
Arbitragem de Piero Maza em SEP 0x0 UNI
Por Oiti Cipriani
PALMEIRAS 0X0 UNIVERSITARIO
COPA LIBERTADORES 2025 – 2º JOGO – 8ª FINAL
- Árbitro: Piero Maza (CHI)
- Árbitro assistente 1: Claudio Urrutia (CHI)
- Árbitro assistente 2: Juan Serrano (CHI)
- Quarto árbitro: Francisco Gilabert (CHI)
- VAR: Rodrigo Carvajal (CHI)

Árbitro
Árbitro chileno de 40 anos (25/10/1984), internacional FIFA desde 2018.
Contando com a fase de classificação para a fase de grupos da Copa deste ano, foram 11 jogos, com 50 cartões amarelos e quatro penalidades, sem nenhuma punição por cartão vermelho.
Foi o árbitro de Cerro Porteño 0x2 Palmeiras na fase de grupos.
Análise técnica
Lances polêmicos
Não tivemos lances polêmicos neste jogo.
Trabalho de campo
A arbitragem desta noite no Allianz Parque teve um componente especial. O trabalho não deixou a mínima saudade das arbitragens que campeia por este Brasil afora. Única diferença em relação aos árbitros brasileiros foi o uniforme, que aqui não temos a cor cenoura elegante. Desfilava em campo com a elegância de um pavão, mas fez uma arbitragem inversamente proporcional à elegância com que corria em campo.
Confuso, sem critério, deixava sem assinalar faltas grosseiras e punia lances que nem falta existiu. Desconcentrado no jogo, no segundo tempo, em chute do ataque do Palmeiras, a bola bateu no defensor e saiu para escanteio, com ele posicionado a dez metros do ocorrido.
Deu tiro de meta, depois ficou perdido sem saber o que marcar, talvez avisado por alguém da equipe, fez a marcação correta. Arbitragem muito fraca para um arbitro FIFA (mas estamos acostumados a este tipo de arbitragem em nossos campeonatos, com nossos árbitros internacionais).
AVALIAÇÃO: 5,0
Disciplina
Foram assinaladas 23 faltas, 12 contra o Palmeiras e 11 contra o Universitário.
Mostrou dois cartões durante o jogo: um para o jogador do Palmeiras Allan por atingir o adversário no rosto e um para o jogador Carabali do Universitário, por jogar de forma temerária. Ocorreram várias faltas cometidas por ambos os lados merecedoras de advertência e foram totalmente ignoradas. Teve mais sorte que qualidade, visto o jogo estar praticamente decidido e só serviu para cumprir tabela.
AVALIAÇÃO: 5,0
Controle de tempo
Acresceu dois minutos no primeiro tempo;
No segundo tempo foram acrescidos 3 minutos. Pela qualidade do jogo, se invés de dar acréscimo, deveria diminuir o tempo de sofrimento da bola.
- Tempo total de jogo: 95’13
- Tempo de Bola Rolando: 52’36

AVALIAÇÃO: 7,0
Assistentes
Ambos tiveram um trabalho bem medíocre. Deixavam tudo para o arbitro decidir e somente “carimbavam” a decisão do árbitro. O Arbitro Assistente 1 assinalou uma falta em seu campo de ação que gerou o cartao amarelo para o defensor peruano.
VAR
Não foi chamado a intervir no jogo.
Conclusão
Conforme relatamos acima, arbitragem abaixo da média para um árbitro internacional e com o prestígio que tem pelo número de escalas.
MÉDIA FINAL: 5,7
***