carioca (sem mostrar nenhum cartão). 

Foi um tempo de reposição muito curto para pouco tempo de bola rolando.

Assistentes

Os assistentes participaram ativamente do jogo, assinalando faltas em sua área de ação. Assinalaram três impedimentos durante o jogo, inclusive anulando um gol do Palmeiras, corroborado pelo VAR.

Ambos tiveram um bom trabalho, 

VAR

Foi acionado apenas uma vez, para analisar o gol do Palmeiras.

Conclusão

Conforme relatamos acima, teve seu trabalho não correspondeu às expectativas e também comparando com outros jogos arbitrados por este profissional.  

***

Leia Mais: em nossas colunas….

Conheça nosso conteúdo…

Comments (1)

  1. Ademir Divino, Primeiro Campeão Mundial

    Minha escalação ideal para o importante jogo contra o ”suco Del Valle” logo mais pela Libertadores:

    Weverton, Mayke, Luan, Murilo e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Fabinho, Richard Rios e Rômulo; Luís Guilherme e Endrick.

    Formação com um meio-campo mais compacto e forte na marcação com o Rômulo tendo a chance de fazer a mesma função do Veiga e um ataque mais veloz e técnico, aproveitando também o entrosamento que o Endrick e o Luís Guilherme possuem desde as categorias de base.

    Meu palpite para o jogo é Palmeiras 2 x 1, gols de Luís Guilherme e Flaco Lopez. AVANTE PALESTRA, RUMO AO TETRACAMPEONATO DA LIBERTADORES!

Comments are closed.