Arbitragem de Paulo C. Zanovelli SEP 3×0 Inter
Por Oiti Cipriani
PALMEIRAS 3X0 INTERNACIONAL
- Data: 11/11/2023
- Campeonato Brasileiro 2023, R34
- Arena Barueri, 21h00
- Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (Fifa-MG)
- Assistente 1: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG)
- Assistente 2: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
- Quarto árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP)
- VAR: Wagner Reway (Fifa-PB).
Árbitro
Nascido em 08/01/1990, com 33 anos, de Minas Gerais, foi promovido a árbitro internacional neste ano, em mais uma promoção forjada nos subterrâneos políticos da CBF, como vários outros que compõem o quadro internacional brasileiro, usando a famosa frase “é dando que se recebe”.
Fico imaginando a frustração do quarto árbitro Vinicius Araújo, um dos melhores árbitros brasileiros, ficar levantando placa para um profissional bem mais fraco que ele… enfim, são escolhas e opções da fraca comissão de arbitragem brasileira.
O árbitro mineiro, no Campeonato Brasileiro 2023, com o jogo da noite de sábado em Barueri, completou 18 jogos na série A, apresentando 118 cartões amarelos (média de 6,55/jogo), 11 vermelhos e apontou 6 tiros penais.
Análise técnica do trabalho do árbitro
O árbitro não teve a mínima participação no resultado final da partida.
Todavia, como era esperado, fez um trabalho bem fraco para um árbitro que ostenta este brasão FIFA no peito. Claramente quis usar o critério de deixar o jogo correr, porém, não tem estofo técnico para este estilo de arbitragem, cometia erros. Jogadas iguais ora deixava correr, ora punia, tanto técnica, como disciplinarmente.
Conseguiu ser confuso até em sua movimentação em campo, com tendência a correr dispersivamente e, em consequência, não tinha boa visão do lance e como sua interpretação é falha, conduz a erros.
Teve mais sorte que juízo por não ter havido nenhuma jogada mais aguda dentro das áreas.
AVALIAÇÃO: 6,0
Disciplina
Mostrou três cartões durante o jogo, um para o jogador Murilo do Palmeiras e 2 para a equipe do Internacional: Aranguis e Alan Patrick. Os três cartões por atitudes temerárias.
Mostrou cartão amarelo para Murilo e posteriormente o jogador Marcos Rocha fez falta semelhante e não foi punido. A mesma situação de Aranguis: recebeu cartão por agarrar Endrick e posteriormente Igor Gómez teve a mesma ação e não foi punido, demonstrando sua falta de critérios. Puniu tecnicamente as duas equipes com 13 faltas cada.
AVALIAÇÃO: 6,0
Controle de tempo
Acresceu três minutos no primeiro tempo; no segundo tempo foram acrescidos quatro minutos.
AVALIAÇÃO: 7,5
Assistentes
Os assistentes auxiliaram o árbitro dentro do possível e de suas competências. Assinalaram todas as ocorrência dentro de sua área determinada de trabalho. Foram um total de quatro impedimentos, três do Palmeiras e um do Internacional. Ambos executaram um bom trabalho,
VAR
Só foi acionado nas situações de praxe.
Conclusão
Conforme relatamos acima, teve seu trabalho e correspondeu em suas decisões, correspondeu às expectativas, ou seja, era esperado uma arbitragem confusa e sem critérios.
MÉDIA FINAL: 6,3
Comments (1)
O desabafo de Abel: como resolver? existe solução? – 3VV
[…] repercute nas mídias e redes sociais, a entrevista de Abel Ferreira após o jogo Palmeiras 3×0 Internacional, sábado 11/11/2023, na Arena […]