Arbitragem de Ramon Abatti Abel em SEP 2×1 FLU

Crédito imagem: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Por Oiti Cipriani

Fluminense 1×2 Palmeiras

Data: 24/07/2025

Local: Maracanã

Campeonato Brasileiro – R16

  • Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
  • Assistente 1: Thiaggo Americano Labes (SC)
  • Assistente 2: Henrique Neu Ribeiro (SC)
  • VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)

Árbitro

Árbitro catarinense, que dispensa qualquer observação, visto ser velho conhecido das lambanças dentro de campo. Com o jogo desta tarde/noite de quarta-feira no Maracanã, foi o 9º jogo no corrente Campeonato Brasileiro, mostrando 41 cartões amarelos e seis vermelhos, um pelo segundo amarelo e cinco diretos; assinalando quatro tiros penais.

Análise técnica

Lances polêmicos

O que não faltaram foram lances polêmicos neste jogo. Vamos dissecá-los:

1. Pênalti contra o Palmeiras. Bem marcado! Palmeirenses podem alegar que não houve a intenção de chutar a perna do adversário, mas esta foi acertada, caracterizando-se no mínimo imprudência. Nada a contestar.

2. Vamos adiantar a cronologia das polêmicas e falar da expulsão do jogador Allan. A expulsão foi correta, o adversário foi atingido no rosto pelo braço do jogador do time paulista. Árbitro de campo chamado pelo VAR substituiu o cartão amarelo pelo cartão vermelho. Também nada a contestar, foi correta a expulsão. Porém, como diz o antigo ditado popular “pau que dá em Chico, dá em Francisco”!

2.a Lance semelhante de Hercules em Moreno, nem falta técnica foi assinalada;

2.b Mesma situação de Thiago Silva sobre Flaco López, dentro da área de defesa do Fluminense, e nada foi marcado, que usando as mesmas medidas utilizadas posteriormente, seria pênalti e cartão vermelho.

Onde estava o árbitro de VAR nestes momentos? Comendo pipoca ou vendo o último beijo da novela, como dizia o inesquecível Silvio Luiz. Ou pior ainda, será que eles vão para o trabalho com prevenção contra um dos clubes disputantes? Vemos estas atuações discrepantes não somente em jogos do Palmeiras, mas em vários jogos do Brasileiro que assistimos, tanto série A como B. Pelo que vemos as arbitragens da recente Copa Mundial de Clube não ensinou ou nossos árbitros não assimilaram nada de que foi mostrado nestes jogos.

Trabalho de campo

Causa espanto ver um profissional que foi convocado para arbitrar a Copa acima mencionada, onde fez arbitragens primorosas, sendo inclusive cotado para dirigir a final, fazer um trabalho de tão baixo nível. O trabalho foi tão ruim, que os dois times saíram de campo reclamando de sua atuação. Deixou o jogo correr ou interrompeu quando não devia. Inverteu faltas. Oxalá tenha sido somente um dia ruim em sua trajetória profissional.

AVALIAÇÃO: 5,0

Disciplina

Foram assinaladas 28 faltas, 13 contra o Fluminense e 15 contra o Palmeiras.

Mostrou três cartões durante o jogo, dois para os jogadores do Palmeiras, Evangelista e Torres, e um para o jogador Fuentes do Fluminense. Na realidade, economizou no uso de cartões, contra ambos os lados, deixando de assinalar faltas em sequência e entradas mais fortes.

AVALIAÇÃO: 5,5

Controle de tempo

Acresceu quatro minutos no primeiro tempo;

No segundo tempo foram acrescidos cinco minutos. Depois sem qualquer motivo aparente (talvez por erro do quarto árbitro) mudou para seis minutos, e quando estava escoando o tempo acrescido, houve a chamada do VAR para expulsar o jogador Allan. Com esta parada levou o jogo até 55 minutos. Aparentemente estava caindo na pilha do treinador Renato Portaluppi e levou o jogo mais tempo que o prometido, visto o tempo de VAR ter consumido 03’28”.

No primeiro tempo foi bem observado os acréscimos. No segundo exagerou na dose.

  • Tempo total de jogo: 105’36”
  • Tempo de Bola Rolando: 55’03”

TEMPO PERDIDO EM REPOSIÇÃO DE BOLA
ITEMFLUMINENSEPALMEIRASTOTAL
TIRO DE META02’02”06’58”09’00”
LATERAL04’’17”03’35”07’52”
ESCANTEIO04’05”02’11”06’16”
FALTAS07’37”06’56”07’33”
OUTROS06’26”05’41”12’07”
TOTAL24’24”25’25”49’45”

AVALIAÇÃO: 6,0

Assistentes

O AA1 errou em duas saídas de bola, invertendo o lado. Um escanteio, e um lateral, ambos quando se encontrava a pouco metros do ocorrido e com a visão totalmente aberta.

VAR

Deveria ter acionado o árbitro nos dois lances acima mencionados e não o fez.

Conclusão

Conforme relatamos acima, uma arbitragem medíocre para um árbitro com o gabarito e prestígio deste profissional.

MÉDIA FINAL: 5,4

***

Leia mais

Comments (1)

  1. Donato, o Lúcido

    Árbitro muito constante.

    Sempre faz um trabalho de péssima qualidade.

    Nota 2

Leave a Reply